Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Venho mais uma vez pedir a ajuda de vocês com um problema que estou tendo. 

As vezes em jogos e em situações muito raras, meu PC trava e as vezes fica com um som estranho (como se estivesse engasgado, algo meio robotizado) e desliga sozinho. Um conhecido meu disse que pode ser a fonte que não está aguentando todas as peças, meu PC é esse: 

R7 9800x3d

RTX 4080 Super

B650m-e Wi Fi TUF Game

RAM 32gb DDR5 Corsair Vengeance 6000mhz

CPU Cooler Ak500s Deepcool

1 NVMe 1TB 4.0

1 HD Seagate 2TB 

1 SSD 240GB 

9 Fans Superframe Lokus 2.0 

Gabinete Galaxy Glass Rise Mode 

Fonte 850w XPG Core Reactor 

Fora isso tem os perifericos, mouse, teclado, headset etc. 

Essa fonte suporta? Preciso trocar? 

Postado

image.png.b25e600b3c301125310bea44097c96f3.png

Sua fonte tem potência para suportar. 

RTX 4080 16gb 750w recomendados

RTX 4080 12gb 700w recomendados

você deve conferir se contém todos os cabos de alimentação que a GPU vai requerer. Se não tiver deve estudar algum adaptador, revisa a instalação

A configuração gasta o que é necessário. Não é lei que vá gastar 850w todo o tempo.  

Postado
15 minutos atrás, Darkruei disse:

Essa fonte suporta? Preciso trocar? 

Sim, mas você está usando o adaptador que acompanha a placa de vídeo, ele está bem encaixado?

Está usando cabos PCIe split?

Postado

@Darkruei Essa fonte dá e sobra.. teu pc deve estar consumindo no máximo do máximo 550 watts...essa fonte é boa, não deveria estar dando nenhum problema com ela.. quanto tempo de uso? você por acaso fez algum undervolt no CPU ou em alguma peça? tenta resetar a BIOS, está dando alguma tela azul também? ele trava em algum programa ou jogo especifico? comprou em qual loja as peças ou o pc completo?

• guilherme_dr alterou o título para Fonte XPG Core Reactor 850W suporta Ryzen 7 9800X3D e GeForce RTX 4080 Super?
Postado

@Ram0N não uso nenhum adaptador, essa fonte já veio com o cabo novo das RTX 40

@Tiberio não tô usando o cabo que veio não amigo, essa fonte já vem com o cabo aí não precisei utilizar. Você acha que devo trocar? 

@CaioLCamargo Teve uma vez que tive um problema com tela azul. Na verdade também tenho uma suspeita que seja temperatura do PC. 

Eu peguei esse Ak500s pois vi que aguentava o meu CPU, mas quando eu ligo o Pc ele já fica por volta dos 50 graus e em jogos chega a 80, com alguns picos a 90 geralmente ocorrendo em loadings. Mas quando comentaram a respeito da fonte fiquei em dúvida, pois o tdp desse processador é 120 né...

@CaioLCamargo sobre undervolt eu cheguei ligar o PBO dele pra testar, mas quando vi que não obtive resultado eu desabilitei. Está operando agora na sua totalidade normal

@CaioLCamargo eu comprei as peças em lojas diferentes, Kabum, Terabyte, Mercado Livre, geralmente lugar de confiança 

• Curtir 1
Postado

@Darkruei Certo entendii, a temperatura está alta mas esse CPU realmente esquenta bem, vi alguns posts sobre e parece que muitas pessoas tem temperaturas altas nele mesmo com coolers bons, como é o seu caso.. está usando a pasta que já vem no Ak500s? o PC iria desligar ou no máximo dar tela azul se passar dos 100c, tu disse que ele fica travado né? é um problema "comum" que pode ter varias causas, tanto erro do hardware como de software.. pode ser erro de drivers da GPU, arquivos corrompidos do Windows, erro do SSD, mau contato em alguma peça do PC, temperatura que ultrapassou o limite em alguma peça, ou até mesmo a fonte, como tu já disse que poderia ser... 
Então tente usar essa ferramenta para verificar erros do Windows, depois veja pelo MSI afterburner ou outro programa para monitorar as temperaturas, clocks e veja se jogando está tudo dentro dos conformes, se o PC travar, veja se travou por que a temperatura do CPU chegou aos 100c (normalmente não era para desligar, apenas diminui o clock do CPU).. se mesmo assim não resolver, desmonte o PC inteiro, limpe todas as peças com álcool isopropílico e monte novamente, e se ainda assim não resolver, eu tentaria usar outro Windows, usar outro SSD ou HD sobrando e tirar o antigo, só para testar.. se mesmo com outro Windows o problema continua.. aí já é problema em algum hardware seu, pode ser a fonte, o CPU (eu tentaria aplicar alguma pasta térmica melhor), a GPU, o SSD ou a placa-mãe kkkkkk... só testando uma por uma para saber.

