Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

E aí, pessoal, beleza?

Estou pensando em atualizar meu PC e preciso de ajuda com uma dúvida: AM4 ou AM5 em 2025?

Meu cenário atual:

1. Configuração antiga: i5 de 2ª geração, GT 210, 8GB DDR3, 1TB HDD, gabinete básico com 3 fans e uma fonte genérica de uns 200w ou menos.

2. Uso: edição de vídeos, design gráfico e jogos (não ligo para 4K/8K, Full HD já basta).

3. Jogos que quero rodar: Minecraft, Hollow Knight, Subnautica 2 (quando lançar) e, se possível, os jogos do Homem-Aranha (Miles Morales, etc.).

O que estou considerando:

AM4 parrudo: Um setup mais robusto e estável.

AM5 de entrada: Nova geração, mas fico receoso de pegar componentes muito básicos, como uma placa-mãe simples, que talvez precise ser trocada logo (1-2 anos).

Orçamento:

R$ 4.500 (com margem de R$ 5.000 se valer muito a pena). 

Tempo até finalização do upgrade: 

Pretendo terminar o essencial em até 10 meses. Não me importo em esperar para aproveitar uma boa promoção, mas gostaria de já comprar um processador/placa-mãe/memória RAM para tornar esse Pc usável. Quanto a placa de vídeo, penso em pegar um processador com integrada para que eu possa pegar uma dedicada mais para frente, quando lançar as novas por ex.

Dúvida principal:

Qual dos dois seria mais "à prova de futuro" para upgrades, sem precisar gastar logo novamente?

Postado

Tomando por base o melhor CPU "gamer" AM4: o Ryzen 5700X3D - R$ 1.560,00, montar o um PC com desempenho equivalente AM5 - um Ryzen 7600 - R$ 1.450,00 vai custar uns R$ 700,00 a mais devido ao preço maior da memória DDR5 e da placa-mãe.

AM4 não tem "upgrade futuro", A AMD já espremeu o que deu desta linha - até mesmo aproveitando silício defeituoso em versões "capadas" como Ryzen 5600X3D, Ryzen 5800XT;  então sob este ponto de vista descarte o AM4 como opção de compra.

Postado

@1lokos Entendi. Então, pensando no futuro: fazer um upgrade de entrada com tecnologia AM5 é, mesmo sendo de entrada, uma escolha melhor?

Minhas dúvidas sobre peças:

1. Processador, RAM e placa-mãe:

Preciso de sugestões para já começar o upgrade.

Estou com receio de escolher uma placa-mãe muito básica. Quero algo durável, mas também não posso pagar por uma high-end.

Vi a B650M da ASUS (R$ 1.500). Ela vale o preço? Vou ter que dar uma olhada e ver o preço dos componentes, de acordo com o que me recomendar.

2. Placa de vídeo:

Como vou levar cerca de 10 meses para completar o upgrade, me sugeriram pegar um processador com GPU integrada e usar até os preços das placas de vídeo caírem (com a chegada das Nvidia série 50 e tal).

O que acha dessa estratégia?

• Mr. Caio Augusto alterou o título para AMD - Am4 ou Am5 para o ano de 2025?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...