Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá gente, estou com uma dúvida com relação a qual placa wifi eu tenho na placa-mãe B500M Pro VDH Wifi, pois no site da MSI fala em Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, porém no gerenciador de dispositivos aparece Wifi 6E inclusive nas propriedades consta essa informação.

Gostaria de saber como posso confirmar essa informação, pois meu roteador é Wifi 5 e se a placa realmente for Wifi 6E, posso pensar numa troca.

Vou deixar prints do gerenciador de dispositivo do Windows 11 e o site da fabricante.

Site: https://www.msi.com/Motherboard/B550M-PRO-VDH-WIFI/Specification

Prints 

image.png.323cbda9e3444a032ce5afb5f9d7b1f4.png

image.png

• Membro VIP
Postado

O roteador sendo WiFi-5 e a placa WiFi-6E não requer troca, todos os padrões de rede no 5 são suportadas no 6, permanecendo com a placa você tem a oportunidade de mais pra frente atualizar seu roteador e já ter suporte ao novo padrão em seu computador.

Postado
37 minutos atrás, Linio Alan disse:

O roteador sendo WiFi-5 e a placa WiFi-6E não requer troca, todos os padrões de rede no 5 são suportadas no 6, permanecendo com a placa você tem a oportunidade de mais pra frente atualizar seu roteador e já ter suporte ao novo padrão em seu computador.

@Linio Alan Sim, é que eu penso na possibilidade de mudar o roteador, pois não consigo fazer cabeamento até o meu computador e mesmo conecta na rede de 5 GHz a velocidade em testes dificilmente passa de 100 Mbps (meu provedor fornece 600). Mas a dúvida que fico é que o fabricante fala uma coisa e o computador mostra outra e acabar gastando com a troca do roteador sem necessidade.

• Membro VIP
Postado

Entendi, então parece que você está conectando na rede 2.4Ghz, aí sim realmente a banda sincronizada vai ficar abaixo do esperado, não precisa trocar de roteador, apenas certifique-se se estar conectando na rede 5Ghz do roteador atual que vai chegar na velocidade próximo do contratado 

Postado
1 minuto atrás, Linio Alan disse:

Entendi, então parece que você está conectando na rede 2.4Ghz, aí sim realmente a banda sincronizada vai ficar abaixo do esperado, não precisa trocar de roteador, apenas certifique-se se estar conectando na rede 5Ghz do roteador atual que vai chegar na velocidade próximo do contratado 

@Linio Alan Essa velocidade é na rede de 5GHz. Já pensei em mudar o roteador ou as antenas de recepção porque me parece que algo está interferindo na velocidade, só não descobri o que.

• Membro VIP
Postado

Acesse a página de configuração, mas propriedades avançadas de Wireless ou WIFI e posta pra gente um print para vermos como está setado.

• Membro VIP
Postado

Ali no primeiro print diz que a banda negociada ficou em 520 Mbps, claro para a rede interna no WiFi -- WLAN -- para testar isso seria bom fazer testes de transferência entre hosts na mesma rede 5Ghz oi entre um PC no cabo em porta Gigabit e esse host que conectou em 520 Mbps.

De todo modo, se o roteador que você quer trocar for da operadora eles mesmo que deveriam fazer isso sem custo para você, existe aí uma clara incompatibilidade entre a banda contratada e o equipamento fornecido por eles 

Mas faz conforme citei antes, para ter certeza de que não é nenhum problema na sua rede de WLAN.

Postado
1 minuto atrás, Linio Alan disse:

Ali no primeiro print diz que a banda negociada ficou em 520 Mbps, claro para a rede interna no WiFi -- WLAN -- para testar isso seria bom fazer testes de transferência entre hosts na mesma rede 5Ghz oi entre um PC no cabo em porta Gigabit e esse host que conectou em 520 Mbps.

De todo modo, se o roteador que você quer trocar for da operadora eles mesmo que deveriam fazer isso sem custo para você, existe aí uma clara incompatibilidade entre a banda contratada e o equipamento fornecido por eles 

Mas faz conforme citei antes, para ter certeza de que não é nenhum problema na sua rede de WLAN.

@Linio Alan Eu tenho um dir 842 ligado no roteador da operadora e desativei o wifi dele. Conectado via cabo, funciona perfeitamente e até passa o valor contratado. 

• Membro VIP
Postado

No cabo é esperado mesmo uma maior taxa de transferência pois não encontra tanta atenuação quanto via sem-fio.

Faz o teste ligado ao WIFI do 842 para tira-teima, como mostra a imagem a velocidade teórica no 5Ghz passa do valor da banda internet.

Screenshot_20250316-185451.png

Postado

@Linio Alan Então os testes foram feitos no wi-fi do 842 e dificilmente passam dos 100. Isso que acho muito estranho. Nunca utilizei o wi-fi da operadora. Não sei se pode ser algum problema com as antenas dessa placa-mãe. Tô realmente perdido

Acabei de fazer o teste

image.thumb.png.0e8cbe49d5f9572f1d5bece363a12c66.png

• Membro VIP
Postado

Esse teste tá com cara de furado...

