Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

recentemente eu tive que mudar meu pc de lugar, dai eu mudei a posição dele e deixei desligado a noite toda. Quando liguei no dia seguinte, estava fazendo um barulho muito alto e chato. Chequei tudo, até parar ventoinha por ventoinha, e eu acho que vem do water cooler. Tentei ver se tava mal encaixado, mas não era o caso. Pesquisei e vi varias pessoas falando que pode ser ar, e que é pra virar o gabinete, e foi exatamente o que eu fiz, mas não resolveu. Eu to com meu PC deitado aqui e ligado faz um tempo, e ainda sim não ajeitou. O barulho começou tem mais de 1 semana e não saiu desde então. Alguém tem alguma ideia? Vou deixar fotos de como ele está agora e como ele fica normalmente.

gravei o barulho e postei no youtube: 

DEITADO.jpg

Postado
1 minuto atrás, PedraX disse:

Deve ser temperatura alta, ou da CPU ou da GPU.

Experimente deixar sem a tampa lateral.

Não é a temperatura não, meu PC ta a 45 graus aqui, isso que to com o ar condicionado desligado

Postado
3 minutos atrás, Falatu disse:

@Enj experimenta desligar a bomba do wc por um instante e ve se persiste 

Pelo barulho parece watercooler

como fazer para desligar a bomba?

Postado

@Enj cara, dependendo das especificações das fans do gabinete, por exemplo, fans com eixo não são feitas pra ficarem em pé, somente deixadas pois assim o eixo gira livremente, se colocar deitada o eixo vai pender pra um lado ocasionando atrito e consequentemente um barulho horrível, mas como você já disse que parou todas as fans e mesmo assim continua, suponho que suas fans sejam magnéticas ou com rolamento, sendo assim, suponho também que você não testou a fan da fonte de alimentação, certamente ela é com rolamento de eixo e esta causando esse problema, se você já deixou ligado por algum tempo assim, é provável que ela não volte ao normal depois de colocar o gabinete na posição vertical novamente, só vai parar com o barulho se você abrir e lubrificar, se esse for o caso. mas pelo barulho no Vídeo parece ser a bomba do water cooler pois é bem constante, nesse caso, diga-me, o som aumenta ou diminui de vez em quando?

Postado
2 minutos atrás, Enj disse:

meu PC ta a 45 graus aqui, i

Foi medido como?
Melhor você dizer exatamente a configuração completa, inclusive fonte, gabinete,CPU e VGA  , modelo e fabricante.

Quanto á tese de ser os rolamentos, acho difícil , só se algum estiver com defeito.

Postado
13 minutos atrás, Enj disse:

como fazer para desligar a bomba?

deve remover o conector dela, mas vai depender de como foi instalado, mas geralmente ele fica no lugar do CPU_FAN

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Meu computador está gerando um ruído alto - water cooler
Postado
24 minutos atrás, Mascote01 disse:

@Enj cara, dependendo das especificações das fans do gabinete, por exemplo, fans com eixo não são feitas pra ficarem em pé, somente deixadas pois assim o eixo gira livremente, se colocar deitada o eixo vai pender pra um lado ocasionando atrito e consequentemente um barulho horrível, mas como você já disse que parou todas as fans e mesmo assim continua, suponho que suas fans sejam magnéticas ou com rolamento, sendo assim, suponho também que você não testou a fan da fonte de alimentação, certamente ela é com rolamento de eixo e esta causando esse problema, se você já deixou ligado por algum tempo assim, é provável que ela não volte ao normal depois de colocar o gabinete na posição vertical novamente, só vai parar com o barulho se você abrir e lubrificar, se esse for o caso. mas pelo barulho no Vídeo parece ser a bomba do water cooler pois é bem constante, nesse caso, diga-me, o som aumenta ou diminui de vez em quando?

o barulho não parou nem colocando o gabinete deitado, ele não parou em nenhum momento. O barulho também é sempre igual, ele começa ao PC ligar e para quando ele desliga, sempre no mesmo volume independente se estou com jogos abertos, temperatura e etc

24 minutos atrás, PedraX disse:

Foi medido como?
Melhor você dizer exatamente a configuração completa, inclusive fonte, gabinete,CPU e VGA  , modelo e fabricante.

Quanto á tese de ser os rolamentos, acho difícil , só se algum estiver com defeito.

eu vi a temperatura pelo gerenciador de tarefas.

