Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tudo bem?

Recentemente mudei meu processador para um Ryzen 5 5600GT e noto que ele em jogos leves tem batido 75-80°C e quando fiz teste de estresse no AIDA bateu 96°C. Meu gabinete é um bluecase BG-09 com três fans (duas na frente e uma atras). Atualmente estou usando o coolerbox da AMD, porém estou querendo trocar, mas estou em dúvida por conta de qualidade e os preços absurdos que andam os aircoolers. Fui atrás do AG400 e do AK400, mas os preços da deepcool estão absurdos.

Continuei minha pesquisa e cheguei nos seguintes modelos: Boreas E2-410, Redragon Skadi, Boreas E1-410, Redragon Tyr.

Gostaria de saber a opinião de vocês qual valeria mais a pena e se tem indicação de algum outro na faixa até uns 180 reais.

Obrigado

Postado
6 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

Meu gabinete é um bluecase BG-09 com três fans (duas na frente e uma atras)

O problema é que não adianta ele ter essas fans se ele é todo tapado, o ar não vai circular.

O seu problema de temperatura parece que está sendo causado pelo gabinete e não pelo cooler do processador. Você corre o risco de substituir o cooler não resolver o problema. Já vi diversos casos assim aqui no fórum.

• Curtir 2
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

O problema é que não adianta ele ter essas fans se ele é todo tapado, o ar não vai circular.

O seu problema de temperatura parece que está sendo causado pelo gabinete e não pelo cooler do processador. Você corre o risco de substituir o cooler não resolver o problema. Já vi diversos casos assim aqui no fórum.

@GuilhermeGB Ele tem entrada de ar pela lateral da frontal e saida de ar por cima e por tras 

1 minuto atrás, Daviferreirax disse:

@Rafael Rovay Um desse aqui já resolve seu problema.

@Daviferreirax Obrigado vou olhar esse modelo também. Da Thermalright, tinha visto o Assassin X 120 REFINED SE PLUS, mas não sei se cabe no gabinete rs.

Postado

18 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

@GuilhermeGB Ele tem entrada de ar pela lateral da frontal e saida de ar por cima e por tras 

Eu vi algumas imagens dele, o painel frontal é praticamente todo fechado, com algumas pequenas aberturas que não são suficientes. Mesmo que você não use fans na parte frontal do gabinete, a pressão negativa criada por uma só fan na traseira faz com o que o ar frio entre naturalmente pela frente. Por cima não vai entra ar porque a tendência natural do ar quente é sair por cima, então não sobra espaço para o ar entrar por lá. Claro que seu gabinete funciona melhor quando você tem ventoinhas reforçando essa entrada/saída de ar.

Esse tipo de gabinete todo fechado ou com poucas entradas de ar costumam causar problemas de temperatura. O cooler padrão da AMD deveria ser suficiente pra você pegar no máximo uns 85ºC em um teste de estresse, e coisa de 65-75ºC em jogos comuns num gabinete com circulação adequada.

• Curtir 1
Postado
43 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

O problema é que essa entrada pela lateral do painel frontal não é suficiente nem para um fan.

43 minutos atrás, Rafael Rovay disse:

@Daviferreirax Obrigado vou olhar esse modelo também. Da Thermalright, tinha visto o Assassin X 120 REFINED SE PLUS, mas não sei se cabe no gabinete rs.

Esse gabinete GB09 é limitado quando a Air Cooler de CPU.

• Altura máxima do cooler da CPU:155 mm

O que exclui estes coolers:  Boreas E2-410, Redragon Skadi, Boreas E1-410, Redragon Tyr.

Já o Assassin X 120 RF SE/PLUS tem x H148 mm de altura, então pode usar.

Postado
34 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

@Rafael Rovay Experimente remover uma da frente e colocar em cima.

@Rodrigo J Polette Experimentei e coloquei mais uma FAN em cima, no teste de estresse reduziu cerca de 3°C.

image.png.9d4d58e65ad7126172e2907f42ed070b.png

13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu vi algumas imagens dele, o painel frontal é praticamente todo fechado, com algumas pequenas aberturas que não são suficientes. Mesmo que você não use fans na parte frontal do gabinete, a pressão negativa criada por uma só fan na traseira faz com o que o ar frio entre naturalmente pela frente. Por cima não vai entra ar porque a tendência natural do ar quente é sair por cima, então não sobra espaço para o ar entrar por lá. Claro que seu gabinete funciona melhor quando você tem ventoinhas reforçando essa entrada/saída de ar.

Esse tipo de gabinete todo fechado ou com poucas entradas de ar costumam causar problemas de temperatura. O cooler padrão da AMD deveria ser suficiente pra você pegar no máximo uns 85ºC em um teste de estresse, e coisa de 65-75ºC em jogos comuns num gabinete com circulação adequada.

@GuilhermeGB Sim, concordo que não é o melhor gabinete com relação a ventilação, mas coloquei as seguintes fans nele:

2 akasa piranha na frontal que tem como especificação Velocidade: 600-1900 RPM, Fluxo de ar máximo: 79,13 CFM,
Pressão de ar estática máxima: 3,04 mm-H2O

1 fan Scythe ‎SU1225FD12M-RHP na traseira que tem como especificação Velocidade: 300-1200 RPM, Fluxo de ar máximo: 16,6-51,17 CFM

1 fan Scythe Kaze Flex 120mm Slim, KF1215FD18-P no topo que tem como especificação Velocidade de rotação:
1800 RPM (± 10%), Ruído / fluxo de ar: 50,79 CFM Pressão estática: 1.35 / 13.24 

E moro no litoral onde tem feito muito calor.

9 minutos atrás, Zalgo disse:

Se o teu for esse aqui ele suporta cooler de até 155mm:

image.png.c68d924f9cb6805f7a4c3c1047435dbf.png

Esse daqui tem 148mm de altura:

AX120_RSE__-Model.thumb.jpg.b0a0f6758c9d7043b7b7e6162f1f8b42.jpg

Fonte: https://www.thermalright.com/product/assassin-x-120-refined-se-plus/

@Zalgo Obrigado

Postado
2 horas atrás, Rafael Rovay disse:

Ele tem entrada de ar pela lateral da frontal

Na verdade a entrada de ar nesse gabinete são apenas umas brechas.

As fans frontais não puxam ar da lateral e sim da frente do gabinete.

Melhor mesmo é trocar de gabinete, um bom custo-benefício👇

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24780/gabinete-gamer-superframe-xtrike-RGB-mid-tower-acrilico-e-atx-black-sem-fonte-com-3-fans?srsltid=AfmBOoqtETJXAVLODnYzvRifPJWoMqACifwFpyxg3SwvFf6iiEfUJ1u8

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!