Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

No gerenciador de discos ou unidades de armazenamentos, eu estou recebendo uma mensagem de erro ao tentar formatar, criar um volume do HD que tenho. É um HD secundário, não tem sistema instalado, irá ficar somente para eu instalar jogos ou armazenar arquivos para backup. 

A placa-mãe é uma placa nova comprada e o slot é o Sata 0 que eu li na placa-mãe. 

placa-mãe ASRock H610M HVS M2 R2

Captura de tela 2025-04-16 025012.png

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, rodrigoofera disse:

No gerenciador de discos ou unidades de armazenamentos, eu estou recebendo uma mensagem de erro ao tentar formatar, criar um volume do HD que tenho. É um HD secundário, não tem sistema instalado, irá ficar somente para eu instalar jogos ou armazenar arquivos para backup. 

A placa-mãe é uma placa nova comprada e o slot é o Sata 0 que eu li na placa-mãe. 

placa-mãe ASRock H610M HVS M2 R2

Captura de tela 2025-04-16 025012.png

Boa tarde.

Sinto lhe dizer mas, geralmente, notificação de erro de disco informando falhas na entrada e saída do dispositivo (E/S) indica falha crítica de hardware (ou seja, física, e não simplesmente lógica). Nesse caso, não há muito que se possa fazer. Seu HD provavelmente está morto.

Postado

Verifica o disco com o "chkdsk /f /r /x C:" "C", se for a unidade que você quer.

Verifica se o conector está bem colocado, limpa o slot que você colocou ou troque por outro. 

Mude a Letra do caminho. Clica com o botão direito no HD que você quer e altere o caminho da letra.

Atualize os drivers do HD em questão (meio improvável, mas ainda possível)

Veja se alguma coisa ajudou você amigo.

Caminho Letra.png

• Rio McCloud alterou o título para "Erro do dispositivo de E/S" ao tentar manusear HD no Gerenciador de Discos
Postado

@Rio McCloud O crystal disk info diz que o HD está saudável. Quais os indicadores que o HD está com problemas pra eu checar lá?

@Rio McCloud O crystal disk info reconhece mas o computador não consegue criar volume e formatar.

@RukaOFFICIAL Não tenho como mudar nome de letra. O volume não está nem sendo criado... O conector é novo, um Sata 3... veio junto a placa-mãe nova. O slot. É o slot SATA, posso tentar em outro slot, mas se funcionar em outro, a placa já veio com defeito...

@RukaOFFICIAL neste comando no CMD eu coloco no lugar do C que se repete duas vezes, a letra da minha unidade? 

Postado

@rodrigoofera Dessa maneira aqui:

Citação
Citação
  • "chkdsk /f /r /x c:"

Você troca o C do caminho, se o caminho do seu HD for outra letra. Caso não seja, e for o C mesmo, só manter o comando e executar assim mesmo. Vai pedir para executar na próxima reinialização, é só clicar no S, como o da minha foto.

Captura de tela 2025-04-17 001222.png

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, rodrigoofera disse:

O crystal disk info diz que o HD está saudável. Quais os indicadores que o HD está com problemas pra eu checar lá?

Eu particularmente prefiro usar o utilitário do fabricante do HDD para fazer o diagnóstico, porque via de regra mostra mais detalhes que o Crystal ou gera um relatório de RMA.

Na falta do utilitário do fabricante, o DiskGênius ou o Victória quebram o galho num exame de superfície.

Uma coisa que faço e costuma resolver diversos problemas diferentes é: depois que salvar os arquivos, escrever zeros na superfície e formatar porém, neste seu caso de erro de E/S não existe nada mais a ser feito dentro do campo de usuário, justamente porque não vai conseguir gravar nada nele, talvez consiga algo no campo do fabricante como uma atualização de firmware.

Na minha primeira vez que deu erro de E/S a trilha zero não podia ser lida e o HDD virou sucata.

Na falta de algum indicador de saúde a nível de programa, você também pode diagnosticar olhando o que está escrito na etiqueta do HDD, caso tenha uma data de fabricação, qualquer idade acima de 3 anos é o suficiente para condenar a unidade, independente dos programas indicarem que está saudável.

Isso tudo na minha interpretação de usuário que nunca mais vai comprar um HDD e só compra SSD.

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, rodrigoofera disse:

@RukaOFFICIAL O que este comando faz?

O CheckDisk é um utilitário de verificação de discos do sistema Windows.

O processo de verificação é normalmente dividido em 5 (cinco) estágios:

1. Verificação da integridade do sistema de arquivos; 

2. Identificação e correção de erros lógicos e físicos;

3. Correção de inconsistências entre o sistema de arquivos e o diretório dos arquivos;

4. Localização de setores defeituosos no disco rígido e tentativa de recuperação dos dados.

11 horas atrás, RukaOFFICIAL disse:

Você troca o C do caminho, se o caminho do seu HD for outra letra. Caso não seja, e for o C mesmo, só manter o comando e executar assim mesmo.

Captura de tela 2025-04-17 001222.png

Observação: se o disco sequer cria uma letra de unidade...

Pode executar o comando sem indicar a unidade do disco. Inevitavelmente, isso faz a verificação ser executada também no disco do sistema (quando o computador reiniciar), mas, não vai causar problemas nele. Apenas tentar corrigir o defeituoso em si...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...