Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei una 3060 12gb só q ela só tá pegando 200 fps no valorant 

Tenho um Ryzen 5 4600g 

placa-mãe prime a320m-k preciso de ajuda para melhor isso

Postado

Para facilitar análise Tente, gravar/tirar um print jogando com o Msi afterburner na tela. Exibindo temperatura, MHz, GHz e % de uso.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para GeForce RTX 3060 12GB com desempenho abaixo do esperado no Valorant
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Raeldazz7 disse:

Comprei una 3060 12gb só q ela só tá pegando 200 fps no valorant 

Tenho um Ryzen 5 4600g 

placa-mãe prime a320m-k preciso de ajuda para melhor isso

O valorant é um jogo extremamente leve em GPU, então, o que está acontecendo é que o processador é o fator limitante do desempenho nesse cenário específico.

Você pode observar nesse vídeo a RTX 3060 sendo subutilizada o tempo todo, o uso do CPU está baixo simplesmente porque esse jogo não faz um bom uso de paralelismo(evidente pela distribuição nada equilibrada entre os threads) mas o 4600G é claramente o limitador.

O próprio gráfico integrado do 4600G é "gargalado" pelo CPU nesse jogo:

Observe também que mesmo reduzindo a resolução, ou seja, diminuindo a carga pro chip gráfico a taxa de quadros não muda, evidenciando que ele não é o limitador. Processador e chip gráfico simplesmente exercem funções diferentes. A grosso modo, o processador "instrui" a placa de vídeo a desenhar os quadros, e o gargalo aqui é a capacidade do processador "instruir" o chip gráfico. Então usar o gráfico integrado ou uma RTX 5090 não mudaria nada nesse caso específico porque o 4600G "não tá acompanhando"nem a Vega 7 dele( não por demérito do processador, o jogo só é muito leve)

Pra aumentar o desempenho você precisaria de um processador melhor , mas a RTX 3060 continuaria "sobrando" nesse jogo (com configurações gráficas competitivas) mesmo com um CPU high end

Postado

@DeKKo @DeKKo entendi mn, sera que tem algum jeito de da uma melhorada nisso? Tipo uma otimização ou overclock acho q outro mês vou trocar vou pegar um Ryzen 5 5600 só não sei qual placa-mãe pego que seja compatível com o processador e a placa de Vídeo 

• Membro VIP
Postado
23 minutos atrás, Raeldazz7 disse:

sera que tem algum jeito de da uma melhorada nisso?

Aumenta qualidade gráfica e baixa o Ryzen Master, faz o overclock automático dele.

24 minutos atrás, Raeldazz7 disse:

pegar um Ryzen 5 5600 só não sei qual placa-mãe pego

Depende do orçamento, a MSI B550M PRO VDH é o melhor custo-benefício.

• Membro VIP
Postado
Em 21/02/2025 às 09:24, Raeldazz7 disse:

@DeKKo @DeKKo entendi mn, sera que tem algum jeito de da uma melhorada nisso? Tipo uma otimização ou overclock acho q outro mês vou trocar vou pegar um Ryzen 5 5600 só não sei qual placa-mãe pego que seja compatível com o processador e a placa de Vídeo 

A placa-mãe é compatível sim, só não tenho certeza se vai precisar atualizar a BIOS, mas tenho quase certeza que não

O Ryzen 5 5600 vai dar uma boa diferença no valorant e outros jogos esports, é um upgrade que vale a pena.

Se tu souber o que tá fazendo pode fazer overclock sim, mas hoje em dia é difícil você tirar muita coisa disso porque os chips vem muito próximos do "limite do silício"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...