Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente comprei uma RX5700 XT usada, e após instalar percebi que o desempenho dela não estava de acordo com o esperado. Monitorei o uso da placa de vídeo pelo Adrenaline e notei que o consumo variava absurdamente, atingindo picos de 170w e despencando para 60w em questão de segundos. Imaginei que poderia ser a fonte (uma fonte de 750w 80plus White, também recém comprada), mas ao testar a fonte com minha antiga placa de vídeo, o consumo ficou estável. Vi alguns vídeos na internet relacionados a BIOS, então alterei a BIOS imaginando que poderia se tratar de uma BIOS para mineração, mas ainda sim o problema persistiu. Alguém sabe o que pode ser a causa disso? Gostaria de saber qual o problema antes de levar em uma assistência técnica, ou se é possível resolver através de alguma configuração.

Screenshot_20250320-171348_WhatsApp.jpg

Postado
16 minutos atrás, Pedro Esteves disse:

uma fonte de 750w 80plus White

750W 80 Plus White? Não me parece nada confiável...que modelo e marca é essa fonte?

Fontes de 750W são para PCs high-end, PC intermediário como esse seu não chega nem perto de consumir 450W. Não deveria nem existir fontes de 750W com classificação "80 Plus White", se a fonte não conseguiu fazer o mínimo para atingir a eficiência Bronze, já quer dizer que a qualidade de construção e dos componentes é bem abaixo da média.

Enfim, sobre a placa de vídeo, qual é a procedência dela? Placa "original" ou daqueles modelos Frankenstein do Aliexpress?

Postado

Mas pode ser que com sua placa antiga sua fonte consiga estabilizar, 5700XT tem um consumo de energia dela é bem alto

Aqui o consumo médio em jogos

image.png.b07a3de3838b2275a8a2203bae37dca6.png

13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Enfim, sobre a placa de vídeo, qual é a procedência dela? Placa "original" ou daqueles modelos Frankenstein do Aliexpress?

Existem 2 erros na 5700XT dele, comprou usada de uma pessoa e pela descrição parece de mineração aliexpress

Fonte vendida atualmente de 750 80 plus white é a AP750 da MonteTech, que é bem fraca

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

750W 80 Plus White? Não me parece nada confiável...que modelo e marca é essa fonte?

Fontes de 750W são para PCs high-end, PC intermediário como esse seu não chega nem perto de consumir 450W. Não deveria nem existir fontes de 750W com classificação "80 Plus White", se a fonte não conseguiu fazer o mínimo para atingir a eficiência Bronze, já quer dizer que a qualidade de construção e dos componentes é bem abaixo da média.

Acredito que a placa seja recondicionada, a vendedora é a MLLSE. Em relação a fonte, seria possível o problema ser a fonte? Já que testei em uma outra placa de vídeo, e funcionou normalmente, apesar de que a placa que usei pra testar é uma GTX 960, que consome muito pouco.

Postado
agora, Pedro Esteves disse:

Acredito que a placa seja recondicionada, a vendedora é a MLLSE.

Sim, então é.

Em relação a fonte, seria possível o problema ser a fonte?

Pode ser ou pode ser sua placa de vídeo também. 

Já que testei em uma outra placa de vídeo, e funcionou normalmente, apesar de que a placa que usei pra testar é uma GTX 960, que consome muito pouco.

Não dá pra levar em conta, uma GTX 960 consome praticamente a metade de uma RX 5700 XT. Eu já usei uma GTX 960 de um colega e as vezes o consumo dela em jogos mal batia os 100W.

• Curtir 1
Postado
29 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não dá pra levar em conta, uma GTX 960 consome praticamente a metade de uma RX 5700 XT. Eu já usei uma GTX 960 de um colega e as vezes o consumo dela em jogos mal batia os 100W

Então nesse caso, a causa desse problema poderia ser a fonte?

Postado
11 minutos atrás, Pedro Esteves disse:

Então nesse caso, a causa desse problema poderia ser a fonte?

Sem saber a marca e modelo da fonte fica difícil, bem provável que seja a fonte já que a RX5700xt tem picos de consumo em jogos que passam de 200w.

Postado

Se for a tralha da AP750 da montech ( onde a mesma fica direto em promoção e é recomendada por youtubers famintos por comissão ) já pode ir trocando

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Pedro Esteves você ainda nem disse a marca e modelo dela. Se for um modelo já conhecido, nós podemos pelo menos saber se ela é boa ou ruim.

