Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai pessoal, to precisando de um no-break pois aqui na minha região ta caindo frequentemente a luz e embora eu já tenha um filtro decente da iclamper e aterramento, esses dias após uma queda dessas meu SSD zoou e voltou ao normal não sei como, mas não da pra eu ficar dando brecha pois uso meus setups pra trabalhar

eu fui no CHATGPT e ele disse que suportaria e me sobraria uma margem de uns 3 minutos para conseguir desligar o no-break antes dele peidar, mas não confio muito nele, vou tentar dar o máximo de informações dos meus setups pra vcs, e de qual no-break tenho em mente, vcs podem me ajudar vendo se esse no-break suporta toda config me dando tempo suficiente para desligar os 2 setups em caso de queda de luz por gentileza?

o no-break que eu quero é o TS SHARA XPRO SENOIDAL 1400VA UNIVERSAL BIVOLT, ta por 650 pila no magalu...

SETUP 1: GABINETE PICHAU GADIT 2 RGB, FONTE GIGABYTE P550B 80 PLUS, Ryzen 5 5600g, 2 memórias de 16Gb (32) xpg 3200mhz, placa-mãe b450m gaming gigabyte, cooler redragon agent, SSD Kingston sata 1tb Periféricos: 1 caixa de som marvo SG 286, surara pro redragon, redragon cobra, redragon Zeus wireless (sempre via cabo USB porque o wireless dele é horrível), monitor AOC 24G2S/BK 144hz, microfone fifine am8

SETUP 2: a320mh biostar, Ryzen 3 2200g, 2 memória de 8gb (16gb) 3200 MHz juhor, cooler mancer f100, SSD xraydisk 120gb, SSD Kingston 500gb, gabinete concórdia viking RGB, fonte p550b 80 plus gigabyte Periféricos: redragon Ryu mouse, redragon daksa teclado, caixa de som leerfei de 40 reais da shopee, monitor Samsung 632NW PLUS, headset mancer arthas

Agora 2 itens que não estão ligados diretamente ao setup mas consomem energia: fita led 6803 RGB 328 efeitos, Mousepad RGB Gamer da shopee de 40 reais + Modem de internet (4 antenas) via fibra optica

não me vejam como preguiçoso, sim como burro, eu nem sei como fazer pra descobrir quantos watts tem cada equipamento, quanto mais fazer a formula da conta para somar tudo, o que eu sei é da fonte q é o minimo q eu deveria saber ja q é 550W escrito bem grande na caixa dela kkkkk, mas também vi que ela não vai estar sempre consumindo os 550W e depende muito, então isso quebrou mais ainda a pouca inteligencia q possuo, se não quiserem me ajudar de boas, entendo q to folgadao, mas desde ja agradeço!

Postado

@feliphealx Primeiramente, esse modelo de fonte é de baixa qualidade e você têm duas dela para ajudar. Abaixo, review da fonte.

Recomendo que troque as duas fontes por uma de melhor qualidade, como uma SilverStone ET500 ou uma Rise Mode Zeus 550W.

Na questão de no-break, eu recomendo dar uma olhada nesse comentário em um tópico e em todos os outros tópicos citados nele, segue abaixo.

Postado

@CristianCDS eai Cristian, obrigado pela resposta, Ô louco cara a fonte nunca me deixou na mão e olha q tive inumeras quedas, o pc principal montei em janeiro de 2024 e o outro tenho desde o meio/final de 2021 e com algumas quedas que já teve nesse espaço de tempo, o único problema q fui notar foi agora, no PC principal, q foi essa parada do SSD ter zoado por um tempo (ele só ficava em 100% mesmo com o PC acabando de ser ligado, assim o pc todo fica travado, mas do nada voltou ao normal, eu já estava até procurando um NVMe pra substituir ele), eu não esperava q essa fonte fosse tão ruim, como eu uso os pc bem dizer só pra trabalho tanto que eles nem placa de vídeo tem, vou me manter com a gigabyte mesmo, embora na ultima queda eu tenha tido problemas, ela vem me salvando a alguns anos já e não acho esse horror todo q vcs falaram não, obviamente para usuarios de placas de vídeo potente não será a melhor opção, mas como meus setups são mais humildes vou manter ela

referente ao no-break, pelo que entendi ele vai é destruir meu pc invés de protege-lo é isso? cara agora fiquei na mão, pego ele pra proteger minhas configs e não ter q gastar uns 6k comprando tudo dnv ou estaria me suicidando pegando ele?

qual a opção para manter meus SETUPS seguros em caso de queda então? pelo q vi esse no-break online é inviável mesmo...

Postado
36 minutos atrás, feliphealx disse:

qual a opção para manter meus SETUPS seguros em caso de queda então?

Um bom filtro de linha. 

Porém, se você não quer correr o risco de perder algum arquivo importante durante o seu trabalho, um no-break é a opção menos nociva, pelo que eu entendi, mas o ideal mesmo é apenas usar o filtro de linha. Eu por exemplo, uso um no-break da TS SHARA 1800VA como esse, posso estar matando meu hardware? Talvez sim, mas paguei caro por ele (antes de saber da sua nocividade, infelizmente) e agora continuo usando, uma vantagem é que ele possui várias tomadas, apenas isso.

Sobre sua fonte, se você quer continuar usando ela, você quem sabe, mas investir em uma fonte de qualidade garante maior longevidade dos componentes do seu PC.

• KairanD alterou o título para no-break TS Shara XPRO Senoidal 1400VA suporta dois computadores?
Postado
2 horas atrás, feliphealx disse:

a quanto tempo você tem ele?

Desde novembro de 2023 quando montei o PC e tenho ele e mais 2 monitores conectados, mas me arrependo de ter pegado depois de saber que ele é nocivo...

2 horas atrás, feliphealx disse:

e o ruim é q eu n sei fazer a conta pra ver se o no-break de 1400VA suportaria todos watts que meus 2 setups entrega

Têm umas calculadora/conversora de VA para watts pela net ai você vê, então têm que somar o total das suas fontes e mais outros aparelhos que você poderá conectar e ainda ter uma folga. De quanto? Não saberei te dizer, você vai precisar se informar com alguém mais entendido nisso.

• KairanD alterou o título para No-break TS Shara XPRO Senoidal 1400VA suporta dois computadores?
Postado

@CristianCDS nocivo é algo ruim?

sei nem ver os watts dos meus equipamentos, to na roça

agora, feliphealx disse:

@CristianCDS nocivo é algo ruim?

sei nem ver os watts dos meus equipamentos, to na roça

tem coisa que vem na caixa mas outras não

Postado

A alternativa é usar um no-break senoidal, mas são bem caros, Por outro lado já usei muito tempo nobreakes convencionais em rede de PC para uso comercial e o fato é de que eles são mais para manter os PC's até fechar os aplicativos e desligar o equipamento normalmente, e difícelmente seguram por muito tempo a energia, nem é aconselhável, porque a onda  da energia entregue é "quadrada", ou aproximações de quadrados.

Quanto á potência de um no-break, eu uso a aproximação de 1 VA aproximadamente 50%, ou seja se for de 1.000 VA, significa 500W de carga suportada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...