Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

fui ver meus programas que estavam na aba de proteção de exploit eh normal esses .exe estarem aqui? atualmente uso o kaspersky free e desativei o windows defender

image.png.881403f6d27f5b59b5367ef016a154fe.pngimage.png.d1d920b34fb775a9b7a76084feea9401.pngimage.png.53f79057a96217aa38f4b2eef6be9b74.png

  • Moderador
Postado

@ghoul464 Boa tarde.

 

Sim, é perfeitamente normal. Segue exemplo do meu PC:
 

image.pngimage.pngimage.png

 

Explicando alguns arquivos ali:

Excel.exe = Obviamente é o executável do Excel. O mesmo para o "winword.exe" e "msaccess.exe"

SystemSettings.exe = Como o nome sugere, é o executável das configurações do Windows.

Spoolsv.exe = Executável do spooler de impressão (é o programa que gerencia a fila de arquivos que serão impressos)

iexplore.exe = Executável do antigo Internet Explorer.

 

Qualquer parte do Windows que contenha configurações um pouco mais avançadas apresentará diversos termos técnicos incomuns. No entanto, se cada um deles for interpretado como um possível indício de malware, isso pode te levar a preocupações desnecessárias. Conforme já expliquei, não é prático ficar entrando em configurações do sistema apenas para tentar identificar a presença de malware, e muito menos ficar questionando se determinado comportamento/nome encontrado é "normal". O mais eficaz é configurar um antivírus no nível máximo de proteção e realizar uma verificação completa no sistema.

 

Reforço mais uma vez o que já foi explicado em seus últimos dois tópicos, pois você continua insistindo em um procedimento que já foi esclarecido como incorreto:

 

Citação

A pior forma de verificar se você está infectado é ficar olhando pastas e arquivos do sistema. Sempre haverá pastas e arquivos com os nomes mais estranhos por ali, mas isso não significa que você está infectado. Além disso, em muitos casos de infecções reais, malwares e vírus podem se instalar no computador usando o mesmo nome de pastas conhecidas do Windows e de outros programas, exatamente para não chamar sua atenção.

 

Citação

A remoção de todo e qualquer vírus pode ser feita manualmente. O que não é prático, pois exigiria você souber exatamente onde estão os arquivos dele (usando ferramentas como o Autoruns da Microsoft), quais são as chaves do registro que ele criou e ainda teria que desfazer tudo o que esse malware fez usando ferramentas específicas. Sendo que não é nem um pouco prático fazer isso, visto que os próprios antivírus já possuem diversos módulos para verificar a integridade dos arquivos do sistema (e do usuário) e com isso remover automaticamente códigos maliciosos deles.

 

Citação

Conforme já estávamos discutindo no outro tópico, a pior forma de você verificar se você está infectado é sair fuçando em arquivos do sistema sem saber exatamente o que eles fazem. Isso não é nem um pouco prático. [...]. A melhor solução é usar um antivírus confiável e atualizado para escanear o sistema.

 

Citação

Por fim, se você realmente quer se aprofundar em Segurança Digital, recomendo fortemente que procure cursos sobre o tema, em vez de ficar fuçando em pastas e arquivos do sistema ou seguindo dicas aleatórias que encontra por aí na internet. A maioria dessas dicas é disseminada por pessoas que não entendem do assunto.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@ghoul464 Essa seção exibe exceções do módulo anti-exploit que o Microsoft Defender automaticamente ajusta para que os aplicativos possam funcionar corretamente. Não há nada com o que se preocupar - de fato seria preocupante se houvesse algum programa desconhecido nas exceções do aplicativo, mas como você usa o Kaspersky, não há nada para procurar ali.

  • Curtir 2
  • Rio McCloud alterou o título para O que são os executáveis na lista da proteção de exploits do Microsoft Defender?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!