Ir ao conteúdo

Galax RTX 3050 EX 6GB vale a pena para PC com Ryzen 3 3200g e fonte Hyrax 500W?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Pc atual;
Ryzen 3 3200g

16gb ram 3200mhz

Fonte Hyrax 500w
placa-mãe mancer b450m-da v2(estou ciente que essa marca é uma bomba mas se for possível esse upgrade eu quero fazer sem ter que troca-lá)

estou querendo colocar uma RTX 3050 EX 6GB link dela aqui:  Galax RTX 3050 EX 6GB

É loucura? daria muito gargalo? eu teria que mudar o processador? a placa-mãe? a fonte? eu realmente n sei quase nada então tenho varias duvidas

• Membro VIP
  • Solução
Postado
3 minutos atrás, haizen disse:

daria muito gargalo?

Depende.

eu teria que mudar o processador?

No futuro seria o ideal.

É loucura?

Sim, mas pelo fato de pagar tão caro por essa ela. Uma RX 6600 tem mais desempenho e custa a mesma coisa ou menos.

• Curtir 3
Postado

@haizen Bom dia!

30 minutos atrás, haizen disse:

É loucura?

A RTX 3050 6GB em específico, sim, tem o desempenho de uma GTX 1660. ( uma custa 1400 e a outra custa 600 conto usada ).

30 minutos atrás, haizen disse:

daria muito gargalo?

A depender o jogo no qual você vai jogar, sim, pode acontecer gargalo no processador. Mas veja, em games que priorizam mais o processador como é o caso do Fortnite, isso pode se tornar um problema bem irritante, por conta do baixo FPS e até mesmo stuttering que vai atrapalhar a sua experiência, tornando ela frustrante... Mas em alguns games que se da a possibilidade de equilibrar melhor os gráficos e distribuir o peso, esse gargalo não vai ser muito notável.

31 minutos atrás, haizen disse:

eu teria que mudar o processador?

A depender da placa-mãe e do seu objetivo com essa máquina, provavelmente... Mas isso se o desempenho estiver insatisfatório por conta do gargalo em games específicos.

Só uma coisa, essa placa-mãe não é muito boa, então provavelmente no futuro a depender do processador que vai ser optado, a troca da mesma se torna uma realidade.

33 minutos atrás, haizen disse:

a fonte?

A fonte é de má qualidade, e se for adquirir uma GPU nova mais atual, recomendo que faça a troca dela.

Fontes de qualidade baixa comprometem o seu Hardware com o tempo, e principalmente, tem um efeito negativo um pouco maior em SSDs e HDDs. Sei que esse tipo de comentário não é parâmetro, mas um amigo com uma fonte "bomba" a KCAS 600W, já estragou 2 SSDs que morreram DO NADA ( ambos de qualidade da XPG ) por conta de não querer sua fonte.

Você até pode manter essa Fonte Hyrax 500w por algum tempo, pois me parece que os capacitores dela não são tão horríveis assim, mas recomendo trocar no futuro.

No mais, recomendo comprar uma GPU usada, uma GTX 1660Super 6GB, RX 5700 XT ou até mesmo encontrar uma RX 6600 8GB com um preço abaixo dos R$1200-1100.

• Curtir 1
Postado

Cara, sobre o processador eu acredito que não de gargalo, porém eu não tenho certeza, mas uma coisa que posso te confirmar é a questão da fonte, você deve comprar uma de 650w pra suprir essa placa de Vídeo, já que ela é mais potente

Postado

Essa GPU tem um péssimo custo-benefício, como já foi dito pelos colegas. A RX 6600, que é encontrada na mesma faixa de preço. entrega em média 59% mais desempenho, na prática seria como se a RTX 3050 6GB rodasse um game a 38 FPS e a RX 6600 rodasse o mesmo game a 60 FPS.

Screenshot_114.png.0335ee988471e8ff97cbedeb821d2c72.png

• Amei 2
Postado
9 minutos atrás, Yuri Kauan disse:

Cara, sobre o processador eu acredito que não de gargalo, porém eu não tenho certeza, mas uma coisa que posso te confirmar é a questão da fonte, você deve comprar uma de 650w pra suprir essa placa de Vídeo, já que ela é mais potente

Ele vai dar gargalo em games que priorizam muito o processador.

