Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal! Bom dia!

Estou pensando em fazer um upgrade na minha GPU e queria a opinião de vocês. Minha config atual é:

Ryzen 7 5700X

MSI MAG B550

32GB RAM DDR4 (3200MHz)

RTX 2060
Fonte nova de 750W 80 Plus Gold (troquei recentemente, a antiga de 600W começou a apresentar defeito)

Aproveitando que já troquei a fonte, quero investir em uma nova placa de vídeo com orçamento de até R$3.000. Pensei em algumas opções:

RX 7600 XT Gaming OC

RTX 4060 Ti OC

Uso principal é jogos, mas também rodo algumas coisas de produtividade e alguns laboratorios. Qual delas vocês acham que vale mais a pena hoje em dia, pensando em custo-benefício, desempenho e suporte (drivers, tecnologias, etc)? Alguma outra sugestão nessa faixa de preço?

Postado
13 minutos atrás, Hellmans disse:

Fonte nova de 850W 80 Plus Gold

Qual marca/modelo dessa fonte ?

Entre as Citadas -> RTX 4060 Ti OC

Preço de placa de vídeo aumentou consideravelmente e a situação tende a piorar. 

Postado

Boa tarde. Então, se fosse olhar somente para jogos, a 6750 seria uma opção muito interessante. Mas você mencionou produtividade e laboratórios. Nessas instâncias é melhor ser específico sobre os programas a serem usados, mas normalmente a Nvidia e também um pouco a Intel se dão melhor, o que torna as compras da RTX 4060ti (hoje tá base 3k pra cima ) ou da arc B580 ( 1800 de vez em quando[ modelo icraft da maxsun quando lançou, não está disponível em estoque agora ] 2200 pra cima normalmente ) as suas melhores opções. Por sinal, a questão de driver overhead da b580 muito provavelmente não afetará demais o seu desempenho, seu processador tem boa contagem de threads e afins, ficará na margem das concorrentes ( sim, outras placas também são afetadas em menor grau por situações similares ).

4060ti:

https://patoloco.com.br/placa-de-Vídeo-4060-ti-ex-white-v2-GeForce-8-gb-gddr6-dlss-ray-tracing-46isl8md8bew?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwzYLABhD4ARIsALySuCT_O4zoThfh1qBEt2-ID-dIMkGwhLoUvRIV6lLCW6iDCkA-Eio9X7IaAhnaEALw_wcB

https://www.terabyteshop.com.br/produto/25761/placa-de-Vídeo-ASUS-rog-strix-nvidia-GeForce-RTX-4060-ti-oc-8gb-gddr6-dlss-ray-tracing-90yv0j52-m0na00?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwzYLABhD4ARIsALySuCQVsHqGpsBC_xlq0hVJnUEl4owCM9lZSHnf7g7AYv6IfpAbBXPOoGgaApNREALw_wcB

B580:

https://www.kabum.com.br/produto/688497/placa-de-Vídeo-ASRock-intel-arc-b580-challenger-12g-oc-12gb-gddr6-2740mhz-90-ga5lzz-00uanf?utm_id=22429436057&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwzYLABhD4ARIsALySuCSTuUK_DWbet3WX0g-CuSSv4G6TE3eWhejnJ_2FqQXym_8QybsSp9AaAjQOEALw_wcB

Se tiver com mais grana sobrando, acabou de lancar a RTX 5060 ti, diferença é de só uns 10-15% dr diferença no desempenho na maioria dos cenários, podendo chegar a uns 25% em alguns outros, mas raros. Se você forçar o orçamento dá pra pegar a 5060ti de 8gb que ainda não tem Review, mas que teve testes de performance feitos por alguns usuários confiáveis do oriente. Aproximadamente metade ou pouco mais da metade do uplift da versão de 16gb. Mesmo ficando aquém do esperado, o preço de pré ordem está legal ( 3599, a faixa que a maioria das 4060ti estão ) então já justificativa caso você necessite realmente de uma RTX. 

