Ir ao conteúdo

memória RAM MT/s e MHz TEM DIFERENÇA NA PERFORMANCE ?

Ir à solução Resolvido por Sergio Mega,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou migrando de DDR3 para DDR5 e logo de cara, percebo várias e várias mudanças.

Fui comprar um par de pentes de RAM DDR5 (8x2) e me deparei com frequências de 5600MHz e 6000 MT/s.

Porém, em uma breve pesquisa, eu pude entender (sou leigo) que 3200 MT/s equivale a 1600MHz.

O que me gerou um espanto, foi saber que MT/s é mais caro e está gerando uma frequência em MHz MENOR.

Aqui esta a fonte :

mas a minha dúvida é se iria prejudicar ou limitar o desempenho no meu computador.

E saber também se precisaria de uma configuração específica para usar RAM com MT/s.

Medo de comprar uma 6000 MT/s e vim em uma frequência de 3000MHz por exemplo.

Especificações do PC :

A620M Tuf Gaming

Ryzen 5 8400F

Fonte Corsair 650w

Screenshot_20250208_204533_KaBuM!.jpg

Screenshot_20250208_204539_KaBuM!.jpg

• Solução
Postado

Tentando ser direto... pra começar: DDR significada double data rate (dobro da taxa de dados) pois as memórias transferes 2 dados por cada pulso de clock.

Então existe o clock REAL e o EFETIVO.

O clock real é metade do efetivo (que é o divulgado pelo fabricante). Uma memória vendida como DDR4 3200MHz (clock efetivo) roda na verdade a a 1600MHz (clock real). 

Durante muitos anos isso gerou muita confusão e muita gente ao comprar memórias de uma determinada velocidade (os fabricantes sempre anunciaram o clock efetivo) ficava confusa ao rodar programas de informações de hardware indicando a metade da velocidade pelo que pagaram (o clock real).

Agora alguns fabricantes vem anunciando a velocidade em MT/s que é o mesmo que o "clock efetivo" em MHz (que é o real em MHz multiplicado por 2). Outros fabricantes continuam anunciando o a velocidade em MHz.

Citação

Fui comprar um par de pentes de RAM DDR5 (8x2) e me deparei com frequências de 5600MHz e 6000 MT/s.

Nesse caso: 5600MHz é o "clock efetivo", o clock real dessa memória é a metade = 2800MHz, já a de 6000 MT/s tem o clock real de 3000 MHz.

MT/s é basicamente um novo termo para nomear o que antes era o clock efetivo em MHz, que sempre divulgado pelos fabricantes. 

Toda essa confusão teria sido evitada se MT/s tivesse sido usado desde o início das DDR lá no final dos anos 1990...

Essa Kingston Fury que você colocou de 5600 MHz por exemplo, é uma memória de 5600 MT/s. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...