Ir ao conteúdo

Conexão da bomba do WC na placa-mãe, falta de AIO_PUMP em b550m tuf plus

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Pessoal boa noite, comprei um novo watercooler e placa-mãe para meu Pc e estou em dúvida, comprei uma b550m Tuf sem wi-fi, e o water comprei a TUF Gaming LC II 240 ARGB, o manual do water manda colocar a bomba na CPU _FAN ou AIO_PUMP ou na W_PUMP, e conectar as ventoinhas do radiador em um 4_pin Fan header que acredito que sejam as cha_fan, o problema todo é essa placa não tem aio_pump nem w_pump e se eu conectar a bomba na CPU fan e essa outra na cha_fan eu perco um dos slots ficando só com 1 pra ligar outras ventoinhas do gabinete que preciso, a placa vem com CPU_FAN e CPU _OPT, porém não sei se poderia conectar a bomba nessa opt já que o manual não fala nada sobre e se poderia colocar as do radiador também na CPU_FAN deixando as do chassi livre, alguém sabe como posso fazer pra resolver isso, como eu deveria proceder.

Agradeço desde já a ajuda de quem entender do assunto.

Postado

Conecta os fans do radiador no CPU_FAN, porque já vem configurado para controlar a rotação dos fans conforme a temperatura do CPU.

Conecta a bomba num CHA_FAN e no BIOS configure este conector para 100% RPM ou Full Speed e temperatura de referência CPU, pois a bomba deve manter rotação constante.

Tanto faz os nome AIO_PUMP, CPU_PUMP, CPU_FAN, SYS-FAN, CHA-FAN... estes conectores são eletricamente iguais - Gnd, +12V, Tach e PWM - esse pode ter ou não ter.

Só não deve usar o CPU_FAN para a bomba porque ele já vem com curva de fans configurada para gerenciar fans de forma dinâmica, seja de air cooler ou water cooler, se usar terá trabalho dobrado com configurações.

• Curtir 1
Postado

@1lokos No caso mesmo o manual mandando colocar a bomba na CPU_FAN caso não tenha as outras acaba não sendo uma boa ideia ? E com relação as outras fans do gabinete, poderia me ajudar também ? Tenho uma controladora da aigo APC1 , mas ela aparentemente eu não consigo controlar as ventoinhas mesmo conectando a hub no pwm da placa-mãe, e não queria deixar as condenadas toda hora em 100% só conectado na hub, já que só sobraria um cha_fan para conectar as 6

Postado
10 horas atrás, José S. disse:

@1lokos No caso mesmo o manual mandando colocar a bomba na CPU_FAN caso não tenha as outras acaba não sendo uma boa ideia ? 

Não é boa ideia porque:

Se ligar a bomba no CPU_FAN terá que entrar na BIOS e reconfirmar este conector para:

• Rotação 100% ou "full speed".
  • Temperatura de referência CPU.

E reconfigurar o conector CHA_FAN que usar para os fans do radiador para:

• Curva de fans igual estava no CPU_FAN, ou a que achar conveniente.
  • Temperatura de referência CPU.

Ou seja, tem que fazer duas coisas ao passo que pode fazer só uma - reconfigurar o CHA_FAN para a bomba.

Mas se quer seguir o manual é só fazer como acima.

A propósito, tem manual de WC orientando a usar o CPU_FAN para os fans do radiador - o que tem lógica, afinal para o BIOS tanto faz se é fan de air cooler ou de water cooler.

10 horas atrás, José S. disse:

Tenho uma controladora da aigo APC1 , mas ela aparentemente eu não consigo controlar as ventoinhas mesmo conectando a hub no pwm da placa-mãe, e não queria deixar as condenadas toda hora em 100% só conectado na hub, já que só sobraria um cha_fan para conectar as 6

Se ligou o cabo do conector MBPWM da Aigo APC1 num CHA_FAN da placa-mãe verifique no BIOS como esta a configuração deste conector, tem que estar com um curva de fans selecionada, ou então criar uma definindo a partir de que temperatura do CPU os fans vão girar a 100% ou um valor abaixo, não precisa ser 100% - tem testes do Jay2Cents mostrando que o "sweet spot" é 80% de RPM, melhor combinação de temperatura e ruído.

Se ligou assim e não esta alternando a rotação esta controladora esta com defeito, ou  as fans, teste apenas uma fan conectada direto no conector CPU_FAN e veja se a rotação altera.

Se não quiser mexer no BIOS pode usar o ótimo Fan Control - é meio confuso para entender como configurar, mas depois fica fácil. Porém será mais uma "bugiganga" carregando junto com o Windows, que consumirá ciclos do CPU e memória, iguais aos inúteis programas de placa-mãe, de placa de vídeo, de sites de jogos e etc, que o pessoal adora instalar.

