Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente me mudei e de uma semana pra cá estou enfrentando alguns problemas como a rede elétrica, sempre que eu ligo um microondas ele simplesmente desliga depois de 13 minutos (já foram dois com a mesma situação, liga funciona normal e depois dos 12 minutos eles morrem) levei os dois para um técnico e ele simplesmente disse que torrou quase tudo por dentro (sobrecarga) resolvi medir com um multímetro e não consegui achar nada de anormal, (215-220v) apenas quando a geladeira arma o compressor ou abro a porta o multímetro marca 1 depois da um valor muito alto e volta ao normal, alguma dica ? Já foram dois microndas para o "saco" e estou com receio de ir mais um 

17422231533816218061293423098240.jpg

Postado

O primeiro eu usava já na casa antiga, era bivolt sem chave seletora usava a um tempo e não tinha problema o outro era da casa já, estão em reparo no eletricista de confiança da família, 

Eram um Mallory (já usava a um tempo) e um Eletrolux ( que já estava na casa ) os dois deram o mesmo defeito, capacitor e transformador e ainda estouraram o fusível de proteção

8 minutos atrás, Falatu disse:

@carlao.com eram novos?   Não foram reparados? Já olhou se ele tem chave seletora?

Os dois eram bivolt 

19 minutos atrás, FoxBlack disse:

Qual a tensão dos Microondas ?

Os dois eram bi volt sem chave seletora 

Postado
12 minutos atrás, Renato.88 disse:

A única causa pra isso ocorrer, é uma instalação com duas fases de 220V e há mau contato no neutro. 

Tá testei com aquelas Chaves de identificar fase e deu uma fase e uma neutro, testei a tensão nas 3 tomadas próximas e todas estão dando 220v aproximadamente, estou suspeitando essa do neutro rompido 

• Membro VIP
Postado
36 minutos atrás, Renato.88 disse:

instalação com duas fases de 220V e há mau contato no neutro. 

Nem entendi muito bem.. se é que entendo alguma coisa. Como a falta do neutro pode fazer subir a V nas fases? Só entendo com desenho... 😁

Minha casa é assim... duas fases + neutro. Chuveiro e 3 tomadas - sem terra - com 220.

28 minutos atrás, carlao.com disse:

testei a tensão nas 3 tomadas próximas e todas estão dando 220v

teste a tensão com o m.o. ligado.. pode ser que mau contato deixa a v entre 127 e 220 o que meio que endoida o sistema do m.o.... só teoria.. não tenho m.o. bivolt

Postado

@.if única coisa que eu achei foi quando ligo a geladeira o multímetro apaga e volta com valor alto e dps volta para os 220v

Ex.

Medindo 220v

Ligo a geladeira- multímetro marca valor ( 1 )

Depois acusa 300v 

Volta a medir 220v

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, carlao.com disse:

Ligo a geladeira- multímetro marca valor ( 1 )

Depois acusa 300v 

Volta a medir 220v

Este (1) que ele mostra.. tá tentando te falar que o valor passou do limite que ele suporta. O 300 á muito perturbador. Mas pode ser ruído no cabo dele. O ideal é medir com carga: com algo ligado na tomada. p.ex. ferro de passar que é meio parrudo - não pifa com facilidade. .. apesar do ligeiro cagacinho que dá...

Se seu multimetro estiver correto, sem defeito e na escala correta, de fato tem boi na linha. Sugiro fazer 1 vídeo e nos mostrar.

• Curtir 1
Postado

@.if ele pode dar esse ""boi" apenas com eletrônicos de alta potência, vou arrumar um ferro de passar pra testar depois.

Vou ver se consigo fazer um vídeo pra mostrar 

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, .if disse:

Como a falta do neutro pode fazer subir a V nas fases? Só entendo com desenho..

Imagine o neutro rompido no x vermelho, as cargas ficariam ligadas em série nas duas fases, essas cargas não serão iguais, uma terá resistência mais baixa que a outra.

Sei que Não precisa eu te falar isso mas serve de consulta para outros membros:

As cargas em série formam um divisor de tensão, como não tem a mesma resistência, a carga com maior resistência recebe tensão maior.

Sem título.png

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Excelente amigo... nos 2 sentidos 🙂...

Nem vi que ele recebia 2 fases 220. .. tampouco não tinha certeza que a concessionária as fornece pra uma residência. Pra explicar o que ocorre na casa do amigo autor, suponho que a geladeira está numa fase e o m.o. em outra. De fato sendo o maucontato no neutro, o amigo autor deve procurar um técnico. .. ou se achar que pode/deve, percorrer toda a fiação até o relógio de luz em busca de emendas... provavelmente vai achar alguma meia quente ou morna.

Postado
5 horas atrás, .if disse:

tampouco não tinha certeza que a concessionária as fornece pra uma residência

Esse tipo de instalação é fornecido em apartamentos. Dado a quantidade enorme de cargas que tem ligadas à um único transformador. 

Em casas eu realmente nunca vi. Mas é possível que tenha. 

Nesse caso, é mais comum a concessionária fazer a divisão das três fases no poste entregando somente uma fase a cada casa. 

• Curtir 1
Postado

Em residências é possível ter duas ou três fases sim. Depende da carga instalada ou da necessidade de atender cargas trifásicas como motores de bombas hidráulicas.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 17/03/2025 às 11:55, carlao.com disse:

resolvi medir com um multímetro e não consegui achar nada de anormal, (215-220v) apenas quando a geladeira arma o compressor ou abro a porta o multímetro marca 1 depois da um valor muito alto e volta ao normal, alguma dica ? Já foram dois microondas para o "saco"

A sua rede tem mais de uma fase, cada uma dessas fases é 220v entre fase e neutro, a sua geladeira está na fase oposta a fase do microondas, a tensão entre fases diferentes (tensão de linha) da rede 220v é 380v!

O que significa que toda vez que sua geladeira dá partida, causa sobretensão na tomada onde está o microondas porque o seu neutro está ferrado em algum lugar, algum mau contato parcial ou mesmo total, de forma que o retorno de neutro está ocorrendo apenas pela haste de aterramento do padrão de entrada da Cia. elétrica, o problema pode ser no seu ramal de entrada da concessionária, ou em algum ponto na sua instalação, mas que isso é problema com o cabo neutro, isso é.

• Curtir 1
Postado

Há uma providência muito simples que talvez resolva seu problema. Vai necessitar de uma ferramenta bem básica: chave de fenda. 

Abra o quadro de distribuição da sua residência e faça um reaperto dos fios nos disjuntores. Inclua no reaperto a fiação da barra do neutro e a fiação do disjuntor próximo ao relógio. Caso toda a fiação se mostre bem apertada o mistério continua. Caso encontre fios frouxos com o aperto talvez obtenha a solução. Após o reaperto refaça o teste que descreveste.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!