Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei uma placa-mãe B550 MSI- PRO (vou botar o link), na parte de CPU diz sobre as compatibilidade dos processadores.

''CPU:Suporta processadores de desktop AMD Ryzen ™ 5000 e 3000 Series (não compatível com AMD Ryzen ™ 5 3400G e Ryzen ™ 3 3200G) e processadores de desktop AMD Ryzen ™ 4000 G-Series''

Não vi nada de processadores série 7, pelo o que entendi tem compatibilidade apenas com série 3 e 5 , o meu processador é um série 7 - AMD Ryzen 7 3700X,  gostaria de saber se eu vou ter problema com isso, se consigo usar esse processador normal nessa placa-mãe, ou eu estou interpretando errado?

Link placa-mãe : https://www.pichau.com.br/placa-mãe-msi-b550m-pro-vdh-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMIwc70k8fIjAMV_SRECB1QkQM5EAQYASABEgKerPD_BwE

Postado
9 minutos atrás, kadson disse:

O MEU PROCESSADOR É UM SERIE 7 - AMD Ryzen 7 3700X, 

Na verdade o seu é série 3000

Série 7 é tipo um 7600, no chipset AM5

Sua CPU é suportada desde essa BIOS:

image.thumb.png.4edd4f42dd8671c462b33edecb38bd3c.png

Tenha essa mesma placa-mãe, comprada na Pichau, e não precisei atualizar a BIOS, usando um Ryzen 5600g, que necessitava de um BIOS mais recente que a sua.

image.thumb.png.2e4335f4f9dcd47c4e4d472757b71885.png

• Curtir 3
Postado

@kadson O Ryzen 7 3700X é compatível com a B550M PRO VDH. A descrição fala que ela suporta processadores das séries 3000 e 5000, e o 3700X é da série 3000. A única exceção são os modelos com final G (tipo o 3400G e 3200G), porque eles usam uma arquitetura diferente. Mesmo sendo um Ryzen 7, ele faz parte da geração 3000, que é compatível

• Curtir 2
  • Moderador
Postado

@kadson Precisamos esclarecer alguns pontos,

Primeiramente, o Ryzen 7 3700X pertence a série Ryzen 3000, ou seja, é baseado na arquitetura Zen 2. Segundo, a série Ryzen 7000, foi foi lançada em 2022 e é baseada na arquitetura Zen 4, utiliza o novo soquete AM5.

Mas respondendo a dúvida principal (compatibilidade), sim, a sua placa-mãe suporta o seu CPU, a partir da BIOS versão 7C95v20.

Abraços.

• Curtir 2
  • guilherme_dr alterou o título para A placa-mãe MSI B550M PRO-VDH é compatível com um Ryzen 7 3700X?
Postado
22 minutos atrás, kadson disse:

não VI NADA DE PROCESSADORES SERIE 7, PELO o que ENTENDI TEM COMPATIBILIDADE APENAS COM SERIE 3 E 5 , O MEU PROCESSADOR É UM SERIE 7 - AMD Ryzen 7 3700X, 

GOSTARIA DE SABER SE EU VOU TER PROBLEMA COM ISSO, SE CONSIGO USAR ESSE PROCESSADOR NORMAL NESSA placa-mãe. OU EU ESTOU INTERPRETANDO ERRADO?

Interpretou errado, mas pelo menos buscou ajuda, então está valendo.

A nomenclatura que vem no començo dos modelos, Ryzen 3/5/7/9, não define a série, o que define a série é os 4 digitos seguintes, ou 5 dígitos (esperado no Zen 6, não é seu caso).

Ryzen 7 3700X.

O 3 inicial indica de qual série ele é, nesse caso é série 3000, e a placa-mãe ainda suporta série 4000 e 5000, que é básicamente o fim dos processadores presentes no socket AM4.

• Curtir 2
Postado

@guilherme_dr agradeço, no caso então é compatível mesmo , eu fazendo a instalação normal vai funcionar normal. não precisarei fazer atualizaçao da BIOS ?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
6 minutos atrás, kadson disse:

no caso então é compatível mesmo , eu fazendo a instalação normal vai funcionar normal. não precisarei fazer atualizaçao da BIOS ?

Se a versão da BIOS da sua placa-mãe for a 7C95v20 ou posterior, sim, vai funcionar normalmente.

Só haverá necessidade de atualizar a BIOS se ainda não estiver com a versão 7C95v20 ou outra versão que saiu depois desta.

EDIT: Estava verificando no site da fabricante, e a BIOS 7C95v20 é muito antiga, de 15-06-2020, então com certeza a sua placa-mãe já está atualizada para receber o seu processador.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...