Meu pc tem uma 3060

os coolers são aqueles mega basicos: https://www.mercadolivre.com.br/kit-3-fans-cooler-pc-gamer-led-RGB-120mm-ventoinha-gabinete/p/MLB37774613#polycard_client=search-nordic&searchVariation=MLB37774613&wid=MLB3893520795&position=5&search_layout=grid&type=product&tracking_id=57129c4f-91c5-42a1-aaeb-81df5600db9e&sid=search

Water Cooler Onepower Spectra 360mm Preto Argb - Wc-502

Gabinete Gamer K-mex Aquário Space Atx Cg-p2r4 Sem Fans

Ryzen 7 7700x

2 memórias DDR5 16gb 6000mhz Fury Beast RGB Kf560c40bba-16

fonte Corsair CV750 750 W fonte cor preto 110V/220V ATX 80 plus bronze

tuf gaming b650m-plus

Só para deixar claro, o barulho esta vindo do AIO, não do radiador

Postado
56 minutos atrás, Enj disse:

fonte Corsair CV750 750 W fonte cor preto 110V/220V ATX 80 plus bronze

Essa fonte é de baixa qualidade, o teclab testou o modelo de 650w e reprovou, ripple elevado, o modelo de 750w usa a mesma péssima plataforma.👇

Postado
21 minutos atrás, Tiberio disse:

Essa fonte é de baixa qualidade, o teclab testou o modelo de 650w e reprovou, ripple elevado, o modelo de 750w usa a mesma péssima plataforma.👇

você acha q o problema então é a fonte? Como q eu posso testar isso pra ver se o barulho para 

Postado
agora, Enj disse:

você acha q o problema então é a fonte?

Eu não acho nada, você não assistiu o vídeo? ripple elevado diminui drasticamente a vida útil das peças.

2 minutos atrás, Enj disse:

Como q eu posso testar isso pra ver se o barulho para 

Faça um teste com uma fonte melhor.

Postado

@Enj cara basicamente você vai saber de onde vem pela direcão do som

Desliga a bomba do water cooler muito provavelmente que o barulho vem dela

difícil ser fonte por mais cretina que a fonte seja

Postado
7 minutos atrás, Falatu disse:

@Enj cara basicamente você vai saber de onde vem pela direcão do som

Desliga a bomba do water cooler muito provavelmente que o barulho vem dela

difícil ser fonte por mais cretina que a fonte seja

eu não sei como desligar a bomba 😞 não fui eu que instalei, eu to aprendendo agr a mexer e não quero levar na assistência, ta absurdo de caro

Postado

@Enj veja, é simples de desligar a bomba do water cooler, se não foi você que instalou, suponho que alguma assistência tenha montado o PC pra você, olhe na imagem abaixo: image.png.14789eae6c0b3288c7bcd5a0998ab8cb.png

é possível ver o conector CPU_FAN na placa-mãe, ao lado dele esta escrito CPU_FAN, normalmente a bomba do water cooler é instalada nesse conector, algumas pessoas ainda configuram na BIOS para que mantenha alta rotação pois assim a agua permanece em fluxo constante melhorando a refrigeração, mas enfin, se você encontrar esse conector, remova o cabo dele e escute se o barulho vai parar, mas não deixe muito tempo desconectado. Se não perceber nenhuma diferença no barulho, plugue de volta o cabo no CPU_FAN e esteja atento para a posição correta, ele só vai entrar se estiver do lado certo. agora você deve procurar por um conector muito parecido mas com o nome de SYS_FAN, ele deve estar em algum lugar da placa, muito provavelmente pelas beiradas, quando encontrar faça o mesmo processo, remova ele e veja se o barulho some, as vezes a bomba do water cooler é ligada no SYS_FAN mas não é muito comum. Em alguns casos dependendo da placa, é possível que ela tenha um conector com o nome SYS_FAN_PUMP que é feito pra water cooler, se você não conseguir com o SYS_FAN nem com o CPU_FAN pode tentar com o SYS_FAN_PUMP (se existir na sua placa). se não encontrar o SYS_FAN_PUMP e não perceber diferença no barulho removendo o cabo do SYS_FAN e CPU_FAN, pode ser então que o seu water cooler esteja conectado diretamente na fonte, ai você vai ter que se esforçar ai pra encontrar o cabo e fazer o procedimento de remover, mas nada muito difícil.

