Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Visitante

Postado

Estou enfrentando esse problema já faz alguns meses. Meu windows um dia apareceu a mensagem que haviam erro na unidade. Testei os comandos de sfc scannow e o dism, solucionou mas um tempo depóis voltou a acontecer novamente.

Eu tentei novamente os comandos e o único que solucionava era o DISM restorehealth online, mas teve uma vez que não resolveu e eu tive que formatar o windows do zero. Vale ressaltar que esse erro fazia com que algumas coisas do sistema bugassem, por exemplo da primeira vez o windows explorer parou de funcionar, da outra vez ele não abria o menu iniciar, e teve uma vez também que ele corrompeu o meu Discord.

Fiz uma formatação limpa e o pc funcionava corretamente, até que a mensagem voltou a aparecer. Eu já fiz uma limpeza física no pc, troquei placa de Vídeo, desmontei, limpei os contatos do NVMe mas ele continua dando a mensagem. Quase todo dia que ligo o pc ele faz aquela verificação. Atualmente estou usando o comando do DISM mesmo, ele resolve temporariamente. Estou seguindo os passos do canal do BTV: https://canalbpv.com/como-reparar-o-windows-com-apenas-3-comandos-passo-a-passo/

Porém todo dia praticamente eu recebo o alerta do windows:

image.thumb.png.0025d0b8776ad04d220c887eca7e8b91.png

Meu pc:

windows 11 pro 24H2 26100.3476

Ryzen 5500

RTX 4060 gigabyte

NVMe 500gb adata legend

2x RAM 8gb DDR4 XPG

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, Rafael Fernandes do Almo disse:

Estou enfrentando esse problema já faz alguns meses. Meu windows um dia apareceu a mensagem que haviam erro na unidade. Testei os comandos de sfc scannow e o dism, solucionou mas um tempo depóis voltou a acontecer novamente.

Eu tentei novamente os comandos e o único que solucionava era o DISM restorehealth online, mas teve uma vez que não resolveu e eu tive que formatar o windows do zero. Vale ressaltar que esse erro fazia com que algumas coisas do sistema bugassem, por exemplo da primeira vez o windows explorer parou de funcionar, da outra vez ele não abria o menu iniciar, e teve uma vez também que ele corrompeu o meu Discord.

Fiz uma formatação limpa e o pc funcionava corretamente, até que a mensagem voltou a aparecer. Eu já fiz uma limpeza física no pc, troquei placa de Vídeo, desmontei, limpei os contatos do NVMe mas ele continua dando a mensagem. Quase todo dia que ligo o pc ele faz aquela verificação. Atualmente estou usando o comando do DISM mesmo, ele resolve temporariamente. Estou seguindo os passos do canal do BTV: https://canalbpv.com/como-reparar-o-windows-com-apenas-3-comandos-passo-a-passo/

Porém todo dia praticamente eu recebo o alerta do windows:

image.thumb.png.0025d0b8776ad04d220c887eca7e8b91.png

Meu pc:

windows 11 pro 24H2 26100.3476

Ryzen 5500

RTX 4060 gigabyte

NVMe 500gb adata legend

2x RAM 8gb DDR4 XPG

Bom dia, Rafael.

Seu SSD está na garantia?

Postado

Resumindo:

Estou em um ciclo, toda vez que ligo o computador ele faz a verificação do disco como na imagem abaixo: 

ImagemdoWhatsAppde2025-04-01(s)15_45.23_574cb81b.thumb.jpg.fbb956af7436bd69d8fb81f5c898da96.jpg

Ele apresenta a mensagem de erro na unidade como na primeira imagem, aí eu sigo os passos do tutorial do BPV: https://canalbpv.com/como-reparar-o-windows-com-apenas-3-comandos-passo-a-passo/

E após rodar o comando do DISM ele para o erro por um ou dois dias e volta a acontecer de novo.

Estou começando a temer que seja algo físico, sendo que nesse meio tempo eu já abri o pc e remontei ele inteiro fazendo limpeza e limpando os contatos do NVMe.

A configuração do PC:

Ryzen 5500

RTX 4060

RAM 2x 8GB XPG 3.200mhz

SSD NVMe ADATA LEGEND 850 Lite 500gb

• Moderador
Postado

@Ailanthus

Por favor, faça os seguintes procedimentos:

Abra um CMD como administrador e digite esses comandos:

mkdir c:\pastalogs

wevtutil epl System "C:\pastalogs\SystemLogs.evtx"

wevtutil epl Application "C:\pastalogs\ApplicationLogs.evtx"

copy c:\windows\Minidump c:\pastalogs

Esses comandos servem para coletar os logs do Windows que podem conter pistas dos culpados pelos problemas. Os logs serão enviados para uma pasta chamada "pastalogs" dentro da unidade C:\. Pegue-os de lá, compacte-os individualmente como .zip ou .rar e anexe-os aqui. Vamos analisa-los para ver se encontramos algum erro.

OBS: Caso o ultimo comando apresente o erro "O sistema não pode encontrar o arquivo especificado", apenas ignore, e nos envie os demais arquivos normalmente.

Postado
2 horas atrás, Ailanthus disse:

Minha fonte é uma Mancer Thunder 600W 80 Plus Bronze, MCR-THR600-BL01

Não é uma fonte boa....

