Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, tudo bem? Então, eu sou jogador casual, principalmente do gênero de Tycoons, estratégia, simuladores etc.

Meus computadores anteriores foram um i5 6500, Skylake, numa placa-mãe Mini-ITX, com uma RX580 Pulse, e um gabinete da Sharkoon em alumínio, bem compacto (que se revelou uma péssima escolha de aquecimento) hahaha...

Depois disso, por razões de trabalho, estou num Mac Mini M1, obviamente restrito a jogos. Agora quero montar, com calma, um PC novo pra poder jogar, o Mac Mini não me incomoda, mas me limita demais.

Costumo ser entusiasta de configurações pequenas (em termos de tamanho / gabinete), mas o ITX sem condições de preço e fui moleque no Skylake em termos de aquecimento. Então dessa vez, fluxo de ar vai ser uma preocupação e vou de M-ATX.

Eu não sou extremamente fissurado em especificações hardcore, qualidade gráfica ultra, claro que gosto de perceber qualidade, mas não precisa ser perfeito. Pra postar aqui, temos que definir algum parâmetro né? Eu decidi os seguintes:

- Quero uma configuração M-ATX, AMD AM5+, num gabinete Mini Tower, que me dê longevidade suficiente pra ainda pensar em upgrades no futuro, não ser aquela coisa Intel de trocar de encaixe toda a hora.

- Num primeiro momento vou montar o PC com gráficos integrados, porque sei que a placa de vídeo tende a ser a peça mais cara.. Então do valor que vou dar ali de guia, deixem de fora a GPU, ela virá num outro momento.

- Eu uso um monitor da Philips 27 polegadas que até suporta 4K, mas eu acho apertado demais pros meus olhos usar essa resolução nele... Ele é novo, não quero trocar.. To acostumado com 1080p, então vamos jogar em 1080p...

- Resolvi que de referência, pra basear as escolhas, vamos pegar as especificações do Civilization 7, que recém acabou de sair, tem a do Recomendado (Gráfico Alto) e a do Ultra (Gráfico Alto, 4k), vou por as duas aqui:

Citação

Configuração gráfica: alta

Resolução: 1080p

FPS: 60 FPS

Requisitos: processador e sistema operacional de 64 bits

Sistema operacional: Windows® 10 / 11 64 bits

Processador: Intel® Core™ i5-10400 / AMD Ryzen™ 5 3600X

Memória: 16 GB de RAM

Placa de vídeo: NVIDIA® GeForce RTX™ 2060 / AMD Radeon™ RX 6600 / Intel® Arc™ A750

DirectX: versão 12

Armazenamento: 20 GB de espaço disponível

Citação

ULTRA:

Configuração gráfica: alta

Resolução: 4K

FPS: 60 FPS

Requisitos: processador e sistema operacional de 64 bits

Sistema operacional: Windows® 10 / 11 64 bits

Processador: Intel® Core™ i7 14700F / AMD Ryzen™ 9 5950X

Memória: 32 GB de RAM

Placa de vídeo: NVIDIA® GeForce RTX™ 4070 / AMD Radeon™ RX 7800 XT

DirectX: versão 12

Armazenamento: 20 GB de espaço disponível

A dúvida que eu tenho é se a configuração Ultra é unicamente mais "pesada" por conta do 4K? Podemos ignorar esses requisitos extras ou visando o futuro consideramos eles ainda?

Pensando nisso, se fosse comprar Placa-mãe (M-ATX AM5+) , processador (com vídeo integrado), memória, gabinete (Mini Tower) e fonte (já imaginando no cálculo uma futura GPU, pra sobrar watts), dentro desse contexto ali, em torno de 5 mil reais...

Vocês acham uma margem possível? Quais configurações vocês me recomendariam atualmente?

