Ir ao conteúdo

Distribuições Linux não iniciam após instalá-las no HD

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Opa pessoal, tudo bem?

Estou com um PC bem antigo de uma amiga que quer usar para estudar, é um intel 2 quad q6600 com 4gb de ram DDR2, o problema que já tinha um windows 7 (bem zoado) já instalado, recomendei usar linux por ser mais intuitivo pela configuração dela, o problema que já tentei instalar mais de 5 vezes cada dessas distros linux, mint, ubuntu, mx e o zorin OS, mas após finalizar a instalação (que não mostra nenhum erro) simplesmente o sistema informa que não tem dispositivo de boot, sendo que só tem o HD conectado, já tentei com um SSD e também aconteceu a mesma coisa, já tentei participar manualmente usando a instalação das distros mas nada funcionou, estou pensando em testar usando o w10 ou w11 para ver se pelo menos consigo dar boot para descartar essa possibilidade, alguma sugestão?

OBS: Usei o rufus para criar o pendrive, o pendrive é de qualidade da Kingston de 64 gb, usei partição MBR pois a placa-mãe não tem uefi.

Postado

@MouraFox Quando voce está instalando o Linux, na parte onde ele pergunta se voce quer utilizar o disco inteiro ou apenas parte dele, voce está selecionando a opção "utilizar disco inteiro"?

Tem-se a impressão que ele está deixando a área de boot vazia e instalando o Linux em uma partição separada... Ai quando ele vai iniciar, não encontra o boot do sistema.

Postado

@Fause Então, eu escolho "apagar tudo e instalar" e acontece o problema mesmo assim.

Quando tentei criar partição manualmente, eu criei 3.

1 - Partição de boot de 1mb ai eu marca como boot.

2 - crio partição swap de 4gb.

3 - deixo o resto do HD como ext4.

Postado

Crie somente 02 partições:

/  Partição Raíz (Ext4)  - Tamanho 30 GB  (tamanho aleatório apenas como exemplo)

/home (ext4)  - que ficará com o espaço que sobrar.

* Para as distros atuais, não é necessário criar partição swap. 

Postado

@FoxBlack Essa partição raiz é para escolher ponto de montagem somente o "\" certo?

Tentei avançar a instalação mas ele informa que falta uma partição no formado "EFI" que sem ela irá dar erro.

Postado
13 minutos atrás, MouraFox disse:

Essa partição raiz é para escolher ponto de montagem somente o "\" certo?

Sim -> partição raiz  / 

Por ser um equipamento antigo, não era para exigir partição efi. Mas de qualquer forma, então:

Antes da partição raiz, deverá ser criada a partição efi:

Ponto de montagem -> Seria /boot/efi (Tipo Fat 32) - tamanho 350MB

* como está instalando distro da linhagem do Ubuntu., basta definir o tamanho/tipo e escolher na listagem partição efi.

Postado

@FoxBlack Todas podem ser primárias ou precisam ser lógicas?

Quando tentei instalar informou que precisava de uma partição de boot, então fiz assim.

1 - boot

2 - efi

3 - raiz

4 - home

• Rio McCloud alterou o título para Distribuições Linux não iniciam após instalá-las no HD
Postado
39 minutos atrás, MouraFox disse:

Mas se for gpt o sistema por ser antigo irá reconhecer?

Sim! o formato da tabela de partição não interfere., mas é exigência para partições efi e a utilização de várias partições primárias.

Postado
6 minutos atrás, MouraFox disse:

Ahh mas o HD esta em MBR será que é isso que ta dando problema?

grande probabilidade. 

* Particularmente não utilizo mais disco em MBR.

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, MouraFox disse:

intel 2 quad q6600 com 4gb de ram DDR2

Essa máquina não tem UEFI.

4 horas atrás, MouraFox disse:

Então, eu escolho "apagar tudo e instalar" e acontece o problema mesmo assim.

2 horas atrás, MouraFox disse:

Mas se for gpt o sistema por ser antigo irá reconhecer?

Algumas distribuições de uns tempos para cá têm forçado GPT mesmo com BIOS/Legacy/CSM. No entanto, isso só funciona se o instalador em questão for preparado para criar a partição "BIOS Boot" que o GRUB requer para funcionar nesse tipo de cenário. Não sei se é o caso aí. De qualquer maneira, no modo "apagar tudo e instalar", tinha que funcionar. Você consegue refazer a instalação desse jeito, depois iniciar novamente a mídia de instalação, abrir o GParted, salvar uma captura de tela e postar aqui?

Algo que pode estar acontecendo é que o instalador usa GPT+BIOS Boot corretamente, porém o BIOS da placa-mãe é problemático com GPT. Acho que existe opção de inicialização para forçar o uso de MBR em máquinas não UEFI como essa aí, mas antes de pesquisar seria bom ver o que está sendo criado no disco.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim, está usando GPT+BIOS Boot (a primeira partição pequena "bios_grub"). Curioso ter uma partição EFI, pois não deve ser usada. Talvez eles tenham unificado o particionamento para os dois modos e a partição EFI fica sem uso com BIOS/Legacy/CSM.

Chuto que esse é o problema, sua placa-mãe tem um BIOS porcaria que não gosta da protective MBR do particionamento GPT. Estou pesquisando se tem como fazer o instalador do Ubuntu (que é a base do Mint e Zorin também) usar MBR. Até agora, não achei nada.

Postado

@Marcos FRM Tem alguma outra distro que seja leve que de para colocar como MBR? Não precisa ser baseado em ubuntu não, é porque são os que eu conheço e sempre instalei e davam certo.

A distro só precisa ser leve e não consumir muito kkkk

Postado
9 horas atrás, MouraFox disse:

1 - Partição de boot de 1mb ai eu marca como boot.

2 - crio partição swap de 4gb.

3 - deixo o resto do HD como ext4.

Se ainda estiver com partição de boot com 1MB é aí que está o problema. Coloque pelo menos 10GB na raiz , só o pendrive de instalação tem pelo menos 1 GB nas distros leves até 4 GB nas pesadas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!