Até mesmo o meu amigo com um Ryzen 5 3400g e uma RX 7600 8GB tem o processador em 100% se não configura de forma certa.

E sobre a fonte, não tem necessidade ser de 650w, a não ser que o amigo ai queira espetar uma RTX 5070 ou alguma da série 9000 da AMD.

No caso dele, uma fonte de 500w - 550w vai suprir muito muito tempo, visando que vai ser colocada uma GPU de baixo consumo e o upgrade do processador futuramente.

• Curtir 1
Postado

@Yuri Kauan No seu caso não há necessidade, seu processador consegue extrair o máximo da sua placa de vídeo.

Agora, se fosse uma RTX 4060 8GB, dependendo o jogo, poderia ter um gargalo no processador. Para reduzir isso, pode ativar o above 4g e resizable bar.

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Galax RTX 3050 EX 6GB vale a pena para PC com Ryzen 3 3200g e fonte Hyrax 500W?
  • Moderador
Postado

@haizen, boa tarde!

Eu não confio muito nessa fonte da hyrax. Mas a RX 6600 vai servir muito bem em sua máquina. Eu não recomendo nem um pouco a RTX 3050 6GB por ser muito superfaturada. No mais, concordo com os colegas acima. Uma eventual troca para um Ryzen 5 5500 ou um Ryzen 5 5600 seria um ótimo upgrade futuro.

1 hora atrás, Yuri Kauan disse:

Com esse processador o resto do PC todo deve consumir menos de 100W, visto que mesmo o 5700X com uma X570 (que possui chipset bem mais potente que deve consumir dobro ou triplo do B450) não passa de 130W. Uma fonte de 650W dá, com folga, pra uma RX 7800 XT ou RTX 4080 Super... Seria muito exagero uma fonte dessas nessa situação.
Pro caso dele seja com RX 6600, uma fonte de 400W mais que supre o suficiente. No caso da Nvidia, mesmo uma fonte de 300W ainda dá e sobra pra RTX 3050 6GB nesse kit...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, haizen disse:

Pc atual;
Ryzen 3 3200g

16gb ram 3200mhz

Fonte Hyrax 500w
placa-mãe mancer b450m-da v2(estou ciente que essa marca é uma bomba mas se for possível esse upgrade eu quero fazer sem ter que troca-lá)

estou querendo colocar uma RTX 3050 EX 6GB link dela aqui:  Galax RTX 3050 EX 6GB

É loucura? daria muito gargalo? eu teria que mudar o processador? a placa-mãe? a fonte? eu realmente n sei quase nada então tenho varias duvidas

3050 DE 6GB é um dos piores lançamentos da Nvidia nos últimos 5 anos, faz parecer que a RTX 5070 foi uma maravilha de lançamento.

A Nvidia pegou a RTX 3050 de 8GB original, capou o chip(35% a menos de performance), manteve o nome de 3050 e lançou pelo mesmo preço, você não deve comprar esse produto a menos que você encontre por 800 reais no máximo.

Vá de RX 6600 e não se preocupa com gargalo. Em nenhuma hipótese você deve pegar uma GPU mais fraca pelo mesmo preço porque seu CPU é mais fraco. A grosso modo, na prática, o seu processador determina a fluidez do jogo, e a GPU a qualidade gráfica. Uma GPU mais potente no pior dos casos proporciona mais qualidade gráfica que outra mais fraca com a fluidez que seu CPU permite. E você pode sempre trocar de CPU, e aí essa 3050 de 6GB sim, vai ser um baita problema.

Ou você economiza e vai de GTX 1650, ja que com a 3050 de 6GB você não vai rodar nada com Ray Tracing mesmo(nem os Jogos que exigem esse recurso), então é indiferente, ou você vai direto pra RX 6600/ RTX 3060.

A 3050 de 8GB já não era uma opção com um custo-benefício interessante em comparação com a RX 6600, imagina um modelo capado em 35% que custa o mesmo...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!