Ir ao conteúdo

SSD com Windows 11 funcionará em computador sem TPM 2.0?

Ir à solução Resolvido por Banunin,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu queria saber se o win 11 sendo baixado em um SSD que está em um computador que tem tmp 2.0 e se depois esse SSD for colocado em um Pc sem esse requisito o windows ainda funcionar normal

• Solução
Postado

Já fiz os testes, atualiza normalmente e o suporte continua, só não vai rodar programas que precisam do TPM 2.0

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, gkp04 disse:

Olá, eu queria saber se o win 11 sendo baixado em um SSD que está em um computador que tem tmp 2.0 e se depois esse SSD for colocado em um Pc sem esse requisito o windows ainda funcionar normal

Boa tarde a todos na discussão.

O TPM 2.0 é camada adicional de segurança para o sistema, já que, basicamente, adiciona um processador secundário para lidar exclusivamente com a criptografia dos dados que vão até o processador principal (resumindo muito o conceito). O sistema funciona normalmente sem isso. As únicas coisas que ainda não se sabe ao certo, desde o lançamento do Windows 11 são:

1. Por que, inicial e exatamente, a Microsoft transformou ele num requisito essencial para o Windows 11, e

2. Por que o posicionamento dela, acerca desse requisito, oscila tanto, como nos últimos tempos.

• Curtir 1
Postado
45 minutos atrás, Gabriel U disse:

1. Por que, inicial e exatamente, a Microsoft transformou ele num requisito essencial para o Windows 11

Porque toda outra plataforma tem uma chain of trust no processo de boot faz anos, menos pcs. Querendo ou não pcs sempre foram vulneráveis a esse tipo de ataque, e ftpm é uma ótima solução

Citação

2. Por que o posicionamento dela, acerca desse requisito, oscila tanto, como nos últimos tempos.

Dado o comportamento que a imposição teve e como a microsoft é, faz sentido eles ficarem nesse vai e vem

Claro que eles ainda vão ter que suportar cliente enterprise sem ftpm, então a chave pra ignorar ainda vai ficar por muito tempo

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Você pode instalar diretamente o Windows 11 no computador "não suportado". Basta usar o Rufus para criar o disco de boot.

Meu laptop de mais de uma década de idade (ASUS S46CB) funciona feliz e sorridente com o Windows 11 Home faz tempo.

Recentemente instalei o Windows 11 até mesmo em um Sony Vaio com Core i5 de primeira geração, sem suporte a TPM 2.0, Secure Boot ou mesmo UEFI. Funciona perfeitamente.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para SSD com Windows 11 funcionará em computador sem TPM 2.0?
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, KairanD disse:

sem suporte a TPM 2.0, Secure Boot ou mesmo UEFI

Sem UEFI? Da última vez que tentei, logo que o 11 saiu, o instalador não permitia instalar em Legacy/CSM + MBR. Era possível fazendo manualmente, particionando, aplicando o WIM, instalando o carregador de inicialização, etc. Não exatamente um procedimento para leigos. Tem tópico aqui no fórum em que a gente discutia isso e a conclusão era que o único requerimento realmente exigido pelo instalador era UEFI. Mudou?

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

@Marcos FRM Eu simplesmente usei o Rufus para criar um pendrive de instalação em MBR. Instalou normalmente.

Consegui aproveitar a licença do Windows 7 Home Premium original do laptop instalando primeiro o Windows 11 22H2. Aí, para atualizar (já que o 22H2 já havia sido descontinuado e por isso o hardware "incompatível" não atualizaria), criei mais um disco de boot usando o Rufus, dessa vez colocando o W11 24H2, e atualizei simplesmente plugando o pendrive com o Windows ligado e clicando no instalador.

Foi bem fácil, apenas trabalhoso. Até o momento não encontrei algum hardware "incompatível" que realmente não roda o Windows 11 24H2. E olha que já formatei muito laptop velho. Aí eu simplesmente instruo o usuário a não ficar sem atualizar por muito tempo. Até agora, zero problemas.

Aqui em casa mesmo há quatro computadores "incompatíveis" rodando o Windows 11. Eu simplesmente ignoro a "incompatibilidade" 😜

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@KairanD  Pois então, finalmente testei numa máquina virtual e não é que instala em BIOS não-UEFI mesmo? Iniciei com o DVD e adicionei os valores BypassTPMCheck, BypassSecureBootCheck e BypassRAMCheck em HKLM\SYSTEM\Setup\LabConfig. Haha, nem sabia. 🤣 Obrigado pelo aviso.

2 horas atrás, KairanD disse:

já que o 22H2 já havia sido descontinuado e por isso o hardware "incompatível" não atualizaria

Chegou a tentar atualizar para o 24H2 pelo Windows Update?

• Curtir 1
Postado

Instalar windows 11 na maquina virtual está difícil, quando tentei bem no inicio da instalação apareceu que meu hardware era incompatível. 

Sobre compatibilidade consegui instalar windows 11 normalmente no meu r5 1600, eu uso Eazy2Boot, que cria um pendrive brotável Legacy e UEFI, basta colocar imagem do sistema dentro da pasta e fazer a instalação. Rufus fica pra trás, servindo apenas para fazer um pendrive de "uso único" 

• Membro VIP
Postado
agora, Banunin disse:

Rufus fica pra trás, servindo apenas para fazer um pendrive de "uso único" 

Sim. Lembrando que o Rufus permite fazer uma mídia híbrida que inicia em Legacy/CSM e UEFI, basta teclar Alt+E na interface dele.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
35 minutos atrás, Marcos FRM disse:

Chegou a tentar atualizar para o 24H2 pelo Windows Update?

Tentei sim. Não funcionou. Aparecia um aviso de que o suporte havia sido encerrado para aquela versão e que não era possível atualizar. Para evitar isso, é necessário atualizar regularmente computadores "incompatíveis".

Aí eu fiz aquela manobra... Criei um pendrive de boot com o 24H2 usando o Rufus novamente e bastou plugar o pendrive e iniciar o instalador dentro do próprio Windows rodando. Aí selecionei a opção de atualizar e foi certinho. Eu instalei usando o Windows 11 22H2 porque o 24H2 não aceita keys do Windows 7, mas o anterior aceita.

Ainda tem muito computador antigo com vida "de sobra". E eu faço de tudo para manter essas máquinas antigas funcionando, mesmo no meu local de trabalho. 🙂

• Coordenador
Postado

@Marcos FRM Sim. Mas só afeta quem deixa a máquina muito tempo sem atualizar. E dá para contornar com a manobra do Rufus.

Minhas máquinas eu atualizo regularmente e não passei por isso. Eu sempre dou essa orientação às pessoas que me pedem para instalar o Windows 11 em hardware não suportado. Dessa forma vou conseguir salvar muitos computadores de uma aposentadoria prematura, além de evitar a compra desnecessária de novos equipamentos (no meu trabalho mesmo já consegui evitar bastante desperdício de dinheiro público).

Neste momento estou aqui digitando do meu laptop com o Core i7-3537U. Roda o Windows 11 lisinho. Vai longe ainda. 🙂

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!