Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu pc vivia dando problema, aparentemente de energia, comprei uma e aproveitei e comprei uma uma placa de vídeo nova, uma RTX 4060, estava com preço MUITO bom.

Pesquisei sobre esse setup e vi que processador e bem fraco para essa placa de vídeo, estava ciente disso, pelo que eu pesquisei eu teria uma perca significativa de FPS, mas o pc conseguiria

rodar qualquer coisa de boas, eu conseguira aproveitar bem.

porém tiver uma surpresa, alguns jogos como PUBG praticamente não rodam.

rodando no baixo ele fica a 40-50fps

rodando no médio ele fica a 45-55fps

rodando no alto/médio fica entre 60-70fps (GPU 40% - 60% e CPU 85% - 98%)

testei também alguns outros jogos como;

roblox (extremamente leve; fps: 10-50) obs; é ate esquisito travar nesse jogo,

the florest (mediano/leve; fps 40-70),

Battlefield V (mediano/pesado; fps 30-60) e

cyberpunk (pesado; fps 50-70).

Minha atual configuração;

I5 9400f
ASUS tuf b360m-plus gaming/Br
um pente de 16gb DDR4 2400mhz 
1Tb HD e 120ssd
MSI RTX 4060 VENTUS 2x Black
Fonte MSI MAG A650BN

Irei sim fazer um próximo upgrade de processador e placa-mãe, porém só daqui alguns meses e ate lá quero entender mais sobre meu setup e é claro melhora ele e conseguir rodar esses jogos.

aqui esta uma pequena apresentação de como esta o comportamento do processador e a placa de vídeo. 

CPU 89% - 90%; GPU 29% - 50%; FPS 45 - 58; ISSO NO MINIMO. 

Captura de Tela (3).png

Captura de Tela (4).png

Captura de Tela (5).png

Postado

seu problema está sendo a configuração que está utilizando nos jogos, quantos mais baixa as resoluções, mas ele vai forçar a cpu ao invés da gpu, tende encontrar um equilibrio q você vai pegar provavelmente 100-120 fps na maioria do jogos medianos, cyberpunk nem com 9800x3d e 5090 pega 80 fps sem fake fps.

Quando for fazer upgrade recomendo q vá de 7800x3d, está sendo o melhor custo beneficio para jogos, e n vai perder muito pra serie 9xxx, se for fora do orçamento acho q 5700x3d seria mais viável, além dele o valor n compensa ficar em am4, e abaixo disso seria mais um downgrade pra o seu setup

outra coisa tenta colocar outro pente 16gb 2400mhz, ou trocar pra 2x8gb, que vai fazer fazer uma diferença muito boa tb

Postado

@G4R0D No PUBG, eu já tentei todas as configurações, estava no alto-medio (configuração perfeita. fps: 60 - 80), porém do nada o jogo apresentou problemas e informou um erro.

Na hora acreditei que a CPU não aguentou, porém ela estava com a GPU 40% - 60% e CPU 85% - 98%, ou seja, não estava tão desequilibrado, acredito que a memória RAM por ser apenas uma pente está colaborando pro mal desempenho.

Por agora, não posso trocar a placa-mãe e nem o processador, pretendia pegar um i7 9700 ou i9 9900, porém dependendo da situação irei trocar logo tudo.
Você acredita que com a troca/adição de um pente ira fazer uma diferença gritante?

leva em consideração que mesmo entre 60 a 80 fps, o rodo parece lento (isso em todas as configurações), isso se aplica a outros jogos também

@queros101 É notório isso, porém quero deixa-lo mais normal possível, eu sei que dá.  

• Solução
Postado

@Jhon. Carcalho jurava q tinha lido q tu já tinha um 9700f, então 60-80 fps tá no normal mesmo, infelizmente jogos fps puxa muito de cpu, n acho q compense pegar nem 9700, piorou 9900 porque pelo valor tu já pegar um Ryzen 5700x3d com a placa-mãe e com as rams.

sobre a ram sim, vai fazer BASTANTE diferença, eu recomendaria juntar um pouco mais e já pegar um kit 2x8 ou 2x16 na melhor frequência que tu puder, se for de am4 DDR4 3.2-3.6mhz, se for de am5 DDR5 a partir de 4.8mhz já tá suave e n tem muita diferença

image.thumb.png.d8e918c34e8358dc0c02517f288f5977.png

image.thumb.png.bfe0803285e4fc4df37e1b332cc8accc.png

Isso nova na loja, você consegue achar mais barato na olx e ainda depois repassa o seu kit por uns 0.7-1.2k

Lembrando q Intel já encerrou essa tecnologia, então suporte já fica complicado, e AMD além de melhor desempenho em jogos continua com atualizações para AM4

• Obrigado 1
Postado

@G4R0D Gostei do kit, parece que combina bem com a minha GPU, por enquanto foi focar em fazer a adição da memória ram, como você disse faz uma gigante diferença, a questão de trocar o kit pode 

levar um bom tempo, então vou ter que confiar em mais um ponte de memória ram, sei que não é o ideal, mas não tem muito pra onde correr.  

