Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, espero que todos estejam bem. Precisei levar meu pc para uma assistência devido a problemas na formatação do Windows que eu não estava conseguindo resolver sozinho. Volta e meia conseguiram resolver e formataram sem problemas, foi feito a instalação de drivers e o pc veio pra casa. Chequei todas as peças para garantir que nenhuma foi trocada sem minha permissão e não vi nada de errado, as Rams permaneciam 32 gb DDR4, a placa de Vídeo permanece uma RTX 3060 12 GB e meu processador ainda é um I7 7700 3.6 GHz, fonte a mesma e meus SSDs também (tenho dois de 1 tera).

Porém ai que vem o problema: fui jogar um Elden Ring para desestressar e noto que com minhas configurações eu estou jogando em 1080p no alto em 30 fps. Isso não ta certo, nessa configuração deveria variar entre 50-60 TALVEZ 45 em áreas mais pesadas como área aberta de Limgrave, não só isso mas presenciei stutters que antigamente não estavam presentes.

Já tentei:
1. Reinstalar os drivers da placa de vídeo usando o Display Driver Uninstaller.
2. Desativar todos os overlays da Nvidia e Steam
3. Otimizar o Windows para jogos desativando qualquer função desnecessária
4. Atualizar o Windows
5. Rodei o antivirus só pra garantir, nada.
6. As temperaturas estão ótimas (minha GPU em 100% de uso chega no max em 55 graus e minha CPU não passa dos 75 em alto uso)
7. Ativar o XMP na BIOS

Eu to ficando sem opções honestamente, pensando que devem ter trocado alguma parte da minha placa de vídeo e trocaram por uma parte inferior? Parece teoria da conspiração mas vai saber...Se alguém tiver uma ideia, agradeço.

PS: Meu Windows é o 10 pro.

• guilherme_dr alterou o título para Perda de FPS em diversos jogos após PC voltar da manutenção.
  • Membro VIP
Postado
48 minutos atrás, Octavio Augusto disse:

Bom dia, espero que todos estejam bem. Precisei levar meu pc para uma assistência devido a problemas na formatação do Windows que eu não estava conseguindo resolver sozinho. Volta e meia conseguiram resolver e formataram sem problemas, foi feito a instalação de drivers e o pc veio pra casa. Chequei todas as peças para garantir que nenhuma foi trocada sem minha permissão e não vi nada de errado, as Rams permaneciam 32 gb DDR4, a placa de Vídeo permanece uma RTX 3060 12 GB e meu processador ainda é um I7 7700 3.6 GHz, fonte a mesma e meus SSDs também (tenho dois de 1 tera).

Porém ai que vem o problema: fui jogar um Elden Ring para desestressar e noto que com minhas configurações eu estou jogando em 1080p no alto em 30 fps. Isso não ta certo, nessa configuração deveria variar entre 50-60 TALVEZ 45 em áreas mais pesadas como área aberta de Limgrave, não só isso mas presenciei stutters que antigamente não estavam presentes.

Já tentei:
1. Reinstalar os drivers da placa de vídeo usando o Display Driver Uninstaller.
2. Desativar todos os overlays da Nvidia e Steam
3. Otimizar o Windows para jogos desativando qualquer função desnecessária
4. Atualizar o Windows
5. Rodei o antivirus só pra garantir, nada.
6. As temperaturas estão ótimas (minha GPU em 100% de uso chega no max em 55 graus e minha CPU não passa dos 75 em alto uso)
7. Ativar o XMP na BIOS

Eu to ficando sem opções honestamente, pensando que devem ter trocado alguma parte da minha placa de vídeo e trocaram por uma parte inferior? Parece teoria da conspiração mas vai saber...Se alguém tiver uma ideia, agradeço.

PS: Meu Windows é o 10 pro.

Bom dia, Octavio. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Por acaso você notou alguma mudança na aparência do seu sistema, por exemplo? Ou ele está exatamente igual ao que você se lembra? Além disso, você tentou verificar a integridade do seu Windows, através dos comandos sfc /scannow e dism /online /cleanup-image /restorehealth no CMD como Administrador?

