Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa gente, tudo bem?
estou atualmente em uma baita indecisão
meu pc é um pouco antigo comparado a hoje em dia, é um 
I5 10400
ram de 16gb
fonte 500
aircooler
SSD M.2 240gb
sem placa de Vídeo.
e nisso notei que teve um aumento bem grande nas placas, e estou na duvida entre qual seria placa melhor a se comprar com futuros upgrades no meu pc.
ou se seria melhor mesmo esperar o preço delas baixarem.
e depois da placa qual seria os outros upgrades a se fazer.

Postado

pensando em upgrade eu pegaria a RTX 3060/rx6600

e logo após faria um upgrade de processador, talvez um Ryzen 5 5600... é uma configuração boa pra rodar todos os jogos atuais, e como você vai estar na am4, da pra meter um Ryzen 7 5700x que ainda vai fazer bastante sentido

Postado

@Puddles mas a amd ta sendo melhor em questão de jogos? sempre fui intel, então to por fora das novas gerações =/ e seus custos.
o ***** que as placas de Vídeo hoje em dia ta bem caras =/ dai não sei se compensaria os preços atuais.
muita gente me recomendou uma 3050 8gb, mas outros ja dizem que é horrivel esta placa. queria saber o que voce acha?

Postado
45 minutos atrás, Inácio gp disse:

@Puddles mas a amd ta sendo melhor em questão de jogos? 

De forma geral desde o lançamento do Ryzen 3600 os CPU AMD tem sido melhor compra para jogos (PC Gamer).

Os únicos CPU Intel atuais que são OK comprar para jogos é o i5-12400F - porque esta mais barato que o Ryzen 5600 entregando desempenho equivalente; e o i5-12/13/14600KF mais barato que Ryzen 5700X, 5700X3D, mas como o soquete LGA1700 "morreu" - foi descontinuado; deixa de ser interessante.

• Curtir 1
Postado

Primeiro seria importante saber o modelo de sua fonte de energia, para ter certeza de que não é bomba.

Quanto às Placas de Vídeo, a RX 6600 é interessante desde que não custe mais do que 1.400, sendo que em ofertas pode ficar abaixo de 1.300.

Uma opção acima é a RX 6650 XT... seu preço oscila demais, de 1.500 a 1.700 ou pior. Há poucos dias apareceu por 1.519 na Kabum.

Uma terceira opção é a RX 7600, que em promoções aparece por 1.700.

Deve saber que preços oscilam demais, com diferenças de 300~500 reais instantaneamente. Se quiser poupar precisa seguir grupos de ofertas no telegram. Canais Guiga Games e TJ Gaming possuem bons grupos.

Postado

@1lokos mas eu vi que tem varias placas LGA1700 a venda ainda, e como o intuido seria apenas pra games, poucas horas jogando, afinal vida do clt não é fácil, queria algo mais custo benefico que não fosse não meme.
vi que o i5 12400f por 750 e a placa-mãe por 700-900

@Crixus Champion eu to acompanhando tem alguns dias, os preços  ta surreal, e como eu iria passar no cartao, a acaba que qualquer placa de Vídeo fica carrisma, a unica que bateu ali no cartao seria a 3050 8gb ou a rx6600 chegando no final ali do parcelamento por 1800-2000 =/ dai fiquei naquela duvida se compensaria mesmo.

Postado
19 minutos atrás, Inácio gp disse:

@1lokos mas eu vi que tem varias placas LGA1700 a venda ainda, e como o intuido seria apenas pra games, poucas horas jogando, afinal vida do clt não é fácil, queria algo mais custo benefico que não fosse não meme.
vi que o i5 12400f por 750 e a placa-mãe por 700-900

Então, para montar um "PC gamer" de relativo baixo custo - para usar até quando der, sem neuras com "upgrade" futuro; o i5-12400F + placa-mãe H610 na faixa dos R$ 500,00 se justifica.  Eu uso esta combinação.

O equivalente Ryzen 5600 ficará uns R$ 100,00 a mais, mas tem a vantagem de poder ser substituído por um Ryzen 5700X3D (que atualmente esta com preço ruim) prolongando a vida útil da placa-mãe e maximizando o investimento.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Inácio gp disse:

3050 8gb ou a rx6600 chegando no final ali do parcelamento por 1800-2000 =/ dai fiquei naquela duvida se compensaria mesmo.

A 3050 é uma bomba cara e fraca. Existem 3 versões dela, com diferentes quantidades de vram e diferentes larguras de banda de memória, e nenhuma é um bom negócio se custar mais de 900 reais. Não se comparam à RX 6600.

O 12400F acho caro por 750, já que seu preço padrão é 699  em ofertas aparece ainda mais barato.
Na Kabum seu preço cai para 674 pelo app Kabum com o cupom APPNINJA

Na Shopee há o parcelamento sem juros, e seu preço é 765 LINK
E caso você tenha resgatado o cupom 100FF AQUI, o valor final 665 parcelado. 

Em relação à placa-mãe, não sei qual modelo está pensando em pegar, mas estou vendo que as lojas aumentaram o preço de muitas H610 de 5xx para 7xx.

