Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tô pensando em comprar um Air Cooler para meu PC, estou mirando no AK620 digital da Deepcool(quando entrar em estoque), vi umas Review dizendo que ele é muito bom, duas torres e 2 fans e é bem bonito também. O problema é que não sei se é compatível com minhas memórias ram, pelas especificações que eu vi ele é compatível com memórias de até 44mm, as minhas memórias é a Corsair Vengeance RGB Pro 2x16GB e estão nos slots A2 e B2, pelo que eu vi elas são bem altas. Vocês saberiam me confirmar se é compatível ou se pelo menos tem como, por exemplo, levantar um pouco a fan para caber as memórias? E se fizesse isso eu perderia desempenho na refrigeração? Agradeço a ajuda

Postado

Na maioria dos air cooler torre o fan (da frente) pega em memória alta - como as enfeitadas com "chifres de frufru"; e por isso o gabinete tem que ter espaço que permita mover o fan para cima uns 5-10mm.  

Veja esse caso de "conflito" com um Thermalright Peerless Assassin 120, a solução foi subir o fan frontal.

Isso depende também do desenho da placa-mãe, algumas colocam os slots de memória muito perto do soquete.

Os air coolers "dual tower, dual fan" que tem mais compatibilidade com este tipo de memórias são:

Scythe Fuma 3, porque nele os heatpipes são inclinados para trás, afastando o fan da memória, então - se a placa-mãe cooperar; não pega.

cooler-para-processador-scythe-fuma-3-12

E porque não fazem todo air cooler assim?

Provavelmente por custo e porque os heatpipes com muitas curvas são menos eficientes na transferência de calor - vide teste do Gamers Nexus.

Outro é o FSP MP7- a marca é nova aqui no BR, mas é antiga no mercado internacional, esse modelo MP7 tem bom desempenho, "empatando" com o Noctua NH-D15 e Themalright Phantom Spirit 120 EVO.

Mas no review do TechPowerUp tiveram "conflito" com memória. 

• RAM clearance is not quite perfect
  • "The main issue I noticed is the lack of perfect memory clearance. Given its offset design and marketing, I expected perfect RAM clearance. However, during my testing, the cooler did not clear the first DIMM slot. This might not be a problem for all motherboards, but if you plan to use four DIMMs with tall heatspreaders or ARGB lighting, be aware.

PIC24a00000000012723.jpg

Os cooler da DeepCool que tem esse "offset" do fan são o  AG400 e o Assassin IV.

Resumo desse "blah-blah-blah...: 😜 

O DeepCool AK620 tem 163mm de altura, então para se garantir use num gabinete que tenha 175-180mm de espaço para air cooler, permitindo subir o fan se necessário. Exemplo: Montech Air 903:

• Compatibilidade (Máx.): Resfriador de CPU: 180mm
  • Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Recomendação de Air cooler compatível com RAM Corsair Vengeance RGB Pro
Postado

@1lokos a minha placa-mãe é a tuf gaming b550m plus. De fato, poderiam inventar uma forma de oferecer maior compatibilidade com as memórias RAM de forma a não perder desempenho na refrigeração. 

Sobre o gabinete, o meu é esse mesmo kkkkkk Montech Air 903 Base, então acho que dá pra subir o fan e ficar de boa. Valeu pela ajuda.

Postado

@lordbrock2801 sendo bem sincero recomendo ir atrás de algum water cooler, meu problema com air coolers são que são muito pesados, e inevitavelmente uma hora ou outra sua placa-mãe vai acabar empenando triscando alguma trilha, air coolers `´seguros´´ seriam somente entre 200~300g

Postado
Em 10/04/2025 às 14:54, EdwardZ disse:

@lordbrock2801 sendo bem sincero recomendo ir atrás de algum water cooler, meu problema com air coolers são que são muito pesados, e inevitavelmente uma hora ou outra sua placa-mãe vai acabar empenando triscando alguma trilha, air coolers `´seguros´´ seriam somente entre 200~300g

Não resolveria utilizando um suporte? Sempre tive a nóia de comprar WC, mas muita gente não recomenda. Perigo de vazamento, difícil de instalar, muita manutenção, pouca vida útil, além do valor mais alto, são os relatos que ouço. E hoje com esses AC com duas torres e duas fans se consegue quase que a mesma eficiência de WC. Eu ainda tô pensando e pesquisando no que vou fazer, mas até aqui considerar WC tem soado como "dor de cabeça" pra mim, se for considerar todos esses problemas. E a real é que eu só quero sair do meu cooler box.

Postado
9 horas atrás, lordbrock2801 disse:

Não resolveria utilizando um suporte?

Não precisa de suporte, se air cooler pesado danificasse placa-mãe os fabricantes de cooler ou gabinete já teriam criado suporte.

Por exemplo, o famoso Noctua NH-D15 pesa 1320 gramas enão precisa de suporte adicional.

