Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, é o seguinte: minha fonte do PC, há alguns meses atrás, meio que explodiu, e um colega meu conseguiu consertar. Desde então, venho usando ela tranquilamente. Só que, há um tempo atrás, aconteceu de o computador reiniciar sozinho umas duas vezes, e o problema se resolvia quando eu apertava o cabo de 12 pinos da fonte. Eu já estava ciente de que tinha mau contato.

Só que, há alguns dias, começou a acontecer que meu teclado, quando eu jogava algum jogo pesado e acontecia algo que exigia muito do PC no jogo, simplesmente desligava e, rapidamente, ligava de novo. Mas até aí eu só ignorei. Só que hoje, enquanto eu estava jogando um jogo pesado com meu amigo, tanto o teclado quanto os dois controles que estávamos usando desconectaram sozinhos, ao mesmo tempo, umas três vezes, e depois pararam de desconectar.

Depois disso, fiquei pensativo sobre o problema ser na fonte e fui falar com o ChatGPT (eu sei que não é tão confiável, mas eu não tinha muita escolha), e o ChatGPT também apontou para a fonte, inclusive dizendo que era um estado muito grave de danificação da fonte.

Agora, minha pergunta: será que o problema é realmente na fonte? E, se sim, quanto tempo essa fonte ainda duraria até que eu precisasse comprar uma nova?

• Moderador
Postado

@Sako12 Olá! Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware! Você tem toda a razão sobre o ChatGPT não ser confiável, então indico você passar por aqui sempre que tiver uma dúvida correlata 😉

Tudo indica que o problema é a fonte, mas não conseguimos responder quanto tempo ela vai durar, precisaríamos de poderes divinatórios 😅

Agora, algo muito importante aqui seria sabermos a sua configuração completa, especialmente o processador, a placa de vídeo e o modelo da sua fonte de alimentação. Contudo já adianto que eu não ficaria utilizando uma fonte que já estourou antes, em vez disso é bem melhor comprar uma nova com potencialmente mais confiança e qualidade.

Outra dúvida, você está utilizando estabilizador? Se estiver, pare imediatamente. Recomendo que ligue o PC em um filtro de linha iClamper e só.

• Batata Defumada alterou o título para Minha fonte estourou uns meses atrás, consertei. Quanto tempo ela dura ainda?
Postado

Meu pc é um Ryzen 3 3200g mas eu ja comprei um 5500 que logo vai chegar, minha placa é uma RTX 3050 6gb que tem pouca utilização de energia. e minha fonte é uma "Fonte EVGA, 500W, 80 Plus White, PFC Ativo - 100-W1-0500-KR", e eu não estou usando estabilizador eu uso um filtro de linha no pc

e sobre parar de usar a fonte eu estou ciente, só que eu estou por enquanto sem grana, eu pretendo trocar de fonte logo, talvez mes que vem ou posterior. mas eu gostaria de saber se essa fonte pelo menos duraria ate eu comprar uma nova.

Postado
33 minutos atrás, Sako12 disse:

Fonte EVGA, 500W, 80 Plus White, PFC Ativo - 100-W1-0500-KR", e eu não estou usando estabilizador eu uso um filtro de linha no pc

Essa EVGA W1 é péssima, se ela nova não presta avalie usada e recondicionada, o site Cultists Network na sua PSU Tier List a classifica como Tier F - trocar imediatamente. 

35 minutos atrás, Sako12 disse:

mas eu gostaria de saber se essa fonte pelo menos duraria ate eu comprar uma nova.

A fonte pode até durar, mas o hardware pode não aguentar e estragar.

Postado

seria uma boa pegar uma "Redragon 500W 80 Plus Bronze PFC Ativo S/Cabo"? pelas reviews que eu vi, ela parece ser bem custo beneficio

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!