Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou com um problema a qual repentinamente o uso da cpu simplesmente vai pra 99% e volta pra 40 a 50% padrão no jogo em questão cs2

mesmo parado olhando pra frente sem nem mexer o mouse ele vai de 40 a 50% pra 99% e nisso o fps que no momento estava 280-250 cai bruscamente pra metade tipo 120-100 a cada alguns segundos

verifiquei com o msi after, o uso da gpu esta normal aparentemente

Postado

Isso é forte indicativo de CPU superaquecendo. Verifique a temperatura do seu processador em tempo real durante o jogo, pode usar o MSI Afterburner.

Você já pode ir adiantando um pouco dando mais informações do seu PC, a configuração completa, eu me refiro (CPU, GPU, RAM, placa-mãe, fonte, gabinete, cooler).

• umnomequalquer alterou o título para aumento brusco no uso de cpu enquanto jogo
Postado
1 minuto atrás, GuilhermeGB disse:

Isso é forte indicativo de CPU superaquecendo. Verifique a temperatura do seu processador em tempo real durante o jogo, pode usar o MSI Afterburner.

Você já pode ir adiantando um pouco dando mais informações do seu PC, a configuração completa, eu me refiro (CPU, GPU, RAM, placa-mãe, fonte, gabinete, cooler).

Ryzen 5 5600 cooler padrão

16gb ram

rx 6500xt

SSD

msi a520

fonte corsair

agora q voce disse, percebi q a temperatura dele esta em 90 a 95 graus, porém não creio que seja prejudicial a esse ponto ou estou enganado?

Postado
5 minutos atrás, umnomequalquer disse:

agora q voce disse, percebi q a temperatura dele esta em 90 a 95 graus, porém não creio que seja prejudicial a esse ponto ou estou enganado?

Com certeza é prejudicial, 95ºC costuma ser o limite máximo para vários sistema, aqui meu PC até desliga seu o CPU chegar a 95ºC, mas outros se comportam de forma diferente, começam a cortar o desempenho pra tentar reduzir a temperatura.

Das duas opção, pelo menos uma (ou até as duas): seu cooler está mal instalado e/ou com pasta térmica mal aplicada ou seu gabinete não tem circulação de ar (você não mencinou o modelo, como eu tinha pedido no primeiro post). O cooler padrão do Ryzen 5 5600 ainda deveria segura-lo em temperaturas seguras até em carga máxima, CS:2 nem é tão pesado assim para CPU, então ele rodaria com temperaturas bem razoáveis.

Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Com certeza é prejudicial, 95ºC costuma ser o limite máximo para vários sistema, aqui meu PC até desliga seu o CPU chegar a 95ºC, mas outros se comportam de forma diferente, começam a cortar o desempenho pra tentar reduzir a temperatura.

Das duas opção, pelo menos uma (ou até as duas): seu cooler está mal instalado e/ou com pasta térmica mal aplicada ou seu gabinete não tem circulação de ar (você não mencinou o modelo, como eu tinha pedido no primeiro post). O cooler padrão do Ryzen 5 5600 ainda deveria segura-lo em temperaturas seguras até em carga máxima, CS:2 nem é tão pesado assim para CPU, então ele rodaria com temperaturas bem razoáveis.

em questão do gabinete um Gabinete Gamer TGT Skylancer Lateral De Vidro Branco, TGT-SKL-WT01

cooler mals instalado e pasta termica esta descartado pois troquei a pasta 2 vezes por uma da cooler master

eu pedi a garantia desse processador uma vez porque ele tava esqutando nesse nivel ai, porém ele foi pra bancada da loja e não constou nada de errado com ele, dps disso disse q o problema talvez fosse o cooler porque não era normal esta nessa temperatura, no caso unica coisa que resta seria eu pegar um cooler melhor que o padrão? 

Postado
1 minuto atrás, umnomequalquer disse:

em questão do gabinete um Gabinete Gamer TGT Skylancer Lateral De Vidro Branco, TGT-SKL-WT01

Justamente um gabinete bem ruim para circulação de ar. Muito provavelmente a raiz dos seus problemas. Ele tem mínimas aberturas de ar na lateral, o que não é nem perto de ser suficiente. Todos os gabinetes desse tipo oferecem problemas de temperatura para os usuários. Os melhores modelos de gabinete são aqueles com o painel frontal aberto, geralmente em mesh.

4 minutos atrás, umnomequalquer disse:

eu pedi a garantia desse processador uma vez porque ele tava esqutando nesse nivel ai, porém ele foi pra bancada da loja e não constou nada de errado com ele, dps disso disse q o problema talvez fosse o cooler porque não era normal esta nessa temperatura

Isso não é defeito do processador, é um problema comum com quem usa gabinetes como o seu. Se testeram seu processador num PC com refrigeração decente, é de se esperar que não encontraram nenhum defeito.

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Justamente um gabinete bem ruim para circulação de ar. Muito provavelmente a raiz dos seus problemas. Ele tem mínimas aberturas de ar na lateral, o que não é nem perto de ser suficiente. Todos os gabinetes desse tipo oferecem problemas de temperatura para os usuários. Os melhores modelos de gabinete são aqueles com o painel frontal aberto, geralmente em mesh.

Isso não é defeito do processador, é um problema comum com quem usa gabinetes como o seu. Se testeram seu processador num PC com refrigeração decente, é de se esperar que não encontraram nenhum defeito.

quais seriam as soluçoes nesse caso ? undervolt?, troca de cooler, troca de gabinete. adicionar fans na frente atras e cima do gabinete?

Postado
5 minutos atrás, umnomequalquer disse:

quais seriam as soluçoes nesse caso ? undervolt?, troca de cooler, troca de gabinete. adicionar fans na frente atras e cima do gabinete?

Undervolting e troca de cooler seriam só "remendos" que talvez resultem numa redução pequena de temperatura. O problema só será resolvido se você melhorar a circulação de ar interna do seu gabinete. Precisa trabalhar dessa forma:

master.thumb.png.01ff308918f9ffb636d7463efc0f389a.png

Alguns modleos permitem o usuário remover o painel frontal, se o seu for desse tipo, isso deve ajudar, principalmente se você tiver ventoinhas instaladas ali. Uma coisa que as vezes ajuda, caso você não consiga remover o painel frontal, é deixar a tampa lateral do gabinete aberta para entrar um pouco mais de ar.

Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Undervolting e troca de cooler seriam só "remendos" que talvez resultem numa redução pequena de temperatura. O problema só será resolvido se você melhorar a circulação de ar interna do seu gabinete. Precisa trabalhar dessa forma:

master.thumb.png.01ff308918f9ffb636d7463efc0f389a.png

Alguns modleos permitem o usuário remover o painel frontal, se o seu for desse tipo, isso deve ajudar, principalmente se você tiver ventoinhas instaladas ali. Uma coisa que as vezes ajuda, caso você não consiga remover o painel frontal, é deixar a tampa lateral do gabinete aberta para entrar um pouco mais de ar.

CERTO, agradeço a ajuda vou ver se compro uns 5 ou 6 fans para da uma melhorada, a dica do gabinete aberto eu ja uso (se deixando aberto ja ta assim imagina sem)

• Batata Defumada alterou o título para Ryzen 5 5600 pegando mais de 90ºC com aumentos bruscos de uso e quedas de FPS

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!