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Bom dia/tarde/noite galera. Tudo beleza?

 

tenho 2 SSDs instalados da china no PC, que já comprei faz um bom tempo, ambos são da kingston, mas um é de 512gb e outro de 1 tb. porém ultimamente (por volta de 2 meses) eu não estou conseguindo transferir arquivos grandes para o SSD de 1 tb, ocorre o seguinte: ele começa a transferência e em 2 a 3% o pc trava totalmente e só desligando que volta ao normal, mas para transferências de arquivos pequenos, como musicas e videos curtos ele transfere normal.

 

SSD 1tb é identificado normal pelo windows, pela BIOS e acesso ele tranquilamente, é só na hora de transferir ou tentar salvar arquivos grandes que isso ocorre. Pra explicar melhor eu to tentando instalar o FF XV nele porque o de 512 ta ficando sem espaço, quando tento instalar direto dá erro de instalação/arquivo corrompido, mas pra baixar e instalar no SSD 512 ele vai normalmente mas depois informa q não tem espaço suficiente. Mas quando tento copiar/transferir de um SSD para outro dá essa travada no pc totalmente, reforçando que é só pra arquivos grandes, porque se eu transfiro/copio arquivos pequenos (musicas/imagens/videos) ele segue normal a transferência.

 

o que poderia estar acontecendo? porém mo ajudar?

Postado

@FoxBlack então mano...baixei e instalei, deu isso:

 

no crystaldisk saudável, só q no outro não aparece nenhum disco, já cliquei pra atualizar mas não aparece nenhum disco. Estou usando certo?...kkkkk

Captura de Tela (5).png

  • Membro VIP
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Lamento lhe informar mas, seus SSD Kingston são falsos.

O fato deles não serem listados no KSM da Kingston comprova que se trata de uma falsificação porque apenas os originais Kingston são listados.

Como não tem mais possibilidade de devolver ao vendedor, sugiro abrir a unidade e identificar a controladora para na sequencia tentar localizar a MPTool que consiga instalar uma nova firmware e assim o SSD voltar a funcionar normalmente com a sua capacidade original.

  • Curtir 3
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@Pincipi eita...vindo da china era de se esperar...kkkkkk

 

Mas estranho porque como disse eles funcionam normalmente, apenas para transferência de arquivos grandes q ele trava, tem um tutorial de como eu posso fazer isso?, teria q formatar ele também credito certo?

  • Membro VIP
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Então, os erros que acontecem nos SSDs são muito variados, muitos não permitem formatar, outros deixam de ser reconhecidos e no seu caso, apenas com arquivos grandes travam.

Caso consiga formatar a unidade, o problema pode deixar ou não de se manifestar, cada caso é um caso.

O que não se resolve com ferramentas de nível de usuário, só se resolve com ferramentas de nível de fabricante.

Na parte do tutorial o assunto é complexo demais para que eu possa entender e fazer um tutorial básico.

Tudo o que sei e descobri, publiquei no guia do sucateiro de SSD:

O que eu sei na prática é que a instalação de uma nova firmware, que é um ato de fabricante, deixa a unidade como nova, recém saída da fábrica, sem nenhum defeito.

O primeiro passo está em identificar a controladora do SSD, dá para fazer isso abrindo o SSD e olhando o que está escrito no chip ou usando alguns programas para identificar a controladora.

De posse do nome da controladora podemos pesquisar na internet se existe ou não uma ferramenta de produção em massa usada pelo fabricante para produzir o SSD.

A ferramenta só vai funcionar conforme o caso com um adaptador USB e o SSD no seu modo ROM.

É um caminho difícil e complexo que pode dar em nada no final sem conseguir achar uma MPTool que sirva no SSD.

Postado

@Pincipi já havia formatado ele antes de usar como sempre fiz, mas mesmo assim permaneceu. A respeito da firmware até faz sentido em parte, porque por este Vídeo "como recuperar SSD HD kingston com erro satafirm s11 io - YouTube" da pra entender o porque do SSD não aparecer no programa da kingston, porque ela pode estar corrompida ou ser de outro fabricante, mas também não faz sentido porque o outro disco de 512gb também não aparece e nele eu consigo transferir o arquivo do FF XV tranquilamente sem travar.