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-inno3d-GeForce-RTX-5060-ti-twin-x2-8gb-gddr7-128-bit-n506t2-08d7-193075n

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
18 horas atrás, Hellmans disse:

Fala, pessoal! Bom dia!

Estou pensando em fazer um upgrade na minha GPU e queria a opinião de vocês. Minha config atual é:

Ryzen 7 5700X

MSI MAG B550

32GB RAM DDR4 (3200MHz)

RTX 2060
Fonte nova de 750W 80 Plus Gold (troquei recentemente, a antiga de 600W começou a apresentar defeito)

Aproveitando que já troquei a fonte, quero investir em uma nova placa de vídeo com orçamento de até R$3.000. Pensei em algumas opções:

RX 7600 XT Gaming OC

RTX 4060 Ti OC

Uso principal é jogos, mas também rodo algumas coisas de produtividade e alguns laboratorios. Qual delas vocês acham que vale mais a pena hoje em dia, pensando em custo-benefício, desempenho e suporte (drivers, tecnologias, etc)? Alguma outra sugestão nessa faixa de preço?

Se os programas de produtividade que você está citando não envolver codecs de vídeo, recomendo ir com uma GPU AMD porque nessa faixa de preço todos os modelos NVIDIA ou tem pouca VRAM(o que torna menos interessante as tecnologias de geração de quadro e as vantagens em RT, já que acrescentam uso de VRAM) ou não tem um chip gráfico muito potente.

Recomendo a RX 6750XT por até 2500 reais ou a RX 7800XT por até 3500 reais.

Se você realmente precisar utilizar tecnologias da nvidia como o encoder nvenc pra render, aí eu recomendo 4060 TI. Em rasterização entrega o mesmo desempenho da 6750XT, mas com 4GB a menos de VRAM e custando mais caro. A única vantagem do modelo da NVIDIA são as tecnologias de frame Gen e upscalling via IA e a melhor eficiência energética(quase que irrelevante, já que sua fonte é um "overkill" pra todas as GPUs citadas incluindo a 7800xt).

Não recomendo placas de vídeo Intel ARC a não ser que estejam com preço muito abaixo das suas concorrentes equivalentes. Por mais que a Intel ofereça mais VRAM pelo (teoricamente) mesmo preço, as Battlemage tenham performance em RT melhor que RDNA 3 e que o XESS entregue um resultado final melhor que o FSR em alguns pontos( ainda que o mesmo seja compatível com muitas GPUs AMD incluindo toda a série RX 6000 via instruções DP4A, o algorítimo roda mais lento do que quando acelerado via XMX, hardware proprietário da intel pra aceleração de IA) é um produto que demonstrou ser muito "imaturo" tendo vários problemas de drivers relatados pelos usuários( além do próprio overhead do driver no CPU ser maior). Você não vê muito sobre problemas de driver em reviews porque são testes feitos em  cenário "controlado" com muito menos chances de falha.

E, por fim, muitas vezes as vantagens da b580 sobre a RX 7600 e RTX 4060 em testes de render, por exemplo, se devem mais pela VRAM a mais que esse modelo tem que uma vantagem de encoder ou algo assim(e quando comparado com a sérieRX  6000 apresenta vantagem em IA simplesmente porque RDNA2 não tem hardware pra acelerar ia) essa comparação faz sentido com o preço sugerido em dolar, mas no Brasil como é tudo "do avesso" a B580 está bem mais cara que suas concorrentes(teóricas) com 8GB de VRAM, encostando na 6750XT(12GB) e na RX 7600XT(16GB). Por mais que eu não recomende a RX 7600XT porque ela é basicamente uma RX 7600 com mais VRAM custando o mesmo da 6750XT que é cerca de 15% mais rápida em jogos, ainda sim é mais negócio que uma B580, é superior em todos os aspectos com exceção de uma pequena vantagem em RT pro modelo da intel.