13 minutos atrás, 1lokos disse:

O equivalente Ryzen 5600 ficará uns R$ 100,00 a mais, mas tem a vantagem de poder ser substituído por um Ryzen 5700X3D (que atualmente esta com preço ruim) prolongando a vida útil da placa-mãe e maximizando o investimento.

E as chances de se pagar mais barato em placa-mãe AM4 são maiores, visto que as lojas aumentaram o preço da H610 ASUS com dissipador.

Na AM4 uma placa-mãe básica pode ficar abaixo de 500 reais, enquanto que com 700 é possível se pegar uma sensacional, como MSI B550M PRO-VDH, que está 669 na Pichau nesse momento.

• Curtir 1
Postado

@1lokos então queria um pc ali para uns 4 anos de boas, como eu costumo jogar mais jogos como wow, rag, e alguns emuladores, pois eu ja tenho um ps4, e o pc seria mais pra ler alguns mangas ou algo do tipo, não tenho aquela loucura de jogar jogos na maior qualidade possível, venho de uma geração que os graficos do super nintendos era incriveis kk se é que me entende.
pensei em comprar uma tv 4k ja que jogo no ps4 no monitor, porém não é a mesma coisa.

@Crixus Champion é vi alguns videos falando sobre ela ser realmente uma bomba, que a unica coisa que chama a atenção dela seria por ser da serie 30, mas nada relevante, ja que os preços dela chega a bater quase 2000 no cartao. 
cheguei a pensar em pegar ate uma 1650, porém outra placa fraca. 
talvez o melhor seria esperar de fato alguma promo boa la pra junho ou julho.

Postado

Lembre-se também de que Ryzen 5 5600 e i5-12400F não funcionam sem Placa de Vídeo, por isso tome cuidado na ordem da compra das peças.
Verifique também se sua fonte tem qualidade para alimentar um PC com placa de vídeo.

A plataforma AM4 chegou ao fim, porém os processadores disponíveis são de excelente qualidade, como o mencionado Ryzen 7 5700x3D, que é capaz de levar qualquer placa de vídeo do mercado. 
Há ainda a facilidade de se comprar AM4, cujos processadores são muito comercializados também no Aliexpress, e em caso de futuro upgrade, o processador AM4 deve custar mais barato do que o LGA1700.
Outro detalhe é que muitas Placas Mãe AM4 baratas possuem VRM capaz de suportar Ryzen 7, enquanto que na LGA1700 é comum ver Placas Mãe inadequadas para processadores acima de i5-12400F.
Desde 2017 AMD é melhor do que Intel, caso tenha algum receio.

A LGA1700 também chegou ao fim, já que LGA1851 foi lançada. Mas parece que dessa vez a Intel resolveu trabalhar e irá trazer os processadores Intel Bartlett Lake para a LGA1700.
Tudo ainda são rumores, vazamentos e nada se sabe a respeito, além de especulação para qual público será destinado.
Aconselho pesquisar por Intel Bartlett Lake caso queira tentar saber mais, techpowerup tem uma matéria do dia 15/01 a respeito.
Será que realmente lançarão?
De qualquer maneira, ao se comprar LGA1700 e pense em upgrade futuro, algo acima de 12400F, é necessário escolher a placa-mãe com muita cautela, para saber se o VRM aguenta processadores mais fortes.

Se quiser uma plataforma atual, recomendo AM5 da AMD, e sempre pergunte antes quais peças comprar. 
Uma maneira de economizar é seguir grupos de telegram. Vá até os canais de youtube TJ Gaming e Guiga Tech Games, e então procure pelo link de promoções do telegram de cada um deles.

Postado

Veja nesse vídeo recente (de hoje) do Linus Tech Tips "Circus" como a Intel se tornou irrelevante atualmente no "PC Gamer".

Em jogos o Ryzen 8400F - R$ 1.040,00 ganha do Intel Core i5-14400F - R$ 1.096,00.

O 8400F recebe muito preconceito por um "primo pobre" - com cache L3 reduzido; mas com GPU de entrada como a RX4060 ou AMD similar não fica a dever aos "primos ricos".

A proposito, o CPU recomendado é Ryzen 7500F - mas esse não tem no mercado local, so no AliEx.

• Curtir 1
Postado

@Inácio gp minha opinião sobre isso é que a amd é sim uma opção pra quem quer montar algo barato e potente, a intel ainda tem ótimos processadores (meu pc pra jogos utiliza um i5 11400f..), mas se eu fosse montar algo do zero eu iria de amd pelo fato das possibilidades de upgrade, ainda pegando algo acessível.

Ryzen 5 5500 pode trabalhar na mesma placa-mãe que um Ryzen 7 5700x3D, é claro que você vai pegar uma boa placa-mãe e fonte pra isso, a questão é mais compatibilidade

a má fama da AMD é por causa dos FX, realmente eram processadores problemáticos apesar de sua potência

agora, sobre a RTX 3050, não recomendo de forma alguma, ela é uma versão de "entrada" da série 30, mas na prática, parece uma placa de vídeo de duas gerações atrás com ray tracing, e o preço em si não compensa pelo o que ela perde.

ao invés dela, pegue uma RTX 3060 12g, RTX 4060, rx 6600, rx 6650xt.... todas essas valem a pena e vão durar uns bons anos, recomendo investir mais um pouco e pegar uma dessas

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...