• Curtir 1
Postado

@1lokos muito obrigado de verdade, se puder responder só mais um dúvida, duas na verdade kkk

A primeira é, se entendi bem então vou conectar a bomba do WC no cha_fan configurar pra o source ser a CPU e por em 100%, as ventoinhas do radiador vou por na CPU fan, e as outras do gabinete posso por tudo no pwm da controladora e ligar a controladora no pwm da placa-mãe cha_fan2 e então configuro pela BIOS as rotações , posso por igual a da cpu_fan ? As rotações das do gabinete , e o source CPU né ?

E a outra dúvida seria, posso conectar o argb do watercooler na controladora também ? Não quero instalar armory crate nem aura Sync, pra mim fica mais prático colocar tudo na controladora, ela tem espaço sobrando pra colocar o argb (5v) 3 pinos

[•• •] do watercooler e é a mesma entrada das ventoinhas também, tudo argb 5v. Porque se eu colocar na placa-mãe vou ser obrigado a usar esses programas e pelo que pesquisei são bem ruins e só geram processos desnecessários e sem sentido, mas aí fiquei na dúvida se teria algum problema em por o watercooler na controladora também 

Postado

Tenho também medo de que ao conectar o argb do water cooler na controladora e a mesma venha a dar algum defeito acabe queimando o argb do watercooler de alguma forma. Só completando a dúvida da pergunta acima ,esqueci de falar sobre e não pode mais editar @1lokos

Postado
49 minutos atrás, José S. disse:

A primeira é, se entendi bem então vou conectar a bomba do WC no cha_fan configurar pra o source ser a CPU e por em 100%, as ventoinhas do radiador vou por na CPU fan, e as outras do gabinete posso por tudo no pwm da controladora e ligar a controladora no pwm da placa-mãe cha_fan2 e então configuro pela BIOS as rotações , posso por igual a da cpu_fan ? As rotações das do gabinete , e o source CPU né ?

Sim, isso mesmo. A curva de fan do BIOS do conectado CHA-FAN2 envia sinal para a controladora, que por sua vez controla os fans conecto nela, baseado na temperatura do CPU, se quiser pode usar a da GPU ou "System" que é o interior do gabinete - depende se na placa-mãe tem sensor para isso.

E a outra dúvida seria, posso conectar o argb do watercooler na controladora também ?

Sim, so o cabo ARGB dos LED WC pode ligar na controladora. O que não deve ligar são os cabos de alimentação da bomba e dos fans do radiador, porque a controladora é um hardware menos confiável que a placa-mãe.

Não quero instalar armory crate nem aura Sync, pra mim fica mais prático colocar tudo na controladora, ela tem espaço sobrando pra colocar o argb (5v) 3 pinos

[•• •] do watercooler e é a mesma entrada das ventoinhas também, tudo argb 5v.

Porque se eu colocar na placa-mãe vou ser obrigado a usar esses programas e pelo que pesquisei são bem ruins e só geram processos desnecessários e sem sentido, mas aí fiquei na dúvida se teria algum problema em por o watercooler na controladora também 

Sim, pode fazer isso, nesse caso o controle do "frufru" dos LED dos fans - do gabinete, do radiador, do bloco da bomba será pelo controle remoto IR, selecionando cores e efeitos pre-programados. Também pode usar o botão LED ou Reset do gabinete para esta seleção, plugado no conector "Reset" da controladora.

A propósito, pode ser o caso que o gerenciamento da controladora tenha vindo configurado para ser pela placa-mãe, via software - para evitar que o usuário ache que esta D.O.A. ; para transferir para o controle remoto IR aperte e segure o botão MBSynch até os LED piscarem.

A vantagem de programas é que tem mais opções na seleção de cores - teoricamente as 16.777.216 combinações do espectro RGB, e mais efeitos, mas é uma "bugiganga" a mais.

O software opensource SignalRGB sincroniza até com efeitos de jogos, por exemplo do Valorant (que é todo cheio de "frufru") 😜 - acho que na versão PRO, que tem uma assinatura anual de R$ 7,92. 

OpenRGB promete que não tem "bloatware" como supostamente os software de placa-mãe tem.

• Amei 1
  • Solução
Postado
2 horas atrás, José S. disse:

Tenho também medo de que ao conectar o argb do water cooler na controladora e a mesma venha a dar algum defeito acabe queimando o argb do watercooler de alguma forma. Só completando a dúvida da pergunta acima ,esqueci de falar sobre e não pode mais editar @1lokos

Difícil disso acontecer - nunca vi relato de casos;*  o sinal enviado da motherboard para a controladora - o PWM e o ARGB ; é digital (código binário).

Em todo caso, teste primeiro ligando só os fans do gabinete, se tudo funcionar bem ligue os cabos de LED do WC.

* O que ja vi relato foi de queimar o PWM dos fans por tentar usar o controle remoto para ajustar RPM contra o ajuste da curva de fans do BIOS, isso aconteceu com fans e controladora da PCYes. 

Alias nem deveria ser possível de fazer isso, pois se a controladora é PWM não tem motivo para ter controle de rotação por variação de tensão pelo controle remoto.

No caso da Aigo APC1 o controle remoto não tem controle de rotação de fans então não tem esse risco.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!