Ir ao conteúdo

Qual melhor custo-benefício benefício? RTX 3060, RTX 4060 ou Radeon 9070XT?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Meu PC:

• Processador: AMD Ryzen 7 3700X Socket AM4 (1331) 8 cores 16 threads
  • Placa-mãe: ASUS TUF GAMING X570-PLUS_BR  - PCIExpress 4.0
  • memória RAM: 16GB (2x8GB) DDR4-3200(1600MHz)
  • GPU: RTX2060 6GB ZOTAC 192bits
  • Fonte: Cougar 650W 80 plus bronze
  • Armazenamento:
  1. SSD NVMe 2280 ADATA Legend 1TB
  2. HDD 1TB

A minha dúvida é a seguinte: qual placa de vídeo eu instalo nesse PC pra fazer um upgrade? Inicialmente tenho algumas dúvidas que me deixam sem saber qual a melhor decisão:

1. Se eu comprar uma RTX 3060 12GB, vou ter que procurar outra placa de vídeo logo logo ou essa atualização dura mais 5 anos? Vou ter que trocar a fonte se eu comprar essa placa?
  2. Se optar pela RTX 4060, vou ter que trocar de placa-mãe e processador também?
  3. E se eu for 100% AMD pegando uma Radeon 9700XT, quando será um bom momento pra fazer um PC praticamente do zero (levando em conta que eu vou ter que trocar todos os outros componentes do PC)?

Desde já, aos mestres da informática desse fórum, o meu muito obrigado! 

• torugo89 alterou o título para Qual melhor custo-benefício benefício? RTX 3060, RTX 4060 ou Radeon 9070XT?
Postado

O "durar 5 anos" é muito relativo. Tem quem sobreviva com uma GTX 1050ti até hoje e diz que "roda tudo". Vai depender das suas expectativas.

Não acho que 3060 (ou 4060) seja pra quem quer placa que dure um bom tempo. Vale lembrar que apesar de ter havido um bom salto de performance entre a 2060 e a 3060, o mesmo não é verdadeiro entre a 3060 e 4060. Para todos os efeitos a 4060 é uma 3060 atualizada por software.

Para uma placa que dure, uma aposta muito melhor seria a RX 9070XT... mas também vai custar muito mais (mais que o dobro se não me engano).

Todas as alternativas são validas, com a ressalva que a RX 9070XT vai demandar uma fonte nova (e o 3700X provavelmente vai segurar ela em 1080p).

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, torugo89 disse:

Se eu comprar uma RTX 3060 12GB, vou ter que procurar outra placa de vídeo logo logo ou essa atualização dura mais 5 anos?

5 anos é o tempo desde que a RTX 3060 foi lançada, ela já está quase no fim da vida útil em jogos lançamentos. Pode ser que ela continue rodando bem uma boa parte dos jogos por mais algum tempo, mas vai ter um ou outro aí que vai dar trabalho.

EDIT: A RTX 3060 não é tão mais forte que uma RTX 2060, esse upgrade não é interessante nem de longe. Ela equivale a uma RTX 2070, mais ou menos.

Vou ter que trocar a fonte se eu comprar essa placa?

Marca o potência não é suficiente pra dizer nada sobre sua fonte. Mas eu já não vejo fonte Cougar a venda no Brasil há vários anos, então já deve estar na hora de substitui-la.

Se optar pela 4060, vou ter que trocar placa-mãe e processador também?

Não precisa de nada disso pra você conseguir usar a placa de vídeo no seu PC. Se você está pensando em gargalo de CPU, pode ser que em um jogo ou outro você não consiga extrair o melhor desempenho possível da GPU, mas isso é bastante relativo.

E se eu for 100% AMD pegando uma Radeon 9700XT, quando será um bom momento pra fazer um PC praticamente do zero (levando em conta que eu vou ter que trocar todos os outros componentes do PC)?

RX 9070 XT, é isso? Esse tipo de placa é focada em 1440p, não teria muito sentido investir nela se você tiver um monitor 1080p. E pra esse tipo de placa os únicos investimentos a mais que eu recomendaria você fazer, além de trocar a fonte, é claro, é pegar um Ryzen 7 5700X3D e colocar 32GB de RAM, aí você teria PC para uns bons anos ainda.

• Curtir 1
Postado
30 minutos atrás, torugo89 disse:

Vou ter que trocar a fonte se eu comprar essa placa?

