Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu computador tem apresentado reinicializações inesperadas nos últimos dias. O comportamento é como se eu estivesse reiniciando o sistema manualmente, sem desligamento prévio. Inicialmente, as reinicializações ocorreram durante jogos (CS2) e edição de vídeo (CapCut), ambos rodando no SSD NVMe onde o Windows está instalado. A temperatura dos componentes parece estar normal. Após algumas tentativas de solução, incluindo verificação de arquivos do sistema, teste de memória RAM e configuração do arquivo de paginação, o problema persistiu. Notei que as reinicializações também aconteciam durante downloads grandes para o SSD NVMe, sugerindo um possível problema com a escrita nesse disco sob carga. No entanto, o problema também ocorreu enquanto jogava God of War 2018, que está instalado em um SSD SATA, e até mesmo durante uma tarefa leve como assistir a vídeos no YouTube, indicando que a causa pode ser mais abrangente e não restrita ao SSD NVMe. A reinstalação limpa dos drivers da placa de vídeo pareceu resolver o problema temporariamente, mas as reinicializações voltaram a ocorrer durante o jogo. Os logs do Visualizador de Eventos mostram erros "Kernel-Power" ID 41 no momento das reinicializações, precedidos por avisos "DistributedCOM" ID 10016 que provavelmente não são a causa principal.

Especificações do PC:

Sistema Operacional: Windows 11

Placa-mãe: Pichau Danuri B550M-PX

Processador: AMD Ryzen 5 3600

memória RAM: PUSKILL DDR4 3200 32GB (2x16GB)

Placa de Vídeo: ASRock AMD Radeon RX 7600 Challenger 8GB OC

Fonte de Alimentação: Gamemax GP750, 750W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Armazenamento Principal (SO e Jogos): SSD KOOTION, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe

Armazenamento Secundário: SSD SATA XrayDisk 512GB

Armazenamento Terciário: HD Externo 2TB

OBS: Troquei de filtro de linha essa semana. Estou usando o Clamper Energia 8

Postado
13 minutos atrás, Deivid Gouveia disse:

Fonte de Alimentação: Gamemax GP750, 750W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Essa fonte é de baixa qualidade, faça um teste com uma fonte decente.

• Membro VIP
Postado

Reinicialização sem motivo aparente costuma ser problema de hardware relacionado a memórias, você tem 2 módulos de 16gb, teste eles em separado e de forma aleatória. Fonte com defeito costuma fazer o equipamento desligar. 

Postado
19 horas atrás, Tiberio disse:

Nem tem como eu testar. Teria que comprar outra fonte, ou levar para uma assistência técnica para testar. Mesmo assim já estou pensando em comprar uma fonte melhor, tipo uma MSI MAG A850GL ou uma XPG Core Reactor 850W. Tenho que usar coisa de qualidade mesmo.

Postado
43 minutos atrás, Deivid Gouveia disse:

Mesmo assim já estou pensando em comprar uma fonte melhor, tipo uma MSI MAG A850GL ou uma XPG Core Reactor 850W. Tenho que usar coisa de qualidade mesmo.

Exagero, o problema é que você pegou uma fonte de exagerada potência mas de baixa qualidade, essa sua configuração não chega a consumir 350w em jogos.

https://www.techpowerup.com/review/amd-radeon-rx-7600/38.html

Até mesmo uma boa fonte de 500w como a Galax Omega já será mais do que suficiente.

Postado
Em 13/04/2025 às 22:04, Tiberio disse:

TecLab fez um teste com essa fonte e foi satisfatorio.

Postado
10 minutos atrás, JhonLanPrates disse:

TecLab fez um teste com essa fonte e foi satisfatorio.

Não dá pra considerar como boa em pleno 2025 uma fonte que ainda tem uma topologia de regulação em grupo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!