Montech AP750, 80plus White

5 minutos atrás, Tiberio disse:

Sem saber a marca e modelo da fonte fica difícil.

Montech AP750 

Postado

Montech AP750 

Esse modelo é de baixíssima qualidade, com topologia ultrapassada de group regulation, livre-se dela.

Recomendo pegar uma fonte robusta e de excelente qualidade como a MSI MAG A650GL, que tem 10 anos de garantia.

Postado
23 minutos atrás, Tiberio disse:

Esse modelo é de baixíssima qualidade, com topologia ultrapassada de group regulation, livre-se dela.

Recomendo pegar uma fonte robusta e de excelente qualidade como a MSI MAG A650GL, que tem 10 anos de garantia.

Vou ver se consigo a devolução. Sou meio leigo, então essa fonte mesmo sendo de 750 watts pode estar causando esse problema? Porque ainda acho que pode ser a placa de vídeo, o desempenho está horrível, alguns jogos rodam a 20 fps ou menos, independentemente da configuração gráfica do jogo. Além do mais, apenas a placa de vídeo instabilidade, o processador não tá apresentando nenhuma instabilidade em relação ao consumo de energia.

Postado

@Pedro Esteves

1 minuto atrás, Pedro Esteves disse:

Vou ver se consigo a devolução. Sou meio leigo, então essa fonte mesmo sendo de 750 watts pode estar causando esse problema? Porque ainda acho que pode ser a placa de vídeo, o desempenho está horrível, alguns jogos rodam a 20 fps ou menos, independentemente da configuração gráfica do jogo. Além do mais, apenas a placa de vídeo instabilidade, o processador não tá apresentando nenhuma instabilidade em relação ao consumo de energia.

não podemos garantir que o problema vai sanar com a troca da fonte, mas ela deve ser trocada imediatamente pois não vale arriscar.

2 minutos atrás, Pedro Esteves disse:

alguns jogos rodam a 20 fps ou menos

quais jogos seriam? 20 FPS pra essa placa ta bem ruim, quase certeza que é placa de mineração...

Postado
16 minutos atrás, Mascote01 disse:

qualquer uma dessas: Galax Omega GL650S, Nidus 650W, MSI MAG A650GL ou uma XPG Core Reactor 650W,

A Pichau Nidus 650w não deveria estar nessa lista, topologia ultrapassada de group regulation e apenas 1 ano de garantia.

10 minutos atrás, Pedro Esteves disse:

Porque ainda acho que pode ser a placa de vídeo, o desempenho está horrível, alguns jogos rodam a 20 fps ou menos, independentemente da configuração gráfica do jogo.

Teria que ter uma fonte decente pra testar, mas essa fonte eu trocaria de todo jeito.

Postado
13 minutos atrás, Mascote01 disse:

quais jogos seriam?

Assetto Corsa Competizione, não é um jogo pesado. Já em alguns jogos rodou razoavelmente bem, mas claro que um desempenho muito abaixo do esperado, mas ainda sim, era possível jogar, Arena Brakout Infinita, por exemplo.

13 minutos atrás, Mascote01 disse:

quase certeza que é placa de mineração...

Eu imagino que seja mesmo. Fiz a troca da BIOS e até deu uma certa melhora em relação ao consumo, mas em relação ao desempenho não mudou nada. A pessoa que me vendeu essa placa me mandou um vídeo jogando COD e mostrando o uso, temperatura, etc. Aparentemente estava tendo um bom desempenho, o que me leva a crer que talvez o problema realmente possa ser a fonte, apesar de eu nunca ter visto alguém com um problema parecido na internet.

Postado

@Pedro Esteves

13 minutos atrás, Pedro Esteves disse:

A pessoa que me vendeu essa placa me mandou um vídeo jogando

então comprou aqui no brasil? não é do aliexpress?

15 minutos atrás, Pedro Esteves disse:

vídeo jogando COD e mostrando o uso, temperatura, etc

isso tem no youtube, não da pra confiar

16 minutos atrás, Pedro Esteves disse:

Aparentemente estava tendo um bom desempenho, o que me leva a crer que talvez o problema realmente possa ser a fonte, apesar de eu nunca ter visto alguém com um problema parecido na internet.

eu acho que é a placa de Vídeo mano, que trocar a fonte sem duvida nenhuma.

• Jasiel alterou o título para Consumo de energia da Radeon RX 5700XT variando muito

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!