Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, me ajudem por favor!

Comprei todas as peças para montar um PC gamer. Tudo absolutamente novo e comprado de lojas confiáveis (amazon e terabyte) Configurações abaixo ... Mas logo depois de montar, começou uma série de problemas.
O que vocês acham que pode ser?

Processador: Intel Core i5-14600K

Placa de vídeo: ZOTAC Gaming GeForce RTX 4060 Ti 8GB

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B760M-PLUS II, Chipset B760, DDR 5

memória RAM: Corsair Vengenance 32GB (2x16) DDR5 6000MHz CL36

SSD: Kingston NV2, 1TB, M.2 NVMe

Fonte: MSI MAG A650BN, 650W, 80 Plus Bronze

Water Cooler: SuperFrame Dark Winter 360, 360mm

Gabinete Gamer: Redragon, Aeroglass ca-602w


1) Após a montagem do computador (em 26/12/2024) e atualização da BIOS para a versão atual (versão 1805), ambas feitas por um profissional qualificado, nas configurações da BIOS, a rotação do water cooler fica oscilando entre normal e N/A, mesmo com o water cooler funcionando e não parando em momento nenhum. Após a instalação do windows 11 e teste de stress da CPU por mais de 20 minutos, ficou claro que o water cooler estava funcionando normalmente, e tanto no Armoury Crate quanto na BIOS, a rotação do water cooler continuava oscilando entre normal e N/A.

 

2) Logo após a instalação do windows, mesmo com o cabo de rede plugado no computador, não foi detectado nenhum IP. Foi necessário input manual de IP para conectar à rede.

 

3) Após pouco mais de um mês de uso do computador, no dia 28/01/2025 deu tela azul, e o sistema reiniciou apresentando a tela de que o windows não foi carregado corretamente, e entrando no modo de reparo automático do windows. Então, no dia 29/01/2025 foi feita a tentativa de retorno para um ponto de recuperação, sem sucesso. Foi necessário formatar.

 

4) No momento da formatação, com um pendrive contendo o windows 11 bootável, a placa demorou um tempo absurdo para ler o pendrive com windows 11, então foi decidido fazer um teste com o windows 10.  (O pendrive com o windows 11 já foi utilizado diversas vezes em outras montagens, e sempre é carregado normalmente)

 

5) Com o windows 10, a leitura foi um pouco mais rápido, mas ainda muito mais demorada que o normal.

Foi feita a formatação com windows 10, e em seguida realizados testes rigorosos na CPU, GPU, Fonte, RAM e SSD. Todos normais.

 

6) Após 2 dias de uso, no dia 31/01/2025, novamente tela azul e windows entrando em modo de recuperação.

 

7) o problema de leitura do water cooler da CPU continua existindo (oscilação na leitura das rpm, mesmo ele funcionando normalmente e estressado com a CPU)

 

Postado

WC tá "normal" pra essas marcas genéricas White Label, configure pra rpm max 100% do tempo e vida q segue.

 

Quando entra em modo de recuperação você n consegue fazer mais nada?

 

Eses problemas recorrentes com OS são relacionados, na maioria das vezes, a RAM ou armazenamento, roda memtest algumas vezes, se estiver tudo ok, 90% de chance de ter algum bloco corrompido no SSD, aciona a garantia.

Postado

@G4R0D Obrigado pela ajuda!
Devo configurar o RPM máx para a CPU_FAN, certo? Esse eu sei configurar, já o AIO_PUMP, não sei como configurar a rotação... é possível tb?

Quando entra em modo de recuperação você n consegue fazer mais nada?  - Tentei algumas soluções que vi no youtube pelo CMD, restauração para um ponto anterior, autoreparação, etc... nenhuma deu certo e voltava para a mesma tela de recuperação.
Vou rodar o memtest e volto aqui para citar o resultado.
Existe alguma forma de testar e estressar o SSD para confirmar se é nele o problema?

Postado

@Fernando Siviero nem sempre o pc reconhece o q está conectado, só diz ql o conector:

image.png.9d798a1802f629fb2bc7b8e4f16e74ec.png

no meu caso a pump está conectada no CPU 2, aí só deixar no maximo, pois qnt maior e constante o fluxo de liquido melhor

é se está voltando pra tela de recuperação mesmo tentando voltar pra o ponto de restauração muito q é o armazenamento mesmo, se conseguir voltar pra tela normal do windows usa o crystaldiskinfo e o mark pra ver como está a situação dele.

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...