SilentMax Titan, que foi concebido originalmente como cooler passivo - sem fan, pesa dois quilos e vem com parafusos para colocar no teto do gabinete como suporte adicional. O que é solução fácil e barata para os fabricantes implementarem - caso considerassem necessário.

pxl_20240402_172721969.jpg

pxl_20240405_183413422.jpg

pxl_20240402_175531118.jpg

Quanto a WC vazar líquido isso acontece, mas o índice é baixo, o Mr. Matt Lee - canal de YT que monta PC "high end" e portanto só trabalha com WC de boa marca;  disse que em mais de 100 montagens teve dois casos de vazamentos.

Com os populares WC "RiziModi" deve acontecer com mais frequência, mas mesmo assim nada catastrófico, pois WC desta marca é campeão de vendas na Kabum.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Não precisa de suporte, se air cooler pesado danificasse placa-mãe os fabricantes de cooler ou gabinete já teriam criado suporte.

Por exemplo, o famoso Noctua NH-D15 pesa 1320 gramas enão precisa de suporte adicional.

SilentMax Titan, que foi concebido originalmente como cooler passivo - sem fan, pesa dois quilos e vem com parafusos para colocar no teto do gabinete como suporte adicional. O que é solução fácil e barata para os fabricantes implementarem - caso considerassem necessário.

pxl_20240402_172721969.jpg

pxl_20240405_183413422.jpg

pxl_20240402_175531118.jpg

Quanto a WC vazar líquido isso acontece, mas o índice é baixo, o Mr. Matt Lee - canal de YT que monta PC "high end" e portanto só trabalha com WC de boa marca;  disse que em mais de 100 montagens teve dois casos de vazamentos.

Com os populares WC "RiziModi" deve acontecer com mais frequência, mas mesmo assim nada catastrófico, pois WC desta marca é campeão de vendas na Kabum.

O AK620 digital tem 1491g não seria bom colocar um suporte? Pelo menos pra dar uma segurança. Eu não sei se tem suporte específico, na minha cabeça eu adaptaria aqueles suporte de GPU pra segurar o Air Cooler. Atualmente meu orçamento tá baixo pra pegar WC, e eu não pegaria um baratinho justamente por ser mais problemático.

• Solução
Postado

De novo: o maior interessado que o peso do air cooler não danifique a placa-mãe é o fabricante do cooler, então se não colocou suporte adicional é porque não precisa. 😉 

Mas pode colocar "por precaução", só que não vende suporte especifico para isso, tera que "D.I.Y" e nesse caso cuidado para não danificar alguma coisa com a "invenção". 😜 

Acho que suporte tipo "anti-sag" para GPU além de intrusivo pode "conflitar" com a GPU.

O ideal seria fazer como no Titan acima, pendurando no teto.  Talvez usando abraçadeiras de Nylon, mas pegando no dissipador, não nos fans, já que a maioria é preço por alça de mola.

Exemplos de que quanto tem um problema, os fabricantes criam a solução, veja estes suportes da Noctua:

nm_amb12_1.jpg

https://noctua.at/en/nm-amb12

Nos Ryzen A5 os CCD - que são as partes mais quentes do CPU;  não fica exatamente no centro do Die, então a Noctua criou esse suporte para seu cooler NH-D15 que desloca o centro do cooler para baixo, de forma que o meio da base fique sobre os CCD.

A Thermal Grizzly vende um conjunto de parafusos que faz este deslocamento.

https://www.thermal-grizzly.com/Adapter-Offset-Mounting-Kit/S-TG-AD-AM5-MK

Nos Intel LGA 1700 a força excessiva da garra do soquete da placa-mãe enverga  CPU no centro, dhindo ligeiramente côncavo, para minimizar este problema a Noctua criou o NH-D15 Gen 2 HBC (High Base Convexity) especifico para LGA 1700 em que a base do cooler não é plana, mas convexa para compensar o empenamento do CPU.

As GPU pesadas pode danificar o slot PCIe, então além dos suportes de terceiros os fabricantes de gabinete passaram a incorporar mecanismo de suporte "anti-SAG", vide no Corsair Frame 4000D:

antisag_optional.width-702.format-webp.w

Pesquei por "CPU cooler sag" e apesar de algumas fotos mostrando coolers for do nível em forums e no Reddit não teve nenhum caso em que a solução foi usar suporte extra.

Achei no Aliexpress:

Suporte de  GPU e CPU Jeyi - "mata dois coelhos com uma cajadada":

HTB1MA8pTwHqK1RjSZFkq6x.WFXa5.jpg_220x22

Convenhamos, meio "gambiarra". 😜 

O parafuso de ajuste de altura precisa de um bom espaço até o vidro.

HTB1deBlTq6qK1RjSZFmq6x0PFXaC.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...