• Curtir 1
Postado

Eu diria que a análise está parcialmente correta, compadre Mr.Robott, pois abro discordância quanto a alguns pontos. Vou enumerar eles rapidamente e não vou render muito, porque no final não vai importar muito, pois nessa faixa de preço o que ele conseguir tá maneiro.

1 - A questão do produto ser "imaturo" é fato, mas já não é algo como se tinha no lançamento das placas Arc lá trás. Já é muitíssimo funcional para a maioria dos cenários, e a atualização dos drivers é bastante constante, devido a necessidade de ganhar terreno. Entre isso e os problemas que algumas concorrentes ( Nvidia ) vem apresentando em termos de drivers nos últimos tempos, julgo parelho.

2 - Como mencionei antes, o Overhead de CPU dos drivers ao que tudo indica ocorre, como observado pelo site Chips and Cheese pouco após o lançamento das placas Battlemage, devido a questões de threadcount e afins, muito possivelmente pela origem das GPUs arc serem os integrados da Intel. Numa CPU com mais threads, como a 5700X, isso é, pois, teoricamente minimizado, e acaba em linha com o Overhead que as concorrentes tem ( a própria 7600XT chega a ter um Overhead de 15% se eu lembro bem em algumas cpus. ).

3 - Eu concordaria com as proposições de valor se a 7600XT e a 4060 vanilla estivessem pelos preços antigos dela, mas a primeira está pegando de 2500 pra cima, e a segunda de 2k pra cima. Também hoje a 7600 vanilla está por 1800 pra cima, e a 6750 por 2700. Nesse cenário, ter a Arc B580 a 2200-2300 e a b570 de 1900 a 2100 é algo que nos apresenta valores muito competitivos no horrível mercado brasileiro.

Salvo esses pontos, concordo plenamente que a melhor opção seria conseguir subir para uma 7800xt ou uma 7700xt, infelizmente, se você verificar nos sites de busca, a 7700 está chegando a estar por pelo menos 3700 e a 7800 por pelo menos 4 mil. O rombo fica muito grande. Pessoalmente minha recomendação seria procurar algum bom negócio no mercado de usados, apesar de muita gente contra indicar.

• Curtir 2
  • KairanD alterou o título para Upgrade de GPU até R$ 3.000,00: GeForce RTX 4060 Ti ou Radeon RX 7600 XT?
  • Coordenador
Postado
5 horas atrás, NStão disse:

Como mencionei antes, o Overhead de CPU dos drivers ao que tudo indica ocorre, como observado pelo site Chips and Cheese pouco após o lançamento das placas Battlemage, devido a questões de threadcount e afins, muito possivelmente pela origem das GPUs arc serem os integrados da Intel. Numa CPU com mais threads, como a 5700X, isso é, pois, teoricamente minimizado, e acaba em linha com o Overhead que as concorrentes tem ( a própria 7600XT chega a ter um Overhead de 15% se eu lembro bem em algumas cpus. ).

É fato que qualquer placa de vídeo vai ter overhead, já que os drivers usam recursos do sistema. Contudo, historicamente a Nvidia tem sido pior que a AMD nesse aspecto (ou seja, drivers da Nvidia tendem a ser mais pesados, com maior overhead). A Intel realmente decepcionou em primeiro momento, mas deve melhorar cada vez mais (torço para que as placas Intel ganhem cada vez mais espaço, pois o hardware é bacana e precisamos de mais concorrência).

Este vídeo mostra a vantagem da AMD sobre a Nvidia em cenários de CPUs de menor desempenho (contudo, essa diferença também pode aparecer, em menor grau, em jogos CPU bound que usam poucos núcleos, mesmo em processadores mais potentes):

5 horas atrás, NStão disse:

Entre isso e os problemas que algumas concorrentes ( Nvidia ) vem apresentando em termos de drivers nos últimos tempos, julgo parelho.

