Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, quero ajuda com uma nova máquina, seja DDR4 ou DDR5 meu orçamento gira em torno de 4,3k. estou em duvida sobre um Ryzen 5700x3d ou se migro pro DDR5 como um r5 8400f por exemplo, estou tentando montar um computador com cada configuração em uma planilha e vendo qual seria melhor no fim das contas, aceito dicas de todas as formas, seja trocar o processador por x ou y, olhar apenas pra DDR5 se for o caso, só preciso que os numeros fiquem dentro desse valor, obrigado desde já

• J.Augusto F alterou o título para Montar um PC DDR4 ou DDR5 com R$4.300,00?
Postado

é simples. Escolha GPU, veja quanto sobrou, se sobra muito para processador já direto para AM5 bom, se não pegue um mais simples e com grandes possibilidades de upgrade.

• Solução
Postado

A grande questão não é decidir entre DDR4 e DDR5, mas sim se opta pela plataforma AM4 ou pela AM5... ou talvez LGA1700 da intel. 
Vou fazer textão.

A AM5 foi lançada no final de 2022 para suceder a AM4, e inicialmente era inviável no Brasil por 3 motivos: Placas Mãe muito caras, memórias DD5 muito caras e AM4 reinando absoluta com a melhor relação desempenho x custo do mercado.
Atualmente os preços da AM5 são melhores, acessíveis, e a plataforma está começando a deslanchar.

A vantagem da AM5, além do alto desempenho, é que possuirá grande longevidade, recebendo lançamentos de processadores por muitos anos, assim como foi com a AM4. Porém, para um PC AM5 ser melhor do que um AM4, o investimento será maior. Com R$ 4.300 de orçamento você conseguiria mais desempenho na plataforma AM4.

A AM4 foi lançada em 2016, e se tornou um sucesso absoluto desde a chegada da primeira geração de Ryzen, ainda em 2017, e é muito vendida até hoje.

O resto é história, cada lançamento AM4 destruía a concorrência da Intel, tornando as gerações 7, 8, 9, 10 e 11 da Intel irrelevantes. Na plataforma LGA1700, que abriga as gerações 12, 13  14, a Intel melhorou muito, com bons produtos, porém tem a vantagem de ser mais nova, e são poucos os produtos que valem a pena considerando a relação desempenho x custo.
Mesmo com a AM5 nas lojas desde o final de 2022, a AMD surpreendeu a todos ao lançar processadores para AM4 em 2024. O Ryzen 7 5700x3D é um dos processadores lançados em 2024.
Muito se questiona se um dia a AM4 irá morrer e quando isso irá acontecer. Mas posso adiantar que no atual momento, a diferença de preço entre AM4 e AM5 não é como antes, e se pensa em futuros upgrades, talvez AM5 seja a melhor escolha, caso contrário, com R$ 4.300 se monta um PC mais forte com AM4.

A LGA1700 é a plataforma da intel que abriga as gerações 12, 13 e 14, porém vale dizer que a plataforma LGA1851 e uma nova geração de processadores já foi lançada, e até agora é um flop com preços estratosféricos.
Na LGA1700 há placas mãe que utilizam memórias DDR4 e placas mãe que utilizam DDR5, essa é uma das escolhas a fazer.
Na minha opinião o único processador que vale a pena é o i5-12400F se o encontrar em promoções abaixo de 600 reais, o que não é difícil. É um processador que alcança altos frames em games, sendo rival do Ryzen 5 5600 (AM4). Uma placa-mãe boa e barata pra ele custa 600 reais, por exemplo ASUS Prime H610M-A D4. Essas placas baratas da plataforma LGA1700 não são indicadas para processadores mais fortes.
Upgrades na LGA1700 podem dar dor de cabeça, já que produtos intel não caem de preço nem mesmo quando uma plataforma nova é lançada, e ainda há  dilema de que placas mãe de entrada não tankam melhores processadores. Mas para não pretende fazer upgrade de processador durante a vida útil do PC, não vejo problemas no i5-12400F combinado com placas mãe H610, como a ASUS mencionada acima.

O 8400F que tem em mente é um produto ruim, capado e não funciona sem placa de vídeo. Como você montaria um PC com esse processador + placa de vídeo dentro de um orçamento de 4.300? Imagino que teria que apelar à placas mãe duvidosas de 500 reais. Nos diga as peças e preços que tem em mente.
Para piorar, o 8400F é inferior a processadores como 5600, 5600x e 12400F em games. 
Na plataforma AM5, os melhores processadores estão nas séries 7000 e 9000. Os 8000 com a letra G possuem vídeo integrado bons o suficiente para rodar games, e podem ser interessantes no preço certo, mas os modelos F são uma cilada das grande. 

• Curtir 1
Postado

@Crixus Champion obrigado pelas dicas, atualmente os valores estão bem altos. o Ryzen 7 5700x3d que eu comprei por 1200 reais em dezembro esta em torno de 1400 reais agora, acho que ta realmente difícil montar algo realmente bom e duradouro com 4300

Postado
Em 09/02/2025 às 21:34, Gabriel Doyle disse:

Ryzen 7 5700x3d que eu comprei por 1200 reais em dezembro esta em torno de 1400 reais agora,

Você não disse que possuía um 5700x3D. Mas se já o possui, com 4.300 dá para comprar todo o restante e optando por boas peças 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...