Ir ao conteúdo

Reduzir consumo de energia de computador com Core i5-10400F e Radeon RX 5500 XT

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde fórum, tenho um desktop "bom" que uso majoritariamente para trabalho ou estudo.

Como ele passa longas horas diárias ligado quero saber as melhores configurações para reduzir o consumo de energia, não me importo de perder desempenho uma vez que o que faço não demanda muito do computador.

Podem ser configurações de software ou de hardware, qualquer dica ou ideia é bem vinda.

Segue configuração do PC.

CPU - I5 10400F

GPU - RADEON RX 5500 XT 8 GB

placa-mãe - PRIME H510-E

RAM - 2 X 16 GB DDR4

SSD/HD - 1 SSD SATA 240GB, 1 SSD SATA 360GB, 1 SSD SATA 520GB

IMAGEM - 1 MONITOR ASUS 23" E 1 MONITOR "BRAZIL PC" 19"

• Solução
Postado

Usando o PC para atividades leves em condições normais já terá um baixo consumo de energia. Ativar o modo de economia de energia nas configurações do Windows talvez reduza alguns watts, mas nada que vá fazer diferença significativa na sua conta de luz. Lembrando que o hardware do computador tende a trabalhar com o mínimo de recursos possível, ele só eleva as frequências quando alto desempenho é realmente necessário. O modo de economia de energia só vai forçar as frequências trabalharem no mínimo possível, e pode fazer o PC demorar um pouco mais de tempo para responder em caso de uma exigência maior.

Eu suponho que o consumo médio de um PC como o seu em uso normal pode variar de 80-120W (total), ligado 8 horas por dia vai resultar em menos de 1kWh (1000Wh) consumido por dia, o que seria coisa de menos de R$1,00 por dia (depende do valor do kWh na sua região).

• Curtir 2
Postado

@ruandiablo nossa essa brazil faz tempo que não via alguém usando é mo velha. pode pegar uma pylon de 550w que já vai te atender bem. só deixar o pc em modo equilibrado e caso não queira nque desligue a imagem vai na energia e ponha td em off.

• Curtir 1
Postado

É só ir em Gerenciamento de Energia e ativar o modo economia que você já consegue uma boa redução de consumo, também você pode ajustar este modo para economizar mais energia ainda.

Outra coisa que você tem que levar em consideração é a fonte, uma fonte com uma boa qualidade pode consumir aproximadamente 10% do que entrega, mas têm outras que podem consumir muito mais, por isso tem que se atentar também ao modelo da sua fonte

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, lordekay2 disse:

nossa essa brazil faz tempo que não via alguém usando é mo velha. pode pegar uma pylon de 550w que já vai te atender bem.

Onde que tu viu que isso era uma fonte? É um monitor. Além disso, a Pylon já não é mais boa.

• Curtir 1
Postado

Olá @ruandiablo

Tente reduzir o brilho dos monitores ao minimo confortável para você, isso faz diferença no consumo. Também, caso você se ausente com alguma frequência do PC, reduza o tempo para o desligamento das telas.

Caso não tenha, considere planejar a compra de uma fonte nova com 80 PLUS Platinum ou Titanium, essas são as mais eficientes e econômicas.

Ou melhor ainda, considere trocar por um notebook, mas sem vídeo dedicado e que atenda a seus requisitos de trabalho e estudo, isso sim vai fazer bastante diferença no consumo e a longo prazo, a economia deve pagar o investimento.

• Curtir 1
Postado

@Pepse é um monitor na vdd eles vendiam nos anos 2002 com pc completo o brazil tinha nas loja do bau. meu irmão teve um desse. tambem não presisa exagerar na fonte, alem de que você recomendo uma de  800 pila por ai.

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, lordekay2 disse:

tambem não presisa exagerar na fonte, alem de que você recomendo uma de  800 pila por ai.

A XPG andou enganando seus clientes👇

@ruandiablo Faltou informar o modelo da fonte.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Reduzir consumo de energia de computador com Core i5-10400F e Radeon RX 5500 XT
Postado

@GuilhermeGB Esclarecedor, obrigado!
@lordekay2 Fonte eu já tenho, uma corsair 550 w ou 600 w se não me engano, 80 bronze

@Rafael C. Fiz isso, bom ponto sobre a fonte, no momento uso uma corsair 80 bronze, talvez valha a pena mudar

@Pepse Nem sabia que a brazil pc fazia fontes também, peguei o monitor deles pois queria um secundário e foi o mais barato que encontrei

@claudineybm Show

@Tiberio verdade, esqueci de citar a fonte mesmo, ela não aparece no cpu z daí esqueci

Postado

@ruandiablo como a sua fonte é uma Corsair 80 plus Bronze, acho que não há muita necessidade de trocá-la, ela tem uma eficiência de até 85%, ou seja, consumiria ~17,6% do que ela entrega.

Faria sentido trocá-la se você já tem ela há muito tempo, mas considere que uma fonte com certicado 80 Plus melhor, como uma 80 Plus Gold que tem uma eficiência de até 90% e consumiria ~11,1%, te livraria apenas alguns watts e demoria bastante tempo para se pagar, talvez até anos

Postado

@ruandiablo as fontes 80 Plus Bronze da Corsair têm geralmente 3 anos de garantia, ano que vem você já pode considerar em pegar uma nova, mas seu pc consome muito pouco então você pode ficar com ela por mais tempo além do término da garantia sem ter problemas ou grandes alterações na eficiência dela

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Pepse mano essas fonte brazil sao bem antigona eu tenho 35 anos ja passei por quase todas as peça comecei num duron 1.6   que na epoka tinha um núcleo só e erra brabo pra OC

Postado

irmão

duas semanas

Óbvio que as BrazilPC são ruins, eu sei disso, todo mundo sabe disso, é uma fonte genérica chinesa com remarcação brasileira, a questão é que o autor do post nunca mencionou ter uma fonte BrazilPC

Vossa idade não faz diferença nenhuma também, eu tenho 16 anos, já vi um computador Pentium 3 e meu computador antigo era um E4300, computação pré-2015/antiga é uma das coisas que eu mais adoro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!