Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde

Qual seria uma boa distribuição de Linux para fazer um pendrive bootavel com um Linux para usar direto do pendrive, sem instalar, mas preciso que seja bem leve pois o PC é antigo e que já venha com alguns programas básicos, como um edito de texto e planilha, pois quem vai usar não sabe muito de informática.

Obrigado

Postado

Qual a configuração completa do computador ?

Um Linux rodando em modo Live, ou seja, direto do Pendrive, irá exigir memória e o tempo de resposta dos processos em execução pode ser mais lento.

Outro detalhe, o uso desse recurso não é indicado para um "ambiente de produção" pois tudo é perdido quando finaliza a execução da distro.

Exemplo: Abre o Firefox, configura, instala extensões, etc., encerrou/desligou o computador, perde-se tudo.

O que pode ser feito, é instalar uma distro em um disco(HD Externo) por exemplo.

Postado
21 minutos atrás, FoxBlack disse:

Qual a configuração completa do computador ?

Um Linux rodando em modo Live, ou seja, direto do Pendrive, irá exigir memória e o tempo de resposta dos processos em execução pode ser mais lento.

Outro detalhe, o uso desse recurso não é indicado para um "ambiente de produção" pois tudo é perdido quando finaliza a execução da distro.

Exemplo: Abre o Firefox, configura, instala extensões, etc., encerrou/desligou o computador, perde-se tudo.

O que pode ser feito, é instalar uma distro em um disco(HD Externo) por exemplo.

Quem vai usar sabe que as configurações são apagadas ao desligar a máquina. O laptop deve ter 4Gb de RAM, mas essa não é a questão principal, o mais importante que o laptop está com mais de 10 anos de uso e a placamãe deve estar desgastada, é uma opção de quebra galho até ela poder comprar um novo.

Postado

Pode instalar o Lubuntu que é bem leve. O linux em si já é bem leve, quase que independente da distro. No meu note tenho dual boot e uso o linux para programar (uso ubuntu), em idle mal consome 500mb de ram se não me engano.

• Curtir 2
Postado

Minha sugestão é ir pelo Lubuntu também, existem outras tão leve quanto, mas são mais "espartanas" aos olhos do usuário comum.

Para não perder arquivos, use o modo persistente.

Já que é para quebrar um galho, seria melhor instalar de vez o sistema. Talvez consiga até uma sobrevida se colocar um SSD.

Se possível coloque as demais configurações deste notebook.

• Curtir 3
Postado

Coloquei no pendrive para dar boot o MINI OS e no meu computador carregou bem, mas no laptop de um colega não conseguiu carregar, deu a seguinte mensagem de erro:
"(failed) failed to start lightdm.service light display manager"

Tentei o ctrl+alt+F1 (também com F2, F3 e F4...) leva a uma outra tela que pede um login e senha que já mostrava qual era, mas não funciona. O problema é o laptop do meu amigo que está bem lento com o Windows?

Postado

Marcos tenta o AntiX. Levíssimo, feito para rodar em máquinas antigas, mas usa repositórios modernos (do debian). Feito também para ser usado no pendrive, o que significa que você pode ter uma partição para dados e não perder as coisas ao desligar. Totalmente em português, vem com navegador de web tradicional e uns extraleves para quem não tem memória suficiente, libreoffice, leitor de pdf, o que você quiser. Pra você imaginar, eu uso ele em um pentium 3 com 512 mb de memória rssss

https://antixlinux.com/download/

Ignora o discussão radical, o cara é sério, prometo. Já dei essa dica várias vezes aqui no fórum.

Boa sorte!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!