Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, gente, tudo bem com vocês?
Estou precisando de ajuda e vou contar o que aconteceu.

Ganhei uma TV LG 50PJ350 com defeito na Y-SUS. Os MOSFETs do Set_DN estavam em curto, os resistores na Y-SUS alterados, os resistores do Set_UP abertos, os MOSFETs do Set_UP abertos e todos os IGBTs em curto. Depois eu passo a posição exata deles.

O que eu fiz: comprei novos IGBTs e MOSFETs. Verifiquei os diodos e capacitores, removi todos da placa para medir e estavam perfeitos. Reinstalei na placa e liguei. Verifiquei todos os componentes da etapa de potência. Quando liguei, a imagem ficou toda errada e os componentes queimaram.

Refiz o processo, mas o resultado foi o mesmo: imagem errada e componentes queimados. Aí parei, revisei tudo, mas não vi nada de errado. Então, pensei que talvez me venderam componentes falsificados.

Passados dois meses, apareceu uma TV Samsung com a tela quebrada. Peguei os 30J127 dela e coloquei na minha. E voilà, a imagem ficou boa! Normal.

Deixei ligada para teste, e nada aquecia, parecia perfeito. Fui ligar meu PS2 nela. Como ainda estava em teste, estava usando uma associação de lâmpadas de 170W no VSS (206V) da Y-SUS. Notei que o som característico da Y-SUS começou a mudar para um som diferente. Nesse momento, vi que a lâmpada começou a aumentar o brilho.

Desliguei e medi todos os resistores e MOSFETs, mas nada estava queimado. Liguei novamente e aconteceu a mesma coisa: começa com o ruído normal, depois altera para um ruído diferente. Quando isso acontece, não tem mais imagem, e o consumo aumenta muito.

A Z-SUS começou a fazer um ruído muito alto, e creio que o problema venha da Y-SUS. Não tem mais imagem na TV. Desliguei a Z-SUS e deixei somente a Y-SUS ligada. A TV liga, faz o ruído normal, mas depois altera para um ruído estranho. Quando isso ocorre, não consigo medir os 5VF, nem o VA e nem o VSS, pois essas linhas ficam com tanto ruído que meu multímetro fica maluco.

Sei que o texto é bem grande, mas espero que dê para entender. Realmente quero arrumar essa TV e sou bem insistente. Se alguém tiver alguma ideia do que pode ser ou algo que deixei passar, saiba que será de grande ajuda!  E vai encurtar muito o meu tempo  de procura .  Não troquei os drivers IGBT nem o adum 1234

• gustavodbg alterou o título para Reparo LG 50pj350 ysus: imagem errada e componentes queimados
Postado
  1. @vtrx OI AMIGO OBRIGADO POR SUA RESPOSTA . mas realmente eu creio que não seja isso pois a ultima fez que ela funcionou a imagem estava perfeita  troquei todos igbts pelo 30j127   imagem ficou linda ficou ligado por uns 2 minutos fui ligar meu ps2 nela pra teste e quando iniciei o ps2 a tv mudou o ruído o consumo na linha vss subiu e  perdeu imagem verifiquei o ruído vem da y sus mas a z sus morreu os 4 igbt e os drivers dele   realmente  eu me perdi  mas eu creio mesmo q meu painel esteja perfeito . se você tiver outra ideia  pf me fale eu realmente quero por pra funcionar eu sei q vai da certo mas se puder encurtar esse caminho vai ser bem legal 
  2.  

vou subir um  Vídeo 2 na verdade no youtube se puder ver 

realmente não acho q seja painel. infelizmente to sem osciloscópio pra ver a forma de onda vou adquirir um portatil  pelo menos pr verificar as formas de onda  

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!