Postado

Tá com cara de ser a temperatura, picos de 90 graus pode ser o problema, eu recomendo você pegar um outro cooler... Noctua, Arctic, ou até mesmo da corsair.

Postado

@CaioLCamargo @CaioLCamargo@CaioLCamargo obrigado pelas sugestões. 

Com relação a pasta térmica, me ocorreu uma coisa meio complicada na montagem. A do Ak500s veio meio endurecida e aí a pessoa que montou meu Pc misturou uma pasta branca com a cinza do cpu cooler. Acha que isso pode interferir na temperatura? 

Postado
19 minutos atrás, Darkruei disse:

A do Ak500s veio meio endurecida e aí a pessoa que montou meu Pc misturou uma pasta branca com a cinza do cpu cooler.

Deve ser esse o problema, o cara fez uma gambiarra medonha.

• Haha 1
Postado

@Darkruei Noooosssaa kkkkkkkkkkkkkkk... ó cara, compra uma pasta térmica e troca essa ai, uma boa é essa da thermalright, tem varias marcas boas também, uma da deepcool que é um pouco mais barata e é boa.
Po cara, isso não se faz kkkkkk pasta térmica branca tem uma condutividade térmica muito baixa, não é feita para ser usada em processadores de desktop, principalmente em um CPU que pode consumir mais de 100 watts.. então neste caso, pode ser que em alguns picos ele passe dos 100 graus e desligue.. provavelmente é isso mesmo, mas troque essa pasta e nos diga se resolveu o problema 🙂

Postado

@Darkruei Antigamente eu tinha um i3 4170, eu só tinha uma pasta branca mesmo da implastec, no windows e no google ficava normal, temperatura baixa.. mas era só eu abrir um minecraft ou um jogo mais pesado que na hora já chegava a 100 graus e dependendo até desligava... parecido com o teu caso! mas você pelo menos está com um bocado de pasta térmica boa misturada.. porém em um CPU que esquenta muuuito mais kkkkkk eu recomendo fortemente que troque essa pasta térmica, eu não lhe garanto que vai resolver esse problema de travamento, até porque tu disse que os picos eram na casa dos 90 graus.. nessa temperatura não era para desligar, se eu não me engano, passando dos 95 graus o CPU abaixa o clock para esquentar menos.. se tiver algum pico que passe dos 100 graus o PC desliga na hora, faça um teste com AIDA64 e vai monitorando as temperaturas.

Postado

@Darkruei Não importa se você colocar 20 fans num gabinete desses, o airflow vai ser prejudicado. Dá para se ter um bom airflow em um gabinete com frente mesh, uma fan traseira, jogando ar quente para fora, o aircooler, e 2 ou 3 fans frontais jogando ar frio pra dentro. 

Mas, no seu caso, a pasta térmica deve resolver 90% do problema.

O @1lokos pode explicar com maestria essa questão.

• Curtir 1
Postado

@CristianCDS entendi... 

Então o principal motivo do airflow ser ruim é não ter as fans frontais nesse modelo aquário? Eu optei por esse Gabinete por causa do grande compartimento pra Placa de vídeo, era ele ou um Full Tower bem mais caro do que paguei nele 

Postado
2 minutos atrás, Darkruei disse:

Então o principal motivo do airflow ser ruim é não ter as fans frontais nesse modelo aquário?

Eu já vi uns novos modelos aquário com opção de fans frontais, mas pelo visto eram meio premium, ou seja, o olho da cara, mas a maioria não têm e aí tacam fans em todas as outras direções o que acaba não sendo benéfico. PORÉM, não é terrível, com fans de qualidade e posicionando no lugar certo, sem exagerar, você consegue um bom airflow.

Postado

@CaioLCamargo Troquei a pasta térmica e a temperatura continua a mesma... 

Acredito que seja o meu Ak 500s mesmo que não esteja aguentando esse CPU. 

Contudo, ainda não vi ele desligar como costuma acontecer, pois infelizmente (ou felizmente) isso não acontece toda hora 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...