 

Eu só não consegui fazer o tutorial porque o site de tools q ele passou não está mais disponivel. Mas agradeço pela luz da firmware, talvez possa ser isso.

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  • KairanD alterou o título para SSD Kingston A400 1TB da China não copia arquivos grandes
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Nesse mundo dos SSDs muita coisa não faz sentido quando se olha pelo ponto de vista do usuário limitado ao uso de programas de diagnósticos e formatações.

Ou o SSD funciona adequadamente ou então se não funciona, trata-se de lixo eletrônico, nesta situação é impossível se atribuir uma causa a um efeito ou defeito específico.

 

Uma vez que se olha pelo ponto de vista do fabricante em que se instala a firmware, tudo aquilo em que se acreditava antes muda completamente (estilo Matrix).

Quando se instala uma nova firmware, o que antes era sucata ou lixo eletrônico, passa a ser algo novo recém saído de fábrica.

 

Uma coisa é olhar a parte externa da carcaça de um Kingston e os resultados das telas de programas como o KSM ou o Crystal e outra coisa completamente diferente é abrir a carcaça e olhar a placa do SSD.

 

São dois mundos completamente diferentes.

 

Se você abrir os seus SSDs (pílula Vermelha) poderá encontrar basicamente algumas alternativas;

1- Um suposto SSD original, via de regra terá uma controladora com a palavra Kingston escrita nela, que na realidade é uma controladora Phison, neste caso um programa de atualização de firmware da própria Kingston pode resolver praticamente qualquer problema do SSD.

2- Também um suposto SSD original porém, escrito em sua controladora a palavra Phison que da mesma forma acima pode ter sua firmware atualizada.

3- Uma falsificação em que a superfície da controladora está descaracterizada e não se pode ler o que está escrito nela, nesta caso a controladora pode até ser uma Phison, como pode ser de outra marca qualquer, neste caso um atualizador de firmware da Kingston nunca vai resolver e a única chance de recuperação do SSD é uma MPTool apropriada.

4- Uma falsificação em que é possível identificar a marca da controladora e ela não é uma Phison. Igualmente ao caso acima, apenas uma MPTool poderia resolver.

 

Se você não abrir seus SSDs (pílula Azul) nada muda e seu mundo não será transformado, sua vida permanecerá no ponto do vista do usuário e você não verá até onde vai a toca do coelho.

 

Faça a sua escolha. Risos

 

Aproveitando, um post recuperando sucatas de Kingston:

 

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@Pincipi eita preula, q trabalho....acho q vou deixar assim mesmo...kkkkkk

 

Até porque essa chave não tenho pra abrir ele, vou ver se consigo baixar direto pra ele, embora já tenha tentado 1 vez e aconteceu de travar, mas vou tentar (quem sabe?!). Mas agradeço pelo post principalmente esse ultimo

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@Pincipi Mano, desculpa incomodar mas quer saber, não vou perder 400 conto não e nem quero comprar outro, eu acho q vou tentar abrir essa bagaça (kkkkkkkkkkk) porque tava retirando uns arquivos aqui desse SSD problemático e olha isso: 1GB de transferência do album do Epica e não travou o PC nem o SSD, concluiu normal.

 

 

Qual site ou como eu posso buscar a firmware do SSD, supondo que eu consiga abrir ele? e tem algum macete pra explicar a usar o Diskgenius?

 

Captura de Tela (13).png

Postado

@Pincipi Mano só atualizando, abri meu pc e vi os SSD, e 2 problemas:

 

1: não parece ter parafuso para abrir, parece ser apenas travado mas fiquei com medo de abrir e lascar tudo, porque na imagem anexada nas pontas não é parafuso é apenas rosca para encaixar no gabinete.

 

2: eu achava q era kingston mas não é não...rsrs...me enganei, um é kingspec (o de 512gb) e agora o mais apresentando problemas q achei, o outro é WD (nem kingston é) mas é estranho porque no crystaldisk e na propria BIOS ele é identificado como kingston (provavelmente por causa da firmware né?)

 

Mas não consegui ver uma maneira de abrir, existem SSDs lacrados apenas assim, sem parafuso, apenas travas? Corre algum risco eu tentar "forçar"?