Será possível responder a essa pergunta assim que você informar o modelo exato de sua fonte Cougar, já que algumas são topo de linha, enquanto que outras não são indicadas.

Descarte a RTX 3060, ela não é interessante para quem já possui uma 2060, sem mencionar que já está com alguns aninhos de estrada.

Uma RX 6750 XT (2.200 a 2.300 reais, não mais) é o que eu consideraria se já possuísse uma 2060, afinal de contas seu preço é próximo ao de uma 4060.

43 minutos atrás, torugo89 disse:

Se optar pela RTX 4060, vou ter que trocar de placa-mãe e processador também?

Óbvio que não, a 4060 é somente uma placa de entrada com preço ruim. Sua concorrente direta, a RX 7600, aparece em ofertas constantes de 1.699 reais, o que acho imbatível para quem quer economizar.

O requisito para uma placa-mãe suportar uma Placa de Vídeo é o slot pcie x16 (presente em todas placas mãe há mais de 20 anos) e fonte de boa qualidade. Como você ainda não disse o modelo exato da fonte, estamos aguardando. 

Lembrando também que sua placa-mãe suporta os Ryzen 5000 caso queira um upgrade de processador um dia, sendo que Ryzen 7 5700x3D e Ryzen 7 5800x3D são os dois processadores mais rápidos em jogos para sua plataforma, a AM4.
O 5700x3D é mais indicado, pois é somente de 2 a 4% inferior ao 5800x3D e a diferença de preço entre eles pode passar de 1.000 reais.

• Curtir 1
Postado

Atualização quanto a fonte: Cougar GEX 750W 80 Plus Gold Full Modular. Fui até atrás de um print pra ficar mais claro para essa postagem.

O que eu tô procurando: quero troca a placa de vídeo, pegar uma mais parruda, mas não tô querendo mudar tudo ainda. Manter no AM4 ainda, mas não sei o que fazer, por isso coloquei essas placas. Quero mais VRAM e rodar os jogos que ainda vão sair, pois a minha placa tá  sofrendo um pouco com os Spider-man  da Sony. É isso.

Captura de tela 2025-04-02 044626.png

Postado

@torugo89 é uma fonte intermediária (Tier B), então é decente.

Placas com 12GB ou mais de VRAM "baratas" só tem RTX 3060 (que não vale a pena pra você), RX 7600 XT 16GB (um pouco abaixo da RTX 4060), RX 6750 XT (nível da RTX 4060) e RTX 7700 XT (entre a RTX 4060 Ti e a RTX 4070).

Eu não sou a favor de investir mais de R$2.000 em placas com 8GB de VRAM, mas ainda "dá pra jogar" um jogo ou outro se você souber ajustar. Eu já te adianto que gráfico Ultra só serve pra vender placa de vídeo e gerar o "PCismo" nos usuários. O Spider-Man original roda muito bem em placas de 6GB, se for o caso. Eu não cheguei a zerar ele, mas joguei bastante na minha GTX 1660 Ti sem problemas a 60+ FPS usando configurações otimizadas (mix de médio/alto) em 1080p nativo.

Postado

@GuilhermeGB  ok. Continuando no seu comentário, queria bater o martelo e matar essa dúvida. As placas que você me sugeriu da AMD, foram:

- RX 7700 XT (12GB)

- RX 7600 XT (16GB)

- RX 6740 XT (12GB)

Considerando a sua sugestão, qual dessas placas devo considerar para comprar, sendo que não poderei trocar agora nem a fonte, nem o processador e não tendo gargalo com a plataforma AM4?

Postado

@torugo89 minha visão de placa de Vídeo é que não existe um custo/benefico, tudo depende de quanto você tem e está disposto a pagar, a 3060 não dará um ganho tão grande em relação ao investimento. Se você optar pela 4060 não será necessário a troca de processador e ela é uma media de 20% mais forte que sua antecessora ,  agora a 9700XT é muito, mas muito superior as outras duas, porém se torna necessário o upgrade de processador, de preferência para um Ryzen 7 5700x3d.

@torugo89 até quanto quer gastar, entrando de penetra na conversa, partculamente prefiro NVIDIA, sendo assim 4060 - R$2.000,00 / 4060TI - R$3.000,00 / 4070 - R$4.000,00 ( troca de processador necessária)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!