Obrigado 😬

• GabrielLV alterou o título para Qual a melhor configuração M-ATX AM5+ para jogos em 1080p por até R$ 5.000,00?
Postado

Bom, como quer gráfico integrado as opções são restritas:

Ryzen 8600G (6/12) - R$ 1.120,00

Ryzen 8700G (8/16) - R$ 1.840,00

placa-mãe B650M ASUS TUF Gaming

DDR5 6000Mhz (2x8 ou 2x16GB)

Gabinete micro-ATX, de entrada o que reúne o melhor pacote é:

Gamemax Defender MD - acha na faixa dos R$ 200-250,00

• Frente mesh - porosidade 48% (muito bom)
  • placa-mãe: micro-ATX, mini-ITX
  • Placa de vídeo: até 380mm - com fans na frente - até 360mm com radiador de WC na frente.
  • Cooler de CPU: até 165 mm de altura
  • WC até 360mm na frente e no teto.
  • Construção: SPCC 0.7mm - acima da média de gabinetes nesta faixa de preço.

Se que um mais "high end" (material, acabamento) de "grife":

Lian Li Lancool 207 - R$ 679,00 (na mesma loja dos fans).

• Inclui 4 fans de 140mm - similares avulsos é uns R$ 240,00.
  • Tem um dos melhores airflow do mercado atualmente
  • placa-mãe micro-ATX, mini-ITX
  • Placa de vídeo: até 375mm
  • Cooler de CPU: até 180mm
  • WC até 360mm no teto.

Corsair 3000D - R$ 480,00 - Inclui 2 fans

Os revisores gringos reclamam que "não tem isso ou aquilo".🤔

Fans de boa qualidade - com CFM, pressão razoáveis e baixo ruído; para o Defender MD.

Thermalright TL-C12 ARGB - kit com 5 R$ 199,00 - tem kit com 3, mas o preço por fan aumenta.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, 1lokos disse:

Bom, como quer gráfico integrado as opções são restritas:

Ryzen 8600G (6/12) - R$ 1.120,00

Ryzen 8700G (8/16) - R$ 1.840,00

placa-mãe B650M ASUS TUF Gaming

DDR5 6000Mhz (2x8 ou 2x16GB)

Gabinete micro-ATX, de entrada o que reúne o melhor pacote é:

Gamemax Defender MD - acha na faixa dos R$ 200-250,00

• Frente mesh - porosidade 48% (muito bom)
  • placa-mãe: micro-ATX, mini-ITX
  • Placa de vídeo: até 380mm - com fans na frente - até 360mm com radiador de WC na frente.
  • Cooler de CPU: até 165 mm de altura
  • WC até 360mm na frente e no teto.
  • Construção: SPCC 0.7mm - acima da média de gabinetes nesta faixa de preço.

Se que um mais "high end" (material, acabamento) de "grife":

Lian Li Lancool 207 - R$ 679,00 (na mesma loja dos fans).

• Inclui 4 fans de 140mm - similares avulsos é uns R$ 240,00.
  • placa-mãe micro-ATX, mini-ITX
  • Placa de vídeo: até 375mm
  • Cooler de CPU: até 180mm
  • WC até 360mm no teto.

Fans de boa qualidade, com CFM, pressão razoáveis e baixo ruído, para o Defender MD.

Thermalright TL-C12 ARGB - kit com 5 R$ 199,00 - tem kit com 3, mas o preço por fan aumenta.

Amigo, primeiro obrigado pelas sugestões! Eu ouvi falar que tem alguns Ryzen 7000 e 9000 que também tem gráfico integrado...

Como a linha Ryzen 8000 se compara em relação a essas? A minha dúvida não é questionar suas escolhas, é mais no sentido de ficar perdido na numeração / nomenclatura...

Sobre os gabinetes, eu gostei... Esse seria o tamanho recomendado pra minha build, ou eu ainda poderia pegar algo mais compacto / Mini Tower pra ela?

Obrigado 🙌🏻

Postado

Todo Ryzen AM5 que não tem o final "F"  - como Ryzen 7500F, 7400F, 8400F... tem vídeo integrado RDNA 2, porém é um vídeo básico para uso normal (desktop), são as APU 8*00G que tem gráfico 3D equivalente a uma GTX 1650.