Postado
2 minutos atrás, Gabriel U disse:

Por acaso você notou alguma mudança na aparência do seu sistema, por exemplo? Ou ele está exatamente igual ao que você se lembra? Além disso, você tentou verificar a integridade do seu Windows, através dos comandos sfc /scannow e dism /online /cleanup-image /restorehealth no CMD como Administrador?

Bom dia, primeiro agradeço pela atenção e resposta, a aparência do sistema esta identica a minha memória, no momento estou tentando instalar o Elden Ring no outro disco local de 1 tera (que talvez seja o SSD e eu tenha instalado o jogo no HD em si, o que poderia explicar essa diferença, mas acho difícil). Não tentei verificar a integridade do Windows, se mudar o jogo de disco não resolver, esse será meu próximo passo e te dou um update.

22 minutos atrás, Gabriel U disse:

Rodei os comandos no CMD e foi achado arquivos corrompidos que foram reparados, porém isso não afetou o desempenho abaixo do esperado, permanece 30 fps em áreas que estaria facilmente 45, até 50

• Curtir 1
Postado

Bom dia!
Qual a versão do driver de Vídeo que está utilizado? tem algumas versões que não estão rodando muto bem com as RTX30...

Postado
4 minutos atrás, heu16 disse:

Bom dia!
Qual a versão do driver de Vídeo que está utilizado? tem algumas versões que não estão rodando muto bem com as RTX30...

Bom dia amigo, estou usando a versão 572.83 da versão Game Ready, o mesmo problema persiste com a versão de studio (testado previamente).

• Membro VIP
Postado
58 minutos atrás, Octavio Augusto disse:

Bom dia, primeiro agradeço pela atenção e resposta, a aparência do sistema esta identica a minha memória, no momento estou tentando instalar o Elden Ring no outro disco local de 1 tera (que talvez seja o SSD e eu tenha instalado o jogo no HD em si, o que poderia explicar essa diferença, mas acho difícil). Não tentei verificar a integridade do Windows, se mudar o jogo de disco não resolver, esse será meu próximo passo e te dou um update.

Rodei os comandos no CMD e foi achado arquivos corrompidos que foram reparados, porém isso não afetou o desempenho abaixo do esperado, permanece 30 fps em áreas que estaria facilmente 45, até 50

Certo. Nesse caso...

1. Abra o Menu Iniciar (pressionando a Tecla do Windows);

2. Digite "Exibir Histórico de Atualizações";

3. Clique no primeiro texto em azul: Desinstalar atualizações;

4. Na tela que se abre, filtre as atualizações por data;

5. Clique com o botão direito no título de um dos grupos que aparece, por exemplo, Microsoft Windows (com as atualizações listadas abaixo);

6. Nas opções, selecione Agrupar por > Nenhum, e filtre por data novamente.

7. Verifique a data em que os problemas de desempenho começaram, e que atualizações ocorreram nela.

8. Clique com o botão direito nessa atualização e desinstale-a (EXCETO se for Atualização de SEGURANÇA).

9. Reinicie o computador depois de desinstalar e veja se o problema persiste.

Postado

@Octavio Augusto Bom dia, tudo bem?

Se você instalou no HD é 100% certeza que o jogo trave. 

Jogos de nova geração agora necessitam de no mínimo um SSD e geralmente um NVMe (Mais eficiente no geral)

SEMPRE instale jogos no SSD. Faça um teste e depois veje se melhorou.

Postado
1 minuto atrás, Mr. Dopler disse:

@Octavio Augusto Bom dia, tudo bem?

Se você instalou no HD é 100% certeza que o jogo trave. 

Jogos de nova geração agora necessitam de no mínimo um SSD e geralmente um NVMe (Mais eficiente no geral)

SEMPRE instale jogos no SSD. Faça um teste e depois veje se melhorou.

Opa amigo, bom dia, estou bem sim apesar do problema de fps hauhahuahuahua

O Elden está no SSD, testei no HD só pra desencargo e não só demorou demais pra carregar o jogo como o problema persistiu, mas agradeço pela sugestão!