 

ah e uma duvida leiga mas genuína, o cabo de alimentação da fonte pros SSD tem tipo varias saídas, tem alguma diferença eu colocar na primeira saída ou a ultima (que não tem outro cabo)? segue também uma imagem pra exemplo.

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  • Membro VIP
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7 horas atrás, EduardoMS disse:

tem algum macete pra explicar a usar o Diskgenius?

Tanto o DiskGenius como o Victoria são a nível de usuário, cuja referência de resultado pode ser duvidosa no sentido em que não distingue erro físico de erro lógico

 

Se procurar no YouTube vai encontrar alguma explicação básica do funcionamento deles, ambos são intuitivos e basta alguns cliques para se fazer por exemplo um exame de superfície, eu gosto de salvar a tela do resultado para depois comparar como vai ficar a tela depois que instalar a nova firmware, na teoria o exame deveria dar o mesmo resultado porque o desgaste físico das memórias deveria ser a única coisa que não poderia ser modificada mas, na prática é uma doideira só.

 

4 horas atrás, EduardoMS disse:

o outro é WD (nem kingston é) mas é estranho porque no crystaldisk e na propria BIOS ele é identificado como kingston (provavelmente por causa da firmware né?)

Muito interessante a carcaça dele ter a etiqueta do WD e na tela do Crystal mostrar que é Kingston. Na realidade, quando se instala uma nova firmware a nível de MPTool, quase tudo que aparece escrito na tela do CrystalDiskInfo pode ser editado, se quiser, pode escrever seu nome lá que será exibido normalmente.

4 horas atrás, EduardoMS disse:

Mas não consegui ver uma maneira de abrir, existem SSDs lacrados apenas assim, sem parafuso, apenas travas? Corre algum risco eu tentar "forçar"?

Este tipo de carcaça plástica tem umas travas internas que podem soltar sem danificar nada, basta ir com calma, vou pegar um post em que abri um destes:

Esse acima eu não mostrei o macete para abrir sem danos, vou tentar achar outro:

Não achei o post específico mas, a carcaça do Corsair é parecida com a carcaça do KingSpec, só vai mudar o ângulo onde vai colocar a espátula ou objeto que vai soltar as travas, no primeiro post, a carcaça do Kingspec está aberta e se olhar com atenção vai notar os pontos das travas, o macete é introduzir a espátula no vão entre a tampa e a capa, o importante é tomar cuidado para não atingir a placa quando forçar a carcaça a abrir.

Mesmo que a carcaça trinque ou quebre, um durex resolve e vai poder usar normalmente.

A abertura da carcaça fica bem simples de fazer depois que se abre algumas, igual a andar de bicicleta, na primeira vez pode ser até assustador mas, depois fica fácil.

5 horas atrás, EduardoMS disse:

ah e uma duvida leiga mas genuína, o cabo de alimentação da fonte pros SSD tem tipo varias saídas, tem alguma diferença eu colocar na primeira saída ou a ultima (que não tem outro cabo)? segue também uma imagem pra exemplo

Essa é fácil de responder; no SSD tem a entrada dos cabos, o maior é de energia e tanto faz espetar o conector que fica na ponta como o conector que fica no meio que dá na mesma, vai receber a mesma energia sem diferença, já o conector menor é o de dados, ai sim varia a porta em que vai ser conectado, geralmente porta 0, 1, 2 e 3, nas placas antigas o SSD de boot deveria ser na porta 0, nas placas novas tanto faz a porta.

 

Parabéns por escolher a pílula azul. Você está poucos passos de se tornar um sucateiro de SSD e o conselho que lhe dou agora é quando abrir os SSDs, identificar de alguma forma as carcaças e as placas não inverter depois as peças.

Eu me organizo escrevendo, com marcador de CD, na placa um número e colocando as peças num envelope para não misturar as partes.

Quando abrir eles, anote o que está escrito na controladora, geralmente o chip quadrado e publique aqui para seguirmos os próximos passos para encontrar a firmware de seu SSD.

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@Pincipi agradeço novamente pelos posts de referencia. Amanhã eu abro o apenas o SSD da WD q é o problemático, embora agora estou curioso pra ver o de 512gb da kingspec também porque ele não aparece no programa da kingston (o que eu acredito q seja obvio..kkkkk), mas por ele estar funcionando de boa vou manter assim

 

E não, não vou me tornar um sucateiro...kkkkkkkkkkkk...pelo menos não a esse nível, mas eu gosto de "fuçar" componentes eletrônicos e de resolver esses BO (quando é possível e que não dependa de soldagem ou equipamentos específicos).

