Ir ao conteúdo

Fonte Corsair CX 430 pode não estar alimentando PC com FX-8300 e RX 580 2048SP?

Ir à solução Resolvido por msupern,

Posts recomendados

Postado

Sabe, eu uso um pc DDR3 desde 2017, um bem básico mesmo.

FX-8300

m5a78l-m lx/br

16GB 

SSD DE 256gb e HD de 500GB

Fonte Corsair de 430w

Rx 580 2048sp (da TeraByte)

Nunca tinha dado problema até dezembro de 2024.

Quando eu tô com o pc parado, ele simplesmente desliga e reinicia, mas não chega a desligar as fans. 

Como se eu tivesse reiniciando mesmo, porém, só apagando no automático.

Mesmo limpando e trocando a RAM, nada mudou e eu resolvi que ia comprar uma placa-mãe nova em breve.

Em janeiro, Os problemas se agravaram muito, pois o SSD parou de funcionar e o pc dava tela azul com vários problemas com muita e muita frequência, não durava nem 5 minutos.

Problemas do tipo :

1 - irql not less or equal (o mais frequente 20+)

2 - memory management (apareceu uma vez)

3 critical process died (umas 5 vezes)

4 - kernel security check failure (8 vezes)

5 - system service exception (13 vezes)

6 - kmode exception not handled (outro muito frequente 20+)

Entre outros...eu anotava tudo.

As vezes, o pc nem sequer ligava, apenas as fans, e por incrível que pareça, só dava Vídeo quando eu trocava as RAM de lugar, e mesmo assim não durava nada, logo desligava ou dava tela azul com um problema novo.

Com GPU, sem GPU, modo de segurança, sem o modo de segurança, SEMPRE DESLIGAVA, sempre após um congelamento de tela (4 seg aproximadamente) e o desligamento em seguida.

Com a chegada do novo pc :

A620M Tuf Gaming Plus

16GB DDR5 Rise Mode 4800mhz

Ryzen 5 8400F

...os problemas parecem que pararam...definitivamente...eu montei o pc no gabinete e o pc não ligou, apenas fazia um barulho, parecido com um estalo fraco na placa-mãe.

eu desmontei e coloquei na bancada e adivinham ? O PC LIGOU AS FANS...porém não deu Vídeo novamente...

Só pra fortalecer, eu já tentei com o NOVO e o VELHO PC COM E SEM PLACA DE Vídeo, descarto ela, esta em perfeitas condições.

Depois de tanto tirar e colocar cabos e mudar a RAM de Slots, o PC DEU Vídeo, e entrou na BIOS.

Configurei ele e desliguei novamente usando a clássica CHAVE DE FENDA na placa-mãe.

porém, aí montar na bancada, o PC não LIGOU NUNCA MAIS, apenas girava as fans e não deu Vídeo, TENDO AS PEÇAS NOVAS.

o meu palpite é a fonte que não esta passando energia pra CPU ou o cabo de 24 pinos que não alimenta a placa. 

pois a fonte já é velha, quem conhece a fonte, sabe hahaha.

o que acham que é ? 

pois a única peça que não foi trocada, foi a fonte.

(Ela já desligou o velho pc na base do cheiro a queimado dias antes de não dar mais videos, mas continuei a usar mesmo assim dps de uma limpeza, pois eu precisava trabalhar)

IMG_20250202_210310_337.jpg

• Solução
Postado

Está na hora de trocar de fonte

Por mais que seja uma corsair CX, esse modelo 430 apresenta mtos defeitos, assim como a maioria dessas fontes de entrada

Infelizmente a CX é uma fonte de entrada apesar do alto preço no Brasil, embora os modelos 550W e 650W (assim como 750W) tenham melhorado bastante a partir da revisão que foi feita em 2021 na série CX-M

A série CX430 apresentou mtos defeitos entre 2014 e 2016, eu mesmo tive uma com fã quebrado após 13 meses de uso

Outra minha da série TX550 que é uma fonte já que pode ser considerada de alto nível queimou mesmo com aterramento. 

Dependendo das cargas que as pessoas usam, principalmente para quem joga bastante, o aconselhável é trocar a fonte a cada 5 anos. Eu avisei um amigo meu em 2021 durante a pandemia para trocar a fonte velha dele quando ele comprou uma GPU nova. Ele falo que isso era besteira, que a fonte EVGA de 2016 dele era mt boa e que não precisaria trocar. Bastou 2 meses jogando e ele perdeu a GPU e a fonte. Até hoje ele acha que foi um acaso... que não tem nada a ver uma coisa com a outra. rs

Outro grande problema que afeta qualquer fonte é falta de aterramento. A poluição que vem do neutro e não tem filtragem para o terra combinado com a energia residual transforma qualquer fonte em uma maquina de destruição de SSDs, HDDs e placas-maẽs. Eu perdi já 3 SSDs, 1 HDD e uma placa-mãe por falta de aterramento combinado com o fato  de usar fontes de entrada

https://imgur.com/49dtGbh

• KairanD alterou o título para Fonte Corsair CX 430 pode não estar alimentando PC com FX-8300 e RX 580 2048SP?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...