Praticamente tudo esta rodando mal. 

conhece opções de boas de 16gb DDR4 2400mhz?  

• J.Augusto F alterou o título para Jogos rodando com o FPS abaixo do esperado no Core i5 9400F e RTX 4060
Postado

@G4R0D

https://www.mercadolivre.com.br/memória-ram-vengeance-lpx-black-16gb-1-corsair-cmk16gx4m1a2400c16/p/MLB14728852?pdp_filters=item_id:MLB3969920841

Peguei esse modelo, era o modelo que eu queria.

Apesar de saber que o problema e a junção do processador + placa de vídeo, estou achando essa perda de desempenho fora do normal.

A diferença de performance ate mesmo no mínimo é desproporcional.  

No meu pc:

rodando no baixo ele fica a 40-50fps

rodando no médio ele fica a 45-55fps

rodando no alto/médio fica entre 60-70fps (GPU 40% - 60% e CPU 85% - 98%)

No videos do youtube:

rodando no baixo ele fica a 100-140fps

rodando no médio ele fica a 120-140fps

rodando no alto/médio fica entre 90-110fps (GPU 80% - 99% e CPU 85% - 95%)

Falando com o usuário que postou a diferente entre meu setup e o dele e apenas 2x8gb ram, sei que é melhor ter 2x8 do que 1x16, porém ter essa perca toda, acho esquisito.   

Postado

@Robin van Persie como q estão as temperaturas do seu? porque o do vídeo tá bem frio, casa dos 60 é dream do dream, dá bastante folga pra desempenho 

lembrando q pra as rams ficarem na melhor config possível, você deverá colocar em dual channel, isso qr dizer q você vai usar APENAS os slots CINZAS da sua placa-mãe conforme a foto

image.png.43668999f9f3b744bd32a46ebeae6d05.png

• Curtir 1
Postado

@G4R0D 

Aqui esta algumas prints do desempenho, se quiser mais alguma informação, posso adicionar no afterburner;

Sobre o uso da CPU/GPU,  rodando no baixo/medio ele fica a 2-75fps (GPU 35% - 55% e CPU 85% - 100%)

Captura de Tela (10).png

Captura de Tela (12).png

Minha memória RAM, sendo sigle, este em um dos slots cinza, quando a outra chegar irei colocar no segundo slot cinza.

@G4R0D 

Outra analise, apenas com o jogo funcionando no computador e com mais detalhes;

(A primeira print o jogo tinha congelado)

Captura de Tela (18).png

Captura de Tela (15).png

Postado

@Robin van Persie é mesmo com as configs identicas ao vídeo fica assim? porque o consumo no Vídeo é mais reduzido com tudo no low, q deveria sobrecarregar mais a cpu.

Postado

@G4R0D 

Bom, como eu falei, o que muda é a questão da memória RAM.

Me baseei em dois videos, naquele e nesse, o que muda agora é a placa-mãe, memória RAM 4x4gb e o SSD.

consegui resolver o problema, jogando tudo no ULTRA.
So no PUBG que eu não consegui (aparentemente exige mais do processador)

Cyberpunk 35 - 60 fps
Red Dead 2 50 - 70 fps 
Battlefield V 60 fps
cod cold war 115fps (TUDO no ultra)

Todos os jogos citados, apesar do baixo fps, rodam de forma tranquila, sem travamentos nem nada (de ver enquanto o processador gargalo um pouco, porém da para aproveitar bastante).
pubg também fica a 60, porém notei que não esta agradável de se jogar, me basei muito no pubg, bom acredito que meu problema tenha se resolvido, agradeço pela sua ajuda colega, me ajudou bastante.

Me baseei em dois videos, naquele e nesse, o que muda agora é a placa-mãe, memória RAM 4x4gb e o SSD.

o grau da cpu para parece alto no cod cold war

Print do cod cold war:

Captura de Tela (24).png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...