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Sugiro baixar e executar o diagnóstico do utilitário do fabricante:

https://www.adata.com/pt/support/downloads/

Na minha teoria o fato do CrystalDiskInfo deixar de mostrar a capacidade do SSD, mostrando "desconhecido" onde deveria mostrar 500GB, bem como o número de série onde aparecem asteriscos, são indícios de firmware corrompida, o que explica o comportamento dele.

• Curtir 2
Postado

@Pincipi @GabrielLV  O número de serial do CrystalDisk eu havia ocultado para evitar problemas no post, mas ao clicar para exibir ele novamente, realmente o tamanho do disco continua como "Desconhecido". Eu baixei o ADATA SSD ToolBox porém ele não reconheceu o disco, mesmo executando como administrador. ImagemdoWhatsAppde2025-04-07(s)10_30.45_12c0ff33.thumb.jpg.57726c69c67a96b79aa82a782ca21e24.jpg

Anexei no post aqui fotos do SSD também para manter registrado.

Em uma publicação do ReclameAqui consegui um número de WhatsApp de suporte técnico e garantia da ADATA aqui no BR. Mandei mensagem para eles agora e irei aguardar a resposta sobre esse problema do ToolBox não reconhecer o NVMe instalado na máquina, assim como o programa CrystalDisk não reconhecer o tamanho do disco. Se permanecer irei acionar a garantia, tendo em vista que eu comprei esse SSD faz 1 ano e a garantia deles cobre 3 anos. 

Se alguém tiver mais alguma dica ou sugestão, por favor compartilhe aqui.

Imagem do WhatsApp de 2025-04-07 à(s) 10.25.57_56c5fbcf.jpg

Imagem do WhatsApp de 2025-04-07 à(s) 10.25.58_6ba87f7a.jpg

• Membro VIP
Postado

Analisando os resultados por partes:

- O número de série que aparece na etiqueta sempre coincide com o número de série que aparece na tela do CrystalDiskInfo, isso é normal quando o SSD é autêntico. Já nos casos de falsificações, este serial pode ser ou não diferente.

- Pelas imagens, o SSD é igual as imagens dele na internet. Geralmente as falsificações tem uma ou outra coisa diferente.

- Via de regra todo SSD ADATA original é listado no utilitário do fabricante, bem como identificado como sendo um ADATA. No caso dos outros SSD que não são ADATA, são apenas listados no programa e não são identificados como sendo um ADATA. Nunca tinha visto antes o utilitário do fabricante deixar de reconhecer um SSD.

- Na parte de garantia, se bem me lembro, outras pessoas que precisaram usar a garantia do ADATA só conseguiram na loja de compra até 90 dias e o que passou disso a loja redirecionou para o fabricante e ninguém conseguiu atender as exigências da garantia.

Somando todas as evidências, eu arrisco dizer que seu ADATA é autêntico porém, a firmware dele está corrompida e também que não vai conseguir nada da garantia.

Caso consiga a troca na garantia será ótimo e caso não consiga, o caminho natural que conheço seria encaminhar ele para reciclagem ou então, sair da Matrix e tentar identificar a controladora e ver se encontra a firmware dele na internet. Tenho interesse pessoal na tentativa de instalação de uma nova firmware nele.

Depois conta para nós o que conseguiu.

A minha suposição é uma mera especulação, sem base científica porque se baseia em observações nos comportamentos de SSDs com defeito que após terem sua firmware atualizada, deixaram de apresentar o defeito.

• 3 semanas depois...
Postado

Desfecho e solução.

Amigos, consegui contato com o suporte da ADATA/XPG aqui no Brasil através do Whatsapp 11991558118, lá eles me orientaram a fazer mais alguns testes que não deram resultado também, então me encaminharam para o processo de garantia do produto (no caso se trada do SSD NVMe LEGEND LITE 850 500gb), chegaram a me enviar um email com o detalhamento do envio do produto para o endereço deles. Porém antes mesmo de enviar me veio um estalo na cabeça e eu lembrei do BitLocker, uma função do Windows de criptografar o disco. Lembrei que isso estava ativado e fui lá conferir para desativar. 

528A6561-6B71-4032-A728-113597FB4074.thumb.png.881394d312594cc5a8076c6f4497a3cd.png

Após desativar o BitLocker, o programa SSD ToolBox da ADATA funcionou perfeitamente e reconheceu o disco no computador. Nisso fiz as verificações pelo próprio programa e constou que o SSD estava normal e atualizado. Porém após eu desativar esse BitLocker, monitorei o computador por alguns dias e não ocorreu mais o erro! Até entrei em contato com a ADATA para cancelar essa solicitação da garantia. 

Dúvidas que ficaram:

Após eu ter formatado o computador das outras vezes, o Bitlocker não era pra vir desativado por padrão? Ou ele veio configurado após eu entrar com a minha conta da Microsoft todas as vezes que formatei? 

Enfim, no fim das contas eu testei o SSD por dias e não apresentou mais problemas, e o programa da ADATA passou a reconhecer o disco normalmente. 

Obrigado a todos pela ajuda e pelas dicas!

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Achei o caso interessante, eu tenho um ADATA aqui e vou tentar ativar o bitlocker para ver se deixa de ser reconhecido no aplicativo do fabricante e também se as informações do Crystal Disk mudam.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!