Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Sou novato no mundo do overclock, mas recentemente me interessei bastante pelo assunto e gostaria de fazer alguns ajustes no meu sistema. Meu setup conta com um Ryzen 7 5700X e memórias Asgard T3 de 3200MHz.

Meu objetivo é levar o processador de 4.65GHz para 4.825GHz, ajustando a tensão entre 1.334V e 1.340V. Já na RAM, pelo que pesquisei, ela pode rodar em 3600MHz sem alterar a tensão ela esta em 3200mhz com o xmp, também gostaria de ajustar alguns timings básicos sem mexer na tensão.

Minhas principais dúvidas são:

Esse overclock está dentro de um limite seguro ou pode comprometer muito a vida útil das peças?

Caso o sistema de algum problema como posso fazer para recetar ?

Esse overclock pode danificar o meu pc ?

Agradeço qualquer ajuda e sugestões que possam me dar

Postado

@Eduardo_fv Bom cada chip é um chip

1.34 tá bem perto do limitte eu diria  quais as temperaturas ?

eu tenhho um Ryzen 5 5600 @4800mhz com 1.30 

posta seu setup completo inclusive fonte e arrefecimento 

você testou pra saber se tá estavel?

overclock de memória é muito mais chato

você tem que testar latencia por latencia individualmente 

overclock por tanto que fique num limite seguro de tensão eu manteria abaixo de 1.35 não da b.o

se der xabu , você pode tiirar a bateria da biios na placa-mãe e o conector de força depois de uns 5minutos ele volta ao padrão de fabrica 

viigia as temperaturas e não ultrapasse tensões 

Postado
3 horas atrás, Falatu disse:

overclock de memória é muito mais chato

você tem que testar latencia por latencia individualmente 

overclock por tanto que fique num limite seguro de tensão eu manteria abaixo de 1.35 não da b.o

Não necessariamente, as vezes pode ser bem fácil. Aqui por exemplo tô usando um par 2x16 de 3600 MHz Cl 18 em 4133 MHz mantendo os timings originais, sincronizado com FLCK e UCLK. Só precisei setar NB/SoC pra 1.1 V (valor padrão pra OC) e a RAM em 1.36 V, mais nada. Até 1.4 V ainda é seguro com uma grande margem. Só recomendo primeiro fazer o OC da RAM e depois o da CPU, se fizer o oposto vai ter que voltar pra CPU depois pra afinar.

Postado

@Shaman93 eu tenho um par de kingstton beastt nem com reza passa de 3400 kkkkk pior quue pra pegar 3400 tem que relaxar as latencias d++ ]

nem com latetncia relaxaxda e tensão em 1.5 sobe de 3400

já tentei tambem só apertar os timmngs  mas também sem sucesso 

Postado
16 horas atrás, Falatu disse:

@Shaman93 eu tenho um par de kingstton beastt nem com reza passa de 3400 kkkkk pior quue pra pegar 3400 tem que relaxar as latencias d++ ]

nem com latetncia relaxaxda e tensão em 1.5 sobe de 3400

já tentei tambem só apertar os timmngs  mas também sem sucesso 

Pode crer, depende muito da sorte, e aí é com 2 componentes ainda: memória + controlador de memória do processador. Um padrão é que com o amadurecimento da tecnologia e refinamento dos processos de fabricação, os IMC vão melhorando e os pentes de RAM também. Há alguns anos praticamente só as samsung b-die conseguiam 3200 Cl16, hoje em dia virou banal e até os pentes mais vagabundos conseguem.

• 2 semanas depois...
Postado

@Eduardo_fv

Algumas das informações necessárias para te ajudarmos nesse tópico são:

1- qual fonte você está utilizando ? ( precisamos saber se vai torrar ou não )
2- qual placa-mãe você está utilizando? ( precisamos do modelo em específico, para saber se os VRMS da placa suportam esse overclock de processador, sem fritar a placa-mãe )
3- sua refrigeração num geral é boa? pasta térmica simples? water cooler? quantas fans?

Overclock em si precisa de tudo isso bem dimensionado para fazer com segurança entende?

o que quero dizer é que não adianta muito querer fazer overclock com uma placa-mãe "simplona"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!