 

Novamente agradeço pela atenção, amanhã eu abro o SSD e posto aqui fotos da placa dele.

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@Pincipi Bom dia amigo, aconteceu o que eu mais temia..kkkkkk..não tem a controladora no chip.

 

aparentemente tem uma espécie de "fita" sobre o chip mas não consegui retirar, tentei raspar um pouco mas não estava saindo e fiquei com medo de danificar, segue as imagens. Provavelmente terei que comprar outro certo? 😞

 

Antes disso, ultimo e famoso teste "suicida", tem como eu resetar ele totalmente, excluir a firmware e instalar uma nova? tipo, editar o SSD? consigo fazer isso sem muita dor de cabeça? ou é melhor voltar pra pilula vermelha?..kkkkkkk (pelo menos tentar)

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  • Membro VIP
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Muita calma neste momento, respire, você está entrando em um novo mundo.

Na primeira vez que eu me vi nesta mesma situação eu surtei e entrei em desespero sem saber o que fazer.

Vamos seguir por partes, começando pela controladora, na realidade passaram um laser sobre ela de modo a descaracterizar sua marca e modelo, pelo que sei essa é uma das estratégias usadas pelos falsificadores, a finalidade exata para que fazem isso eu não sei, tem uma teoria em que ao descaracterizar dificulta a identificação da origem do material e assim retarda o rastreamento dos criminosos.

A minha teoria é que fazem isso para dificultar que o usuário consiga consertar o SSD e usar normalmente ou então retornar ele ao comércio fazendo concorrência e diminuindo o lucro das quadrilhas.

No tópico abaixo tem este detalhe, vá direto nas postagens # 38, # 40 e # 41:

Aliás, foi este o post que me fez introduzir no mundo das MPtools.

Já que não é possível identificar visualmente a marca e modelo da controladora, teremos que usar outros métodos;

O primeiro e mais comumente usado é entrar no site vlo.name, ( postagem #44 do tópico acima) baixar todos os programas e executar um a um até que um deles identifique a controladora.

Também é possível entrar no site russo e testar as MPTools até que uma delas detecte e assim saiba qual é o fabricante da controladora, esse método é bem demorado

Eu particularmente prefiro induzir o modo ROM e ver como o SSD é detectado no sistema e pelo nome já consigo saber qual é o fabricante, isso pelo menos é mais fácil e rápido de fazer.

Abaixo tem o tópico sobre o modo ROM:

 

Tem que perder um tempinho para aprender o conceito e depois fica extremamente fácil fazer a identificação pelo resultado da detecção no modo ROM.

 

Existe uma terceira alternativa que seria identificar o formato da placa ou então o tamanho em milímetros da controladora para se chegar no fabricante mais provável, ainda estou desenvolvendo o conceito e só publicarei quando conseguir.

 

No seu caso não tem nada escrito na placa para se identificar na lista de esquemas elétricos de SSDs:

 

O leque de opções se abriu e agora você deve escolher por desistir aqui sem identificar sua controladora ou então seguir uma das formas sugeridas acima.

 

Eu vou pegar todos as minhas sucatas de SSD e comparar com a sua foto para ver se encontro o possível fabricante, isso leva um tempinho e pode demorar.

 

Só depois que identificarmos a controladora é que podemos dar o próximo passo.

 

Não desista agora! Eu garanto que vai valer a pena continuar.

Postado

@Pincipi começou a complicar...kkkkkkkkk...entendi mais ou menos a parte do curto porque fiquei confuso. Eu vou fazer o contato do JP 1 (q acredito q ele seja o ponto de boot certo? deixei uma imagem pra facilitar em vermelho) mas com ele desligado fora da placa-mãe e de tudo certo? mas como eu vou saber do esquema do LED porque eu não tenho case USB pra ligar ele, só direto na placa. E pegando o exemplo que voce colocou do jumper feito com arame não entendi, você ligou ele na placa e na energia COM o jumper conectado?. Preciso fazer o mesmo esquema?

