Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, vou primeiramente enviar minha configuração atual:

Placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2 Micro ATX AM4
Processador AMD Ryzen 5 5500 3.6 GHz 6-Core
Fonte Gamemax 600W 600gs Certificado 80+ White ATX12V
Placa de vídeo GTX 1660 Super

dito isso, eu gostaria de fazer um upgrade na minha placa de vídeo, que atualmente não consegue rodar bem os jogos atuais, estava pensando em alguma de 12gb+ de VRAM, dando uma pesquisada encontrei a RTX 4060 Ti 16gb. Essa placa tem muito pouco estoque e está num preço alto, então gostaria de saber se vocês têm mais recomendações de placas para o meu processador (desconsiderando o fato da placa-mãe atual usar PCIe 3.0, esse upgrade fica pra depois).

• lorenzoheine alterou o título para Upgrade da GPU atual
Postado

@lorenzoheine 5500 tem quase o mesmo desempenho do 5600, então, como recomendam bastante o 5600 para setups gamer (antes do 5700x3d) acredito que seja viável...

Se for muita placa de vídeo para o processador, não representa uma perca, claro a placa de vídeo vai trabalhar no limite do processador, mas quando voce trocar de processador, isso vai normalizar, o famoso gargalo.

Quem sabe voce já pula pra um AM5. (se o preço das memórias não piorar...)

Postado

De recomendações por parte da Nvidia, seria bom pegar uma RTX 4070, sendo ela no modelo normal, TI ou Super, ou a RTX 4080, mesmo estando caro, é possível encontrar promoções onde essas GPUs cheguem no orçamento que você necessita. Por parte da AMD, eu aconselharia pegar os modelos RX 6700 XT, RX 6750 XT, RX 7600 XT, RX 7700 XT, todas elas possuem 12GB de VRAM(exceto a 7600 que possui 16GB), entre essas eu pegaria facilmente ou a RX 7700 XT ou a RX 6750 XT, mas não aconselharia muito a RX 7600 XT, isso porque, mesmo que a RX 7600 XT possua 16GB de VRAM, você acabaria pagando mais caro em uma placa que possuí o mesmo desempenho de uma RX 6600 XT. Em relação a essas GPUs, seria bom dar um upgrade em algumas peças, como a CPU, para não correr risco de um possível gargalo no futuro.

Postado

@lorenzoheine Isso é Stuttering, gargalo vai limitar os FPS, tipo se com o 5500 voce consegue 180Fps, com o 5700x3d vai subir para uns 220 por exemplo, porque o processador consegue enviar mais trabalho para a placa de vídeo (valores de fps hipotéticos...)

Isso pode ser causado por superaquecimento ou até mesmo HD defeituoso.

• Solução
Postado

@lorenzoheine Bom, pelo preço, eu acho que não tem outra placa melhor. A RX 6800 XT tem um desempenho semelhante a RX 7800 XT (como foi possível ver no benchmark que mandei)

E sobre o seu processador, ele já é capaz de empurrar essa placa, não se preocupe.

RX 6800 XT + Ryzen 5 5500 já tem capacidade de rodar muitos jogos até em 4k, então no futuro quando comprar um monitor melhor, não ira precisar se preocupar.
Benchmark no Forza 5:

• Curtir 1
Postado

@Obama1617 e quanto à placas mais baratas? tipo 2000-3000, ai eu consigo dar upgrade na placa-mãe e processador também

@Obama1617 opa, não tinha visto a nova resposta. honestamente, quanto ao monitor, não vou dar upgrade nos próximos anos kkkkkkkk eu estava maluco quando comprei ele, meu monitor é um da AOC de 240hz.

Postado

@Rodrigo J Polette entendi, obrigado pela resposta, eu vou considerar. no momento estou achando mais interessante a proposta da Rx 6800 XT

@D4k opa amigo, obrigado pela resposta. eu dei uma olhada, as placas de vídeo da nvidia estão com os preços ultra inflados, não encontrei uma 4070 modelo padrão, e a Ti e super estão na faixa de quase 5 mil reais. de resto, as amds que estão disponível no mercado provavelmente funcionariam bem sim

• Curtir 2
Postado

@Obama1617 em relação a fonte, é de boa essa fonte de 600w pra essa placa de vídeo?
eu já tenho um SSD M.2, na verdade. eu não coloquei a config inteira porque achei que não influenciaria no julgamento, mas vai uma print:image.png.0d3fc35ce7129a04e855876ce01ebbe8.png

• KairanD alterou o título para Upgrade de placa de vídeo: opções além da GeForce RTX 4060 Ti 16GB
  • Coordenador
Postado
2 horas atrás, lorenzoheine disse:

e quanto à placas mais baratas? tipo 2000-3000, ai eu consigo dar upgrade na placa-mãe e processador também

Sua configuração suporta o Resizable BAR / Smart Access Memory. Usando esse recurso, a perda de desempenho, mesmo para placas PCI-E 4.0 x8 como a RTX 4060 Ti, tende a ser mínima no slot PCI-E 3.0. Se pegar uma placa x16, a perda tende a ser literalmente nula. Ou seja, não tem necessidade de trocar a placa-mãe, basta ativar o ReBAR / S.A.M. na BIOS.

Como já comentado, a RTX 4060 Ti, em qualquer uma de suas versões (8GB ou 16GB), tende a ser péssima opção de compra por conta do preço. Além disso, a de 8GB tende a sofrer sérias limitações de VRAM em um futuro próximo: https://www.digitaltrends.com/computing/indiana-jones-8gb-graphics-cards/

indiana-jones-1080p-benchmarks.jpg?fit=7

Se seu objetivo é jogar em 1080p, eu recomendaria a RX 6750 XT ou a RX 7700 XT. Não faz muito sentido ir além disso, ainda mais tendo o Ryzen 5 5500. A RX 7600 XT (que é mais fraca que a RX 6750 XT) também seria boa pedida se você encontrasse custando menos de R$ 2.100,00.

3 horas atrás, D4k disse:

...mas não aconselharia muito a RX 7600 XT, isso porque, mesmo que a RX 7600 XT possua 16GB de VRAM, você acabaria pagando mais caro em uma placa que possuí o mesmo desempenho de uma RX 6600 XT.

A RX 7600 XT também é uma placa que geralmente não compensa por conta do preço inflacionado. Contudo, a RX 7600 XT é bem mais potente que a RX 6600 XT. Essas duas placas estão em segmentos diferentes:

odX4dmxSVcAKwfs6pcqvJL-970-80.png.webp

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!