Postado

O CPU_FAN não é adequado para ligar bomba de WC, foi feito para ligar fans (ventoinhas)  seja de air cooler de CPU ou de radiador de WC e por isso a curva de fans no BIOS vem configurada para variar a rotação das fans em função da temperatura do CPU, forma dinâmica.

Quando a placa-mãe não tem um conector CPU_PUMP, AIO_PUMP... usa-se um SYS-FAN ou CHA-FAN e no BIOS configura para 100% de RPM e temperatura de referência: CPU.

Eletricamente todos estes conectores são iguais, mas usando o CPU_FAN só para o que foi feito - fans (ventoinhas); tem apenas um conector para configurar no BIOS, ao invés de dois.

Postado
2 horas atrás, Mascote01 disse:

@Enj veja, é simples de desligar a bomba do water cooler, se não foi você que instalou, suponho que alguma assistência tenha montado o PC pra você, olhe na imagem abaixo: image.png.14789eae6c0b3288c7bcd5a0998ab8cb.png

é possível ver o conector CPU_FAN na placa-mãe, ao lado dele esta escrito CPU_FAN, normalmente a bomba do water cooler é instalada nesse conector, algumas pessoas ainda configuram na BIOS para que mantenha alta rotação pois assim a agua permanece em fluxo constante melhorando a refrigeração, mas enfin, se você encontrar esse conector, remova o cabo dele e escute se o barulho vai parar, mas não deixe muito tempo desconectado. Se não perceber nenhuma diferença no barulho, plugue de volta o cabo no CPU_FAN e esteja atento para a posição correta, ele só vai entrar se estiver do lado certo. agora você deve procurar por um conector muito parecido mas com o nome de SYS_FAN, ele deve estar em algum lugar da placa, muito provavelmente pelas beiradas, quando encontrar faça o mesmo processo, remova ele e veja se o barulho some, as vezes a bomba do water cooler é ligada no SYS_FAN mas não é muito comum. Em alguns casos dependendo da placa, é possível que ela tenha um conector com o nome SYS_FAN_PUMP que é feito pra water cooler, se você não conseguir com o SYS_FAN nem com o CPU_FAN pode tentar com o SYS_FAN_PUMP (se existir na sua placa). se não encontrar o SYS_FAN_PUMP e não perceber diferença no barulho removendo o cabo do SYS_FAN e CPU_FAN, pode ser então que o seu water cooler esteja conectado diretamente na fonte, ai você vai ter que se esforçar ai pra encontrar o cabo e fazer o procedimento de remover, mas nada muito difícil.

O meu tem algo conectado no AIO_PUMP também, serve tirar dali?

2 horas atrás, Mascote01 disse:

Certo, eu tirei aqui e o barulho parou, é a bomba mesmo. O que posso fazer? Como resolver este problema? Eu não tenho outro water cooler ou cooler pra CPU, e a garantia desse acabou fazem 2 semanas 😞

Postado

Comprar um WC novo... de preferência de marcas que dê uma garantia maior. As boas marcas dão 3, 5, 6 anos de garantia. Tem um modelo da ASUS ROG que era 10 anos.

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

Comprar um WC novo... de preferência de marcas que dê uma garantia maior. As boas marcas dão 3, 5, 6 anos de garantia. Tem um modelo da ASUS ROG que era 10 anos.

Não tem nenhum jeito de consertar esse?

Postado

Esses  WC AIO são selados justamente porque não prevê manutenção, é usar e descartar.

Esse "One Power" é "genérico" - OEM da China com o menor custo de fabricação possível, se funciona por um ano sem problema esta de bom tamanho.

Se tiver habilidade e ferramentas pode desmontar e limpar a bomba por dentro para ver se melhora, mas fazer isso requer repor o líquido - que não é agua de torneira; custa uns R$ 100,00 o litro, trocar mangueiras e fittings.

Agora se o ruído for do rolamento do motor da bomba que desgastou não a o que fazer.

Em todo caso entre no BIOS e nos configurações do conector AIO_PUMP diminua a rotação de 100% para uns 80% e veja se melhora o ruído, e se não aumenta muito a temperatura.

• KairanD alterou o título para Water cooler Onepower Spectra 360 mm gerando elevado ruído

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!