No caso dos AM5 não tome a numeração maior (7000 < 8000) como sinônimo de melhor, um Ryzen 7800X3D é bem melhor que um Ryzen 8700G, mas reque o uso de uma GPU dedicada. O 8000 são uma ramo a parte da linhagem.

Esses gabinete que sugeri são mini tower (micro-ATX), com bom volume interno, o que ajuda a manter temperatura do hardware sob controle.

Tem gabinetes micro-ATX com um formato diferente, como o ASUS Prime Ap201 - inclui um fan "frufru'less" na traseira; em que a fonte fica na frente, tornando-o mais baixo.

gabinete-asus-prime-ap201-lateral-em-vid

Outro do tipo é o Aigo DS10.

O Segotep Memphis S tinha na Kabum (versões não MEOW), mas esgotou.

São bonitos, mas acho que o tipo penaliza o airflow, que fica de baixo para cima, com a GPU no meio bloqueando o fluxo, para usar com uma APU (8*00G) é OK, mas quando adicionar GPU pode ser problemático.

Outros como Cooler Master NR200, Thermaltake TR100 exigem uso de placa-mãe ITX e fonte SFX que são itens mais caros por serem de nicho.

O Elevated Systems fez um review bem detalhado do ASUS Ap201:

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, 1lokos disse:

Todo Ryzen AM5 que não tem o final "F"  - como Ryzen 7500F, 7400F, 8400F... tem vídeo integrado RDNA 2, porém é um vídeo básico para uso normal (desktop), são as APU 8*00G tem gráfico 3D equivalente a uma GTX 1650.

Nesse caso não tome a numeração maior (7000 - 8000 - 9000) como sinônimo de melhor, um Ryzen 7800X3D é bem melhor que um Ryzen 8700G, mas reque o uso de uma GPU dedicada.

Esses gabinete que sugeri são mini tower (micro-ATX), com bom volume interno, o que ajuda a manter temperatura do hardware sob controle.

Tem gabinetes micro-ATX com um formato diferente, como o ASUS Prime Ap201 em que a fonte fica na frente, tornando-o mais baixo.

gabinete-asus-prime-ap201-lateral-em-vid

Outro do tipo é o Aigo DS10.

O Segotep Memphis S tinha na Kabum (versões não MEOW), mas esgotou.

Acho que o tipo penaliza o airflow, que fica de baixo para cima, com a GPU no meio bloqueando o fluxo, para usar com uma APU (8*00G) é OK, mas quando adicionar GPU pode ser problemático.

Aaaaah, entendi! Eu já ia cair na pegadinha da numeração 😹... Obrigado por esclarecer...

Sobre suas sugestões de Gabinete, o do Lian Li vale o adicional em relação a sua sugestão da Corsair (da primeira resposta)? Se realmente valer, daí eu vou procurar uma versão preta se existir... Eu gosto de Gabinetes discretos, sem luzes e etc, então achei legal o da Corsair, dos três foi o que mais me agradou

Então quanto a parte de circulação, vou evitar esse esquema alternativo, porque realmente o plano é colocar placa gráfica mais pra frente, e isso vai influenciar...

Postado

Se considerar o custo dos 4 fans que vem no Lian Li o preço fica equivalente, e o design do 207 é mais elaborado, vide o reposicionamento da fonte, o que deixa os fans no fundo com alguma utilidade.

Como o 3000D foi simplificado em relação dos "irmãos maiores" - 4000D, 7000D; por isso os revisores gringos reclamam de ser "capado", mas do ponto de vista prático o PC vai funcionar do mesmo jeito nos dois com alguma diferença na temperatura.

Mas as opiniões variam, este "revisor" acha um gabinete muito bom pelo preço ($75 Dólares lá fora).

Eu sou da opinião que em gabinete se deve gastar o mínimo possível - desde que não seja um lixo como a maioria dos modelos de baixo custo do mercado local é; tanto que o meu gabinete mais novo é de ~2010,00 - não custou nada, "salvei" de ir para a reciclagem, reformei a baixo custo, ficou com bom airflow, que é o que interessa.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...