Postado

@Octavio Augusto  Uma das opções que tive experiência foi desabilitar o PÓS-PROCESSAMENTO, obtive resultado positivo em relação a FPS.

Tentou desabilitar o xmp da memória?

image.png.95f8e39300cdc83322735eb3306d477e.png

Pode tentar habilitar a opção de energia Desempenho Maximo, pode ser qualquer Vídeo no youtube.

Postado
8 minutos atrás, Gabriel U disse:

Certo. Nesse caso...

1. Abra o Menu Iniciar (pressionando a Tecla do Windows);

2. Digite "Exibir Histórico de Atualizações";

3. Clique no primeiro texto em azul: Desinstalar atualizações;

4. Na tela que se abre, filtre as atualizações por data;

5. Clique com o botão direito no título de um dos grupos que aparece, por exemplo, Microsoft Windows (com as atualizações listadas abaixo);

6. Nas opções, selecione Agrupar por > Nenhum, e filtre por data novamente.

7. Verifique a data em que os problemas de desempenho começaram, e que atualizações ocorreram nela.

8. Clique com o botão direito nessa atualização e desinstale-a (EXCETO se for Atualização de SEGURANÇA).

9. Reinicie o computador depois de desinstalar e veja se o problema persiste.

Testado, também não chegou a resolver infelizmente

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, Octavio Augusto disse:

Testado, também não chegou a resolver infelizmente

Certo. Próximo passo...

Na mesma tela de desinstalação das atualizações dos passos anteriores, vai haver um texto azul, no canto superior esquerdo, "Desinstalar um programa". Clique nele e veja a lista de programas que o Windows identifica no seu computador. Por acaso você desconhece algum deles?

Postado
3 minutos atrás, Gabriel U disse:

Certo. Próximo passo...

Na mesma tela de desinstalação das atualizações dos passos anteriores, vai haver um texto azul, no canto superior esquerdo, "Desinstalar um programa". Clique nele e veja a lista de programas que o Windows identifica no seu computador. Por acaso você desconhece algum deles?

Opa colega, todos os programas que eu possuo são confiáveis, isso posso dizer com certeza

18 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

@Octavio Augusto  Uma das opções que tive experiência foi desabilitar o PÓS-PROCESSAMENTO, obtive resultado positivo em relação a FPS.

Tentou desabilitar o xmp da memória?

image.png.95f8e39300cdc83322735eb3306d477e.png

Pode tentar habilitar a opção de energia Desempenho Maximo, pode ser qualquer Vídeo no youtube.

O XMP está habilitado, o desempenho está em alto, não em máximo, vou tentar por, se resolver volto aqui.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Octavio Augusto disse:

Opa colega, todos os programas que eu possuo são confiáveis, isso posso dizer com certeza

Não estou questionando a confiabilidade dos seus programas...

...apenas te pedindo pra verificar se existe algum programa aí que surgiu sem você mesmo ter instalado (afinal, você disse que o PC foi pra assistência).

Postado
11 minutos atrás, Gabriel U disse:

Não estou questionando a confiabilidade dos seus programas...

...apenas te pedindo pra verificar se existe algum programa aí que surgiu sem você mesmo ter instalado (afinal, você disse que o PC foi pra assistência).

Sim sim, eu entendi, chequei e não tem nenhum

Se ajudar, aqui está algumas informações da GPU enquanto ela roda Elden Ring na configuração Alto.

capturar 2.PNG

Capturar.PNG

Capturar1.PNG

9 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

@Octavio Augusto No caso é testar com o xmp desabilitado. Ultimamente estou com problemas na minha memória e desabilitando o xmp voltou a ficar estavel, e sem quedas de fps.

Ah sim, o problema começou quando o XMP estava desabilitado, liguei pra ver se resolvia e não resolveu infelizmente, então acredito que desabilitar dnv não fará diferença

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Octavio Augusto disse:

Capturar.PNG

Calma aí que temos um PROBLEMINHA aqui.

Sua GPU está operando em PCI Express 3.0 x1. O normal é 4.0 x16. Será que está mal encaixada no slot, ou com a fonte mal acoplada a ela?

