Ir ao conteúdo

Tela congelando em jogos em PC com Core I7-12700K e placa-mãe ASUSTeK H610M-E D4

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Segue o anexo com as configurações,  já formatei o PC e passei pro W11, já fiz umas otimizações mas nada de resolver. A tela congela por uns 3 segundos, e depois volta, quanto mais tempo eu to no jogo mais frequentemente a tela congela, no ápice fica congelando a cada uns 20 segundos por ai. Observei que congela mais quando estou jogando GTA V, mais do que no Valorant. Numa dessas travadas abri o gerenciador de tarefas e a RAM tava em 99%, quando fui montar o pc, a assistência técnica alegou que a placa-mãe era de entrada. Então estou suspeitando de um dos dois, ou a placa-mãe,  ou a memória. Não faz sentido travar assim com uma configuração tão boa como essa. O problema tá na ram? na placa-mãe? (Gabinete aquário com fluxo de ar bom e 6 fans) E uma fonte de 650w da msi

image.png

image (1).png

image (2).png

image (3).png

image (4).png

image (5).png

Postado

Já verificou as temperaturas do PC?

Qual o cooler que está usando nesse i7?

Qual o seu gabinete, ele tem um bom airflow?

Qual a marca e modelo da fonte de alimentação?

Postado

Assim...

Você tá usando um I7 12700K numa placa-mãe de entrada, essa placa-mãe tá sofrendo bastante, provavelmente o problema é ela.

Se você tem um HD ou SSD, o problema pode estar nele também, mas provavelmente o problema tá na placa-mãe.

• Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Tela congelando em jogos em PC com Core I7-12700K e placa-mãe ASUSTeK H610M-E D4
Postado

@Tiberio Sim, processador não passa de 60

Um aleatório dos EUA, uns 180w de tdp

Mancer CV300 purple edition, bom airflow com 6 fans

MSI MAG A650BN

@Pepse Se eu pedir uma devolução eles dão uma melhor? Ou eu vendo e compro uma melhor? Tem certeza da placa-mãe? também suspeito dela mas não quero trocar e continuar com o problema, tenho uns SSD NVMe de 500gb da kingstom

18 minutos atrás, Anti disse:

@Tiberio Sim, processador não passa de 60

Um aleatório dos EUA, uns 180w de tdp

Mancer CV300 purple edition, bom airflow com 6 fans

MSI MAG A650BN

@Pepse Se eu pedir uma devolução eles dão uma melhor? Ou eu vendo e compro uma melhor? Tem certeza da placa-mãe? também suspeito dela mas não quero trocar e continuar com o problema, tenho uns SSD NVMe de 500gb da kingstom

Qual placa-mãe vcs acham que dá conta do processador pra eu trocar então? Não muito cara e que possa resolver o problema e alcançar todo o desempenho do processador 

• Solução
Postado

O sintoma parece "power throttling" - não confundir com "thermal throttling" (causado por temperatura alta); que é falta de alimentação.

O VRM não consegue acompanhar a demanda do CPU, esquenta muito e diminui a alimentação momentaneamente para resfriar, o que causa o engasgo o CPU.

Observe os clocks do CPU durante um uso pesado e como fica a temperatura do VRM.

Nesse teste da ASUS Prime H610M-A - que tem VRM similar ao da ASUS Prime H610M-E, mas vem com dissipador no Vcore;  note que o VRM esquentou bastante, chegando a 87 graus no jogo Warzone e 109,8 no Cinebench R23.

Resumo da opera: placa-mãe H610 é só para i3 e i5 não "K".

• Curtir 1
Postado
Citação

CV300 purple edition, bom airflow com 6 fans

A propósito, usando air cooler no CPU coloque apenas 1 fan no topo - como exaustor; perto do fundo.

Airflow-Aquario-AC.jpg

Postado

@1lokos @Tiberio Ta ***** então ne? Meu air flow tava todo errado assistência podre, qual water cooler custo beneficio pra o i7? e uma placa-mãe custo beneficio também, tava dando uma olhada nessas aqui: B760M B760M B650M

Postado

@Anti Você tem que escolher o modelo da placa-mãe que tenha suporte a DDR4, ou então terá que comprar novas memórias DDR5

placa-mãe ASUS TUF GAMING B760M-E D4 (LGA 1700

Postado

@1lokos mas essa é DDR5, queria uma DDR4 amigao, não achei dela do mesmo modelo DDR4, não tem uma igual não q seja DDR4?

Postado

Na Amazon.com na faixa de $100.00 (Dólares) para DDR4 não tem nada que diferencie da Gigabyte B760M DS3H ou a B760M DS3H AX* que linkou acima.

A ASRock B760M HDV/M.2 é tão básica quanto, e as B760M da MSI na faixa de preço são mais básicas, nem dissipador no VRM tem, são placas para i3 e i5 "-F".

A ASUS Prime B760M-A (DDR4) é na faixa dos $ 150.00

* A propósito, a Gigabyte B760M DS3H AX é basicamente a mesma placa que a DS3H, a diferença é que a AX tem WiFi integrado e dissipador no dois circuitos do VRM, na DS3H é só no Vcore.

• Fast Networks:2.5GbE LAN & Wi-Fi 6E 802.11ax

No Tomshadware tem um review da Gigabyte B760M DS3H AX, gostaram da placa mas não recomendam para usar i9.

Postado

@1lokos essa aguenta o i7 mano? foi a unica q achei na amazon.com q é DDR4, matx e q n seja as outras que eu citei que você falou que sao inferiores. se eu comprar essa o problema vai parar?

Postado

Não sei dizer, de modo geral a linha Prime da ASUS é placa de entrada, para CPU i3 e i5-F, o pior é que raramente encontra review embasado desta classe de placa.

No caso das B560, B660 - que na maioria foram um desastre; o Hardware Unboxed fez um extenso review, incluindo estes modelos básicos e o VRM das Prime esquentou bastante.

Postado

@1lokos Decidi pegar a ASUS TUF Gaming B760M-E D4 DDR4 MATX pra acabar com o power throttling, agora tem uma recomendação de um water cooler até uns 400 reais que segure o i7? se passar um pouco do valor não tem problema, mas queria nessa faixa de preço. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...