 

Outra duvida q não sei se tem a ver: reparei q nas suas fotos dos seus posts os SSDs sempre tem mais de um chip de memória (se é q esse é o nome dele) q eu selecionei em azul, enquanto o meu só tem 1. Pode ter alguma coisa a ver? sei lá por exemplo, você disse q tudo no crystaldisk é editável certo?, pode ser q até a capacidade real dele não seja de 1tb? no caso aparece como sendo, mas fisicamente o chip dele não é essa memória.

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  • Membro VIP
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Calma, vamos devagar, um passo ou etapa de cada vez senão a receita do bolo desanda.

 

Neste momento vamos induzir o modo ROM para saber o nome da controladora e depois em outro momento quando estivermos usando a MPtool vamos identificar a marca, modelo e real capacidade da memória que está no SSD, essa ai marcada em azul sem nada escrito nela, eu arrisco dizer que tem no máximo 256GB reais mas, só vamos descobrir isso depois de saber a marca da controladora.

 

Ai onde marcou em vermelho o JP1 seria também a minha primeira opção de tentativa, se não funcionar vamos tentar outra combinação, a JP2, a JP3 e JP4 até achar a que vai acionar o modo ROM.

 

Primeiro você já sabe o nome do SSD que aparece quando ele é detectado lá no setup, deve aparecer algo como WDS100T2G0A ou outro nome. Ai na próxima reinicialização do computador com o curto entre os terminais do JP1 feito, este nome que aparece na detecção deve mudar para algo diferente, caso não mude, faz uma nova reinicialização agora com o curto no JP2 e assim por diante até que apareça um novo nome na detecção, é através deste nome que vamos saber qual é a marca da controladora.

 

No seu caso em que não tem adaptador USB, vamos usar a porta SATA do computador mesmo. Você deve saber qual é a combinação de teclas para entrar no Setup e ver como é exibido o nome do SSD detectado.

 

Se não entendeu direito, volte no post de como entrar no modo ROM e releia com calma, com atenção, no momento em que o computador liga, o curto no JP1 deve já estar feito.

 

Só para constar; mandei a foto da placa do SSD no google lens e não achou nenhuma correspondência ou foto semelhante na internet.

 

Aqui na minha coleção de SSDs sucata não achei nenhuma placa igual.

Postado

@Pincipi boa noite amigo, demorei porque tava caindo o mundo aqui, com direto a granizo tufão e tornado (zuera)....kkkkkkkkkk

 

Enfim, mano esse negocio de curto realmente sou muito burro em fazer porque ou não entendi ou não funcionou, segue a imagem:

 

Fiz primeiro com a pinça de metal mas como não funcionou então fiz com o arame e detalhe é q deixei assim por uns 10 segundos ae eu fiz na ordem JP1 (amarelo) JP2 (vermelho) JP3 (azul) JP4 (verde), mas em todos não mudou na BIOS não, ainda ficou identificando como kingston 1000GB.

 

Duvida q sempre tive nessa parte é não se deve fazer ele ligado certo, mas se assim não esta funcionando então o curto não é nos JP's né, eu acho. Desculpa pela burrice...kkkkkkk

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  • Membro VIP
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Agora só resta tentar as outras combinações que ainda não foram testadas.

Eu tentaria primeiro lá no J1, no primeiro terminal que é quadrado e o segundo que é redondo. Onde tem os nove furos menores.

Caso não consigamos nada com este método, ai teremos dois caminhos alternativos:

1- http://vlo.name:3000/ssdtool/

2- https://www.usbdev.ru/

Que seria baixar e testar uma a uma das ferramentas disponíveis até que uma delas detecte e assim possamos identificar a controladora.

Nesta outra foto deu para perceber que tem algo escrito na memória, pesquise no google pelo que está escrito nela, isto também pode fornecer alguma pista, quem sabe outro usuário também tem o mesmo SSD, esteja procurando a MPTool dela e publicou algo.

Postado

@Pincipi Mano bom dia

 

Mesmo traduzindo não entendi muito bem o site mas baixei 2 programas pra testar, primeiro o chipgenius mas não entendi porque ele veio apenas um arquivo em wdb e nenhum executavel e outro foi o chipeasy, e aparentemente deu certo (acho) segue a imagem dele:

 

Seria aquilo q marquei?

