Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa galera, bom dia. Estou querendo trocar de monitor, uso um bem básico da AOC 24" 60hz, nunca tive experiência em taxa de atualização maiores. Queria saber se um QHD painel VA é melhor do que um FHD painel IPS, vi bastante discussões sobre o painel IPS ser melhor do que o VA. Usarei para jogar então queria pelo menos 144hz.

Meu orçamento tá por volta de até no máximo 1200 reais.

Se pudessem também indicações de quais monitores comprar se for FHD eu vi aquele LG ultragear e QHD não vi ainda modelos ( se tiver também QHD IPS que esteja nessa faixa se preço de marcas boas aceito indicações, não vi um QHD IPS nessa faixa, por isso estou em dúvida se compro um FHD IPS ou QHD VA).

• Membro VIP
Postado

@Schopenhauer Dia

Estou usando um Pichau 27" IPS QHD 165Ghz e estou gostando dele, paguei um pouco a mais de 1200 reais porque coloquei garantia estendida.

https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-pichau-centauri-pulse-27-27-pol-ips-2k-165hz-1ms-freesync-HDMI-dp-pg-crpls27-bl01?srsltid=AfmBOop6AP0UldIKmUr8lMRxmpS6LE6-9jVJ5QNa3QpBHNYgsKWxCTyx

• Membro VIP
Postado

@Schopenhauer Bom dia.

Eu tenho os 3 tipos de monitores, com painel TN, painel VA e painel IPS. Sinceramente, não vejo muita diferença entre eles. Eu pegaria hoje um monitor QHD com painel VA sem dúvidas.

Boa sorte.

• Curtir 2
  • Simuroc alterou o título para Monitor QHD painel VA ou FHD painel IPS?
  • Solução
Postado

Olá,

Decidir qual painel escolher na hora de comprar um monitor vai da necessidade de cada usuário.

• Se você for jogar jogos competitivos a nível profissional, monitores com painel TN são os mais responsivos.
  • Se você for trabalhar com edição de fotos e vídeos, ou jogar jogos casuais, monitores com painel IPS são os que possuem melhor precisão de cores.
  • O painel VA é um meio termo entre o TN e o IPS, sendo mais responsivo que o IPS e com melhor precisão de cores que os TN.

Um monitor QHD é recomendado caso queira ele maior que 24" até umas 32", pois se for FHD com um tamanho superior a 24" a densidade de pixels fica muito baixa e a imagem fica quadriculada, mas isso depende da percepção de cada usuário e o quão próximo do monitor vai ficar.

Você não especificou qual tipo de jogo vai jogar, mas suponho que por querer pelo menos 144Hz de taxa de atualização vai ser mais voltado para os jogos FPS, competitivo e etc, nesse caso, um monitor QHD com painel VA já seria o suficiente, tendo uma imagem melhor que os painéis TN e uma responsividade maior que os painéis IPS (mesmo muitos IPS tendo boa responsividade).

No entanto, rodar jogos a 144 FPS na resolução 1440p não é para qualquer máquina, vai precisar de uma GPU potente e de uma CPU que acompanhe-a.

Caso não tenha uma GPU e CPU muito fortes, um monitor 24" FHD é o que melhor se encaixa, aí podendo escolher entre VA e IPS, não vai mudar tanto.

Alguns monitores que recomendo na faixa de preço:

Sobre os monitores white-label, muitos usuários falam bem deles, mas sempre têm aquela chance de estragar em um tempo muito menor do que monitores de boas marcas, isso se deve a baixa qualidade de componentes para barateá-lo, então eu não gosto de recomendá-los.

• Curtir 2
Postado

@CristianCDS tenho um r5 7600, b650m HDV M.2, 32gb de ram DDR5. Quero pegar uma dessas placas de Vídeo: RTX 4060, RTX 4060ti, rx 7700xt, rx 6750xt.

Qualquer uma dessas placas suportam jogar jogos atuais com monitor  qhd ?

Postado

Deixo abaixo um gráfico do tom's Hardware referente a performance de diferentes GPUs rodando jogos em 1440p no Ultra.

image.thumb.png.0f723d20e7b42794c1ac875f360ace30.png

Eu mesmo possuo uma RTX 4060ti 8GB que leva até que bem os jogos que eu jogo em QHD, mas se eu fosse jogar algo mais pesado eu duvido que passaria dos 120 FPS, porém hoje em dia essa placa está com um péssimo custo-benefício.

A linha com as placas como a RTX 4070, RX 7700 XT, RTX 3080 e RX 6800 XT seria o recomendado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!