Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

É o seguinte, eu tenho uma placa RX 470 a mais de um ano, sempre funcionou bem, até que a 1 mês as ventoinhas pararam de funcionar após eu reiniciar o pc, pensei em comprar outra e comecei a ver quando que iria fazer isso. Depois de um bom tempo, a menos de uma semana atras, já aceitando que não funcionaria mais, tive que mudar o pc de lugar, ai deixei ele fora da tomada por 1 dia inteiro (umas 24hrs mesmo), limpei, e quando liguei as ventoinhas dispararam, 100%, mas ai, quando iniciou o windows, elas pararam novamente, e estão paradas desde então, não sei o porque, já fiz muitas coisas, reinstalei os driver, com o adrenalyne, sem o adrenalyne, testei versão antiga, testei o software da ASUS, testei o MSI com o adrenaline, sem o adrenaline, até sem os drivers da AMD (que obviamente não funcionou). Não troquei a ventoinha, nem se quer desconectei a placa de Vídeo. na limpeza, apenas tirei a tampa e passei um pincel pra tirar tudo, e isso aconteceu quando já estava parado, não sei mais o que fazer.

edit: em todas as coisas que fiz pra solucionar, sempre configurei para a ventoinha ficar a 100%, controlando manualmente ou colocando pra a 0Cª ela ficar em 100%, já reiniciei com estas configurações e nada tb. No MSI tem uma opção pra tirar configurações de inicialização, mas não funcionou, todas as fans sempre ficam paradas.

Postado

É o seguinte, eu tenho uma placa RX 470 a mais de um ano, sempre funcionou bem, até que a 1 mês as ventoinhas pararam de funcionar após eu reiniciar o pc, pensei em comprar outra e comecei a ver quando que iria fazer isso. Depois de um bom tempo, a menos de uma semana atras, já aceitando que não funcionaria mais, tive que mudar o pc de lugar, ai deixei ele fora da tomada por 1 dia inteiro (umas 24hrs mesmo), limpei, e quando liguei as ventoinhas dispararam, 100%, mas ai, quando iniciou o windows, elas pararam novamente, e estão paradas desde então, não sei o porque, já fiz muitas coisas, reinstalei os driver, com o adrenalyne, sem o adrenalyne, testei versão antiga, testei o software da ASUS, testei o MSI com o adrenaline, sem o adrenaline, até sem os drivers da AMD (que obviamente não funcionou). Não troquei a ventoinha, nem se quer desconectei a placa de Vídeo. na limpeza, apenas tirei a tampa e passei um pincel pra tirar tudo, e isso aconteceu quando já estava parado, não sei mais o que fazer.

em todas as coisas que fiz pra solucionar, sempre configurei para a ventoinha ficar a 100%, controlando manualmente ou colocando pra a 0Cª ela ficar em 100%, já reiniciei com estas configurações e nada tb. No MSI tem uma opção pra tirar configurações de inicialização, mas não funcionou, todas as fans sempre ficam paradas.

depois de um bom tempo, destes acontecimentos, tambem aceitando que não teria mais solução, eu descobri um software que controla as fans, todas do pc, e eu pensei, bom, não custa nada tentar, peguei, instalei, e por uns 5 minutos, elas voltaram a funcionar, tanto no software como no afterburner, mas ai parou, reiniciei pra ver se voltava e nada, reinstalei o software e nada. Então tirei da tomada, tirei toda a energia do pc, e elas giraram de novo na inicialização, mas ai depois parou de novo.

e assim, eu sei que é normal elas não girarem quando não se esta usando muito ela, mas eu já fiz teste disso tambem, chegou quase a 100 ºC e nada.

o que pode ser? as ventoinhas giram, mas só quando querem. tem algum lugar em que eu possa meher diretamente com a energia que vai pra ventoinha?

Postado

opa mano, eu estava com esse mesmo problema ontem, eu instalei o MSI Afterburner, e configurei para as ventoinhas girarem a cada temperatura, e voltou a funcionar normal.

Postado

eu já tentei, mas comigo simplesmente não funciona, se eu tentei certo né, mas já tentei até no manual pelo MSI, e nada.

• Coordenador
Postado

@Purplepk Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. 🙂

O comportamento padrão para quase qualquer placa de vídeo moderna é manter as ventoinhas paradas e só ligá-las quando necessário. Geralmente, a temperatura de ativação gira em torno de 50ºC a 65ºC, a depender do modelo da placa de vídeo. Esse comportamento existe justamente para preservar a placa de vídeo, dentre outras vantagens:

1. Preserva a vida útil das ventoinhas;
  2. Reduz os ciclos bruscos de aquecimento e resfriamento que provocam o desgaste das soldas, ampliando a vida útil do PCB e da GPU;
  3. Evita o acúmulo desnecessário de poeira, preservando a integridade elétrica da placa e mantendo a temperatura sob controle;
  4. Economiza energia;
  5. Reduz o nível de ruído.

Forçar a placa de vídeo a girar as ventoinhas o tempo inteiro é uma péssima ideia (não traz vantagens e só prejudica). Contudo, também não é normal que superaqueça e mesmo assim não ative as ventoinhas. Qual programa você está usando para monitorar as temperaturas?

• Curtir 1
Postado

@KairanD rx 470 tem esse sistema de só ativar as ventoinhas em determinada temperatura? tenho uma RX 550, e ela não tem isso, agora não sei se depende do ano de fabricação, já que comprei a minha a um tempo atrás, e a ventoinha ficar girando o tempo todo realmente prejudica? pesquisei muito quando tive esse problema com a minha, e normalmente falava que não prejudicava, preciso saber porque mesmo com a curva de temperatura a placa esquentava, mesmo a potência da ventoinha subindo, a temperatura não caia tanto, então taquei logo em 100%, agora fica só entre 30 a 40 graus

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...