Captura de Tela (19)1.png

  • Membro VIP
Postado

Parabéns, você deu seus pulos e descobriu mais uma maneira de identificar a Controladora.

 

Se realmente for uma controladora SandForce, para mim é fim de linha porque ainda não tive capacidade de consegui entender como instalar uma firmware nesta marca de controladora.

Só o que sei é que é através de ambiente Linux porque ainda não existe uma MPtool própria, ou pelo menos se existe, não foi divulgada.

Se conseguir induzir o modo ROM e reconhecer como Milpitas, é porque é um SandForce mesmo.

Na internet tem bastante material sobre a SandForce, também pode pesquisar por Milpitas que vai encontrar muita coisa.

Existe a possibilidade deste SSD ser da linhagem da SanDisk e WD que usam controladoras cuja marca não foi divulgada mas, em seu modo ROM mostram Milpitas, que é o nome da cidade que foi sede da empresa SandForce e atualmente é sede da SanDisk.

Em teoria este nome Milpitas pode estar ligado à Sandforce ou a algum de seus ex engenheiros.

A SanDisk mantém muito segredo em seus produtos e não vaza quase nenhuma informação à respeito.

Neste post tem algo que sei à respeito:

 

Postado

@Pincipi ahhhh ta de brincadeira...kkkkkkkk

 

Valeu e serve como aprendizado mas realmente, perdi 300 reais. porque acho q vou parar por aqui, o jeito vai ser comprar um novo mesmo, dessa vez vou ver pela amazon ou kabum (ambas já tenho conta). Embora fico com aquilo na cabeça do q pode ser o problema, porque não faz sentido funcionar meio termo do SSD...kkkkkkkk...Mas agradeço imensamente pela atenção e ajuda cara, ta de parabens

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  • Membro VIP
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Aqui no CDH tem vários posts com recomendações para comprar o SSD original, o básico é comprar da loja do fabricante ou então da loja recomendada pelo fabricante e depois usar o utilitário do fabricante para confirmar que é autêntico.

Então, eu também tinha a mesma dúvida em entender como pode o SSD dar meio defeito, eu ficava tentando estabelecer uma causa a um efeito, quando na realidade não existe um real defeito físico no SSD porque tudo segue a programação estabelecida na firmware instalada.

Se você for jogar ele no lixo, eu tenho interesse em ficar com ele para montar um post especifico, quem sabe no futuro tenha uma solução para ele.

O pessoal costuma guardar na gaveta e esperar até que apareça a solução.

Quando abrir o outro SSD conta para nós.

Postado

@Pincipi No lixo não, um teste que estou pensando em fazer é tentar instalar o windows nele pra ver se roda sem dar tela azul. porque pela lógica se ele aceita arquivos pequenos e a firmware dele esta "correta" (com um grande aspas aqui) então o problema deve estar apenas no sistema de transferência dele.

 

Em todo caso ainda pretendo fazer outro teste. mas isso vai ficar bem pra frente, por enquanto vou usando assim.

  • Membro VIP
Postado

Na minha opinião não existe uma lógica plausível no funcionamento irregular do SSD, só o que sei é que ao instalar uma nova firmware muitos SSDs retornam à vida sem defeito algum e alguns outros não.

Neste seu caso específico paira a suspeita da capacidade real dele ser menor do que a informada na etiqueta e em tese, formatar com uma capacidade menor iria mitigar a manifestação de algum erro ou perda de dados.

Eu conheço dois caminhos para saber a real capacidade da nand dele:

1-rodar o h2testw ou o mydisktest e pelo resultado, a quantidade de GB que não der erro é a quantidade real dele, o ruim de fazer isso é que vai consumir parte da vida útil dele, o contador vai subir em 1TB, além do que vai aquecer bastante o SSD o que pode causar travamento ou até mesmo morte súbita.

2-Pesquisar no Google pelo que está escrito na nand, se der sorte consegue localizar informações dela e a sua capacidade real.

Uma vez sabendo a capacidade real dele, basta formatar um pouco abaixo que vai poder usar normalmente sem nenhum erro aparente.

Eu já peguei um SSD falso de 128GB que na realidade sua nand tinha capacidade para 16GB, formatei com 12GB e ele virou um pendrive seguro.

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