Ir ao conteúdo

GeForce RTX 3060 Ti parou de dar vídeo após ser molhada

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Gente, é o seguinte. Eu sou meio lerdo e deixei um borrifador de cabelo em cima do PC. Porém,  eu não sabia que o borrifador estava furado e caiu água (gotas) exatamente na minha placa de Vídeo. Acredito que tenha caído água por alguns minutos ou horas. Eu estava jogando quando de repente parou o vídeo. Pensei que fosse o cabo e então fui verificar e estava molhado. Não encharcado, mas molhado. A placa estava suja então criou uma espécie de lama. Eu desliguei o PC pelo botão (acredito que foi um erro) e dps desliguei a fonte e imediatamente tirei da tomada.

Removi a placa de vídeo e tentei seca-la com gaze (eu só tinha isso) não esfreguei, apenas enxuguei de leve. E então eu comecei a remover todas as peças do meu PC para ver se alguma peça estava molhada. Fui limpando tudo com cuidado máximo. O que eu devo fazer agora (além de claro, não deixar nada em cima do pc). Me deem uma luz pfvv

• Triste 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

@Nozdochat  Bom dia e bem vindo.

Qual o modelo da placa de vídeo e teria como enviar um foto e onde caiu a água.

Seria recomendado jogar álcool isopropílico onde caiu a água, porque só passar gaze por cima da placa de vídeo não remove a água que caiu por baixo de algum componente.

E faça isso o quanto antes porque a água acumulada em baixo de algum componente pode vi a oxidar e danificar algo.

Resumindo, jogue álcool isopropílico (se tiver um escova de dente velha para esfregar seria uma boa) em cima da placa de vídeo e depois seque o mesmo com um secado de cabelo ou soprador térmico por uns 2 minutos.

Boa sorte.

• Curtir 1
Postado

É uma RTX 3060 ti triple fan. Eu não tenho álcool isopropilico, mas tenho uma escova de dente velha. Porém,  não é perigoso usar uma escova de dente? As cerdas da escova não podem danificar por serem um pouco duras? Segue abaixo onde molhou (obs.: estou deixando a placa em frente ao ventilador para secar)

https://imgur.com/a/dWyO9Lf

• Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, Nozdochat disse:

É uma RTX 3060 ti triple fan. Eu não tenho álcool isopropílico, mas tenho uma escova de dente velha. Porém,  não é perigoso usar uma escova de dente? As cerdas da escova não podem danificar por serem um pouco duras? Segue abaixo onde molhou (obs.: estou deixando a placa em frente ao ventilador para secar)

https://imgur.com/a/dWyO9Lf

Sempre usei escova e dente e nunca tive problema, só limpar ela com o próprio álcool antes de usar.

A placa de está faltando parafuso e bem sujinha 🙈, remova o black paint (essa proteção preta de alumínio) da placa e passe álcool isopropílico sem dó e esfregue as cerdas da escova, sem fazer muita força.

E álcool isopropílico é barato você encontra em qualquer loja de eletrônica ou farmácia.

https://www.mercadolivre.com.br/alcool-isopropilico-para-eletronicos-e-pci-1000ml/p/MLB42568766#polycard_client=search-nordic&searchVariation=MLB42568766&wid=MLB4008674299&position=7&search_layout=grid&type=product&tracking_id=79db89f1-c24d-4876-a66a-6dd71c513730&sid=search

u9PNcO2.jpeg

Postado
30 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Sempre usei escova e dente e nunca tive problema, só limpar ela com o próprio álcool antes de usar.

A placa de está faltando parafuso e bem sujinha 🙈, remova o black paint (essa proteção preta de alumínio) da placa e passe álcool isopropílico sem dó e esfregue as cerdas da escova, sem fazer muita força.

E álcool isopropílico é barato você encontra em qualquer loja de eletrônica ou farmácia.

https://www.mercadolivre.com.br/alcool-isopropilico-para-eletronicos-e-pci-1000ml/p/MLB42568766#polycard_client=search-nordic&searchVariation=MLB42568766&wid=MLB4008674299&position=7&search_layout=grid&type=product&tracking_id=79db89f1-c24d-4876-a66a-6dd71c513730&sid=search

u9PNcO2.jpeg

Sobre estar sem parafuso. Eu já havia comprado assim xD mas em minha defesa a placa funcionava perfeitamente e estou a quase 2 anos com ela sem nenhum problema. Sobre estar suja, de fato, mas o motivo é medo de abrir a placa pois já ouvi relatos negativos sobre. Vou tentar limpa-la com álcool isopropilico. Devo abrir ela e passar escova em tudo (exceto é claro na pasta termica)? 

48 minutos atrás, Daviferreirax disse:

@Nozdochat Só passar álcool isopropílico nas áreas afetadas e esperar secar.

Não tem segredo não.

Certo! Vou tentar fazer isso antes. Se não funcionar,  me recomendaria uma assistência técnica? Se sim, eu ouvi falar em um tal de banho químico que custa 650 reais. Valeria a pena?

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Nozdochat disse:

Sobre estar sem parafuso. Eu já havia comprado assim xD mas em minha defesa a placa funcionava perfeitamente e estou a quase 2 anos com ela sem nenhum problema. Sobre estar suja, de fato, mas o motivo é medo de abrir a placa pois já ouvi relatos negativos sobre. Vou tentar limpa-la com álcool isopropilico. Devo abrir ela e passar escova em tudo (exceto é claro na pasta termica)? 

Certo! Vou tentar fazer isso antes. Se não funcionar,  me recomendaria uma assistência técnica? Se sim, eu ouvi falar em um tal de banho químico que custa 650 reais. Valeria a pena?

Se fosse você eu aproveitaria para fazer uma limpeza geral nessa placa de vídeo e aproveitar e colocar os parafusos que estão faltando.

E sobre fazer reparo entre em contato com a Marina por esse canal do You Tube.

https://www.youtube.com/@TritechInformatica_

• KairanD alterou o título para GeForce RTX 3060 Ti parou de dar vídeo após ser molhada
Postado

Gente, muito obrigado por todas as dicas. Eu comprei um pincel de cerdas macias, álcool isopropílico, limpa contato e pasta térmica. Minha placa deu vídeo e aparentemente anda tudo normal. Mas mesmo assim talvez eu leve numa assistência o que acham?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
28 minutos atrás, Nozdochat disse:

Gente, muito obrigado por todas as dicas. Eu comprei um pincel de cerdas macias, álcool isopropílico, limpa contato e pasta térmica. Minha placa deu vídeo e aparentemente anda tudo normal. Mas mesmo assim talvez eu leve numa assistência o que acham?

Tarde

Que bom que voltou a funcionar 👏🏿👏🏿, cara placa de vídeo é algo pior que HD para morrer do nada.

Se você mandar em alguma loja especializada, menos que 200 reais não vai ficar para fazer uma revisão nessa placa de vídeo.

Se você desmontou a placa por inteiro, limpou os três cooler, deu um banho com álcool e se não tiver nem um componente oxidado não vejo motivos para levar em um assistência. 

Postado

Então, ainda não testei por completo. Conversei com duas lojas e ambas me propuseram um diagnóstico gratuito. Mas sinceramente? Do jeito que são, capaz da placa voltar até pior. Acho que vou manter assim mesmo.

Mt obrigado amigo, você é um amigo!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!