Teste outros sites ou faça download de um arquivo pesado tipo imagem .isso de Linux e, ao mesmo tempo, teste a velocidade para somar a banda dos downloads simultâneos.

Eu uso bastante o site simet.nic.br para testes sintéticos.

Postado
3 minutos atrás, Linio Alan disse:

Esse teste tá com cara de furado...

Teste outros sites ou faça download de um arquivo pesado tipo imagem .isso de Linux e, ao mesmo tempo, teste a velocidade para somar a banda dos downloads simultâneos.

Eu uso bastante o site simet.nic.br para testes sintéticos.

@Linio Alan Utilizando o site que você indicou

image.thumb.png.1bf403248c0ac17a9e00f9ee44add73b.png

• Membro VIP
Postado

Se tiver outros equipamentos na rede conectados no momento dos testes, então irá ocorrer concorrência de tráfego e irá afetar os testes.

O ideal é isolar todos os demais hosts na rede -- sem-fio e cabo -- e testar, preferencialmente realizando múltiplos downloads simultâneos com gerenciador de downloads para otimização e evitar alguma limitação de banda do servidor remoto.

Isso porque como está mostrando no seu print a banda negociada está na casa dos 500 Mbps ou mais, isso sozinho dá a dimensão de que não necessariamente se trate de algum problema exatamente e sim um comportamento esperado, como por exemplo, a existência de barreiras e interferências externas que forcem ambos -- placa WiFi e roteador -- realizar retransmissão e renegociação e regeneração no sinal à uma taxa que afete a a banda utilizável, que é diferente da banda negociada.

Você está usando alguma base extensora com antenas saindo da placa WiFi do seu PC?

61S8poVxUmL.jpg

• Membro VIP
Postado

Ao meu ver isso vai ter perda porque não tem a famosa "área de visada" desimpedida entre a placa no PC e o roteador, da forma como está acredito que vai ter realmente uma atenuação final bem significante juntando carcaça do próprio PC, móvel/hack, paredes e o que mais estiver no caminho.

O uso de uma extensora visa exatamente sanar este problema.

Fez os testes de download como detalhado anteriormente?

Postado
5 minutos atrás, Linio Alan disse:

Ao meu ver isso vai ter perda porque não tem a famosa "área de visada" desimpedida entre a placa no PC e o roteador, da forma como está acredito que vai ter realmente uma atenuação final bem significante juntando carcaça do próprio PC, móvel/hack, paredes e o que mais estiver no caminho.

O uso de uma extensora visa exatamente sanar este problema.

Fez os testes de download como detalhado anteriormente?

@Linio Alan fiz, espero que certo rs. Mas acho que o problema é justamente isso, interferencia de tudo e a antena não fica totalmente livre. O que achou da antena que enviei no link?

image.thumb.png.6958def22a5c8530e3e90d1eee3be43a.png

• Membro VIP
Postado

Fenvi tem sido uma top-seller nessa área, então não tenho nenhuma oposição à está marca em particular, eu daria uma chance.

Vai do comprador também ler comentários e formar uma opinião própria sobre o produto em específico.

Postado
12 minutos atrás, Linio Alan disse:

Fenvi tem sido uma top-seller nessa área, então não tenho nenhuma oposição à está marca em particular, eu daria uma chance.

Vai do comprador também ler comentários e formar uma opinião própria sobre o produto em específico.

@Linio Alan Obrigado pela ajuda e opinião. Vou pesquisar mais sobre essa anterna e também ver no aliexpress, mesmo que demore um pouco mais.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sim depois que chegar e instalar atualize sua experiência no seu tópico as suas impressões sobre, irá enriquecer seu tópico e ajudar outros com problemas semelhante. 

• Curtir 1
  • J.Augusto F alterou o título para Quais as especificações da placa Wifi da MSI B550M Pro VDH Wifi?
Postado

@Linio AlanVou deixar aqui registrado algumas informações que podem ser úteis no futuro.

1) Entrei em contato com a MSI questionando qual era de fato o módulo wifi desta placa-mãe e conforme print, o módulo é realmente Wifi 6E ao contrário do que esta no site.

image.png.a6938059e0260dc16164d8657c580c91.png

Comprei também esta antena (Marca FENVI, modelo F-AT6.) na shopee: https://shopee.com.br/Antena-Wi-fi-Dobrável-Com-Base-Magnética-Cabo-120-Cm-Fenvi-i.294583009.23593731816 

Realizei alguns testes de velocidade e também de download e eis os resultados:

image.thumb.png.cc41f0cce7b5462cecf98dd968720d35.png

image.thumb.png.25531dde7b8aaba2181ce0943e31661e.png

image.png.bebdc45e9c80c88c77a1ed3d09e11f32.png

Então obtive um bom ganho de velocidade com esta mudança. Provável no futuro trocarei um roteador para um AX1800.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!