Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tudo funciona perfeitamente (com o Windows11 ou Linux), exceto quando eu tento reiniciá-lo ou ligá-lo antes de ter esfriado completamente, o que geralmente leva cerca de 5-10 minutos.
Se eu tentar reiniciar antes desse tempo, ele acende o LED de energia azul, gira o ventilador de refrigeração, mas fica em tela preta.
Se eu não desligar, ele fica neste estado permanentemente.
E quando ele está assim eu não consigo desligá-lo usando o botão de energia: ele desliga o LED azul, para o ventilador e segundos depois liga o LED novamente e liga o ventilador, mas com a tela preta. Daí somente removendo a fonte da tomada e esperar que ela esfrie. Então ele reinicia normalmente.

O que já fiz:

- Troquei a pasta térmica no processador (que não estava velha)
- Limpei os contatos de RAM
- Testei a RAM com o MemTest (2 horas e meia de teste!)
- Removi o resíduo de cola deixado pela bateria de backup que estava presa à placa-mãe (vi pesquisando na internet que isso poderia estar interferindo)
- Verifiquei a tensão da bateria de backup (OK)
- Retirei do mini-gabinete e fiz uma higienização profunda da placa-mãe com álcool isopropílico e muita escovação
- Verifiquei as configurações da BIOS e voltei para "Default"
- Fiz o reset da BIOS através do botão de reset CMOS (segurei por 10segundos sem energia).
- Experimentei outro monitor
- Troquei o cabo HDMI
- Tentei inicializar com ethernet no RJ45, sem conectar periféricos (teclado, mouse)

O que ainda não fiz mas que penso ser possível fazer:

- Reinstalar a BIOS?
- Reflow do processador?
- Verificar os capacitores da placa-mãe? (isso será um pouco difícil, pois a placa terá esfriado no momento em que eu removê-lo).

Mas eu ficaria muito grato se alguém pudesse me dar alguns conselhos.

Sistema:
Beelink Mini S N5095
8 GB de RAM DDR4
HD 500 GB

Beelink2.jpg

Como tudo indica que o problema esteja relacionado com a temperatura da cpu ou da gpu então resolvi fazer uma experiência. 
Improvisei a adaptação de um ventilador extra soprando ar para o interior da unidade e vedando as entradas para forçar o ar a passar pela saída de ventilação da cpu/gpu.
Com isso consegui baixar bastante a temperatura de trabalho, que estou monitorando através do aplicativo Core Temp, de 60 para cerca de 43 graus celsius.
Mas mesmo assim a única mudança foi o encurtamento do tempo necessário fora da tomada para que ele volte a reiniciar dando vídeo. Não foi possível reiniciar. 
Ele continua com o mesmo comportamento: liga o fan, acende o led azul mas não sobe o vídeo. 
Daí só mesmo retirando da tomada.
Mas agora, com a temperatura mais baixa, é quase que imediato ele dar vídeo e ligar normalmente pelo botão. Só necessito de alguns poucos segundos com a unidade for desconectada da tomada.

Beelink1.jpeg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!