Postado
2 minutos atrás, Gabriel U disse:

Sua GPU está operando em PCI Express 3.0 x1. O normal é 4.0 x16. Será que está mal encaixada no slot, ou com a fonte mal acoplada a ela?

Bem observado, irei dar uma olhada

7 minutos atrás, Gabriel U disse:

Amigo, mil perdões, mas eu olhei aqui direto e em Bus Interface está PCIe x 16 4.0, isso não diria que está instalado em PCI 4.0 x16? Talvez eu esteja não percebendo algo, como deu para perceber meu conhecimento de informática beira o básico.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
10 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

@Gabriel U Entendo que o topico dele, vou criar um voce poderia me ajudar.

A minha esta apenas em x8

3070.gif.af4d836654f2eaa369aeaa92bd7c9c6e.gif

Olá. No seu caso, o gargalo de conexão é um pouco menor do que o dele.

A sua RTX 3070 também deveria estar operando a 4.0 x16, mas está operando em 1.1 x8. O x8, nesse caso, é o mais importante, porque ainda garante largura de banda de pelo menos 2GB/s. Nesse caso, precisa-se verificar: Que placa-mãe você tem?

22 minutos atrás, Octavio Augusto disse:

Amigo, mil perdões, mas eu olhei aqui direto e em Bus Interface está PCIe x 16 4.0, isso não diria que está instalado em PCI 4.0 x16? Talvez eu esteja não percebendo algo, como deu para perceber meu conhecimento de informática beira o básico.

Tranquilo. Eu te explico.

O Bus Interface é o sensor que explica a conectividade da sua placa. Isto é, qual geração de PCIe ela usa, e quantas pistas ela consegue usar (x4, x8, x16). Quanto mais pistas, maior a capacidade de transferência de dados. No sensor, as informações são divididas assim:

Antes do @: capacidade de uso efetiva da placa

Depois do @: capacidade sendo usada no momento

Pode haver algo errado com sua placa-mãe. Sugiro que você entre na BIOS e resete o padrão de fábrica da sua placa-mãe, e verifique de novo o GPU-Z. Pra ver se volta ao normal...

Postado

Eu uma vez estava lendo um tópico 

E vi o seguinte 

Algumas portas satas interferem no pci  , não lembro muito bem a explicação 

Tenta trocar o lugar do cabo sata 

Postado
16 minutos atrás, Gabriel U disse:

Olá. No seu caso, o gargalo de conexão é um pouco menor do que o dele.

A sua RTX 3070 também deveria estar operando a 4.0 x16, mas está operando em 1.1 x8. O x8, nesse caso, é o mais importante, porque ainda garante largura de banda de pelo menos 2GB/s. Nesse caso, precisa-se verificar: Que placa-mãe você tem?

Tranquilo. Eu te explico.

O Bus Interface é o sensor que explica a conectividade da sua placa. Isto é, qual geração de PCIe ela usa, e quantas pistas ela consegue usar (x4, x8, x16). Quanto mais pistas, maior a capacidade de transferência de dados. No sensor, as informações são divididas assim:

Antes do @: capacidade de uso efetiva da placa

Depois do @: capacidade sendo usada no momento

Pode haver algo errado com sua placa-mãe. Sugiro que você entre na BIOS e resete o padrão de fábrica da sua placa-mãe, e verifique de novo o GPU-Z. Pra ver se volta ao normal...

Opa amigo, essa gpu eu mesmo instalei a +- um ano atrás, será que instalei incorretamente e talvez danificou algo com o tempo? No momento estou fora de casa, mas chegando em casa eu vou olhar isso. Vou ver isso da BIOS também. 

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Mr. Dopler disse:

@Gabriel U Mancer A320m da, eu pesquisei e informa que ao usar um NVMe ele divide o pci-e em x8 para os dois.

Se essa informação é verdadeira...

Esse é um baita tiro no pé da Mancer. Significa dizer que o único jeito de você ter um sistema fluído (usando SSD), e ao mesmo tempo, não limitar a performance da sua GPU, por causa da divisão das trilhas com o PCIe do NVMe, é usar SSD SATA... 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...