Interessante reforçar que os problemas nos drivers da Nvidia estão afetando várias linhas (até mesmo as mais antigas), e não apenas as RTX 5000 (onde a situação foi desastrosa). O Gamers Nexus fez um vídeo extenso sobre essa questão, destacando os problemas (que se acentuaram recentemente, mas já ocorrem há algum tempo). Enquanto isso, as placas da AMD - que sempre costumam receber "pedradas" desproporcionais nesse aspecto, boa parte delas partindo de pessoas que nunca tiveram sequer uma GPU Radeon - estão funcionando bem segundo eles:

Os drivers da AMD, atualmente, estão mais estáveis, apresentam menor overhead e vêm acompanhados de um único software que concentra todas as opções relativas à placa de vídeo (ou seja, é mais organizado). Cabe destacar também que recentemente a AMD alterou o sistema de atualização de drivers para aprimorar questões de estabilidade.

23 horas atrás, Pedroou disse:

A melhor opção seria a RX 6750 XT que R$ 2.700 na Kabum da XFX.

É importante destacar que também está cara, além de ser o modelo que esquenta (o de referência). Acho importante reforçar, ainda, que o FSR 4 pode vir (e muito possivelmente virá) para as Radeon RX 7000, mas não para as RX 6000 (já que elas não possuem hardware específico para aceleração de IA, que o FSR 4 precisa). O FSR 4 não supera o DLSS 4 da Nvidia, mas supera o DLSS 3.5 e não fica tão longe do DLSS 4.

Infelizmente todas as placas subiram de preço... E essa faixa de preço e desempenho é a que está mais complicada: a RTX 4060 Ti e a RX 7600 XT permanecem tendo péssimo custo-benefício (exceto em grandes promoções), e a RX 6750 XT, que era geralmente indicada no lugar, também subiu de preço e está sumindo do mercado.

Talvez seja uma boa olhar o mercado de usados.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
18 horas atrás, NStão disse:

3 - Eu concordaria com as proposições de valor se a 7600XT e a 4060 vanilla estivessem pelos preços antigos dela, mas a primeira está pegando de 2500 pra cima, e a segunda de 2k pra cima. Também hoje a 7600 vanilla está por 1800 pra cima, e a 6750 por 2700. Nesse cenário, ter a Arc B580 a 2200-2300 e a b570 de 1900 a 2100 é algo que nos apresenta valores muito competitivos no horrível mercado brasileiro.

A RX 7600 você encontra literalmente hoje por 1800, e ela é sensivelmente mais rápida que a ARC B570 e em testes sintéticos empata com a B580(executando jogos ela costuma ser mais rápida e principalmente mais estável, mas pode ser questão de driver) A B580 teoricamente deveria custar o preço da 7600(e por isso reviwers elogiaram o custo-benefício dela) mas está encostando em modelos de "tier" acima, com o agravante do modelo mais fraco que deveria custar mais barato que a opção da AMD ainda sim está mais cara.

A RX 7600XT tem um péssimo custo-benefício mesmo, são cenários muito específicos que ela é uma boa opção, mas ainda assim é uma opção melhor que a B580. "Hoje" realmente ela está mais cara, mas na mesma semana estava por 2400 também(sendo quase nada mais rápida que a 7600 normal)

E esse "hoje a 6750XT custa 2700" é um hoje bem literal, porque até 2 dias atrás você comparava ela por 2400 reais(e mesmo com os preços em alta é a faixa de preço que ela aparece com mais frequência). É menos de 10% a mais de investimento em comparação com a Arc B580 por 20% de performance(em testes sintéticos como o 3D Mark Fire Strike, em jogos a diferença tende a ser ainda maior)

Isso coloca a B580 numa posição que existem opções concorrentes mais baratas ou no mesmo preço(RX 7600, RTX 4060) que são escolhas muito mais sólidas - A RX 7600 pela relação de desempenho em rasterização X custo, a RTX 4060 pelas tecnologias de upscalling e IA que estão muito mais maduras que as concorrentes da Intel e AMD, com drivers que passam muito mais confiança. mesmo a AMD recentemente tem demonstrado que seus drivers hoje são estáveis e os problemas recentes em drivers NVIDIA definitivamente não tem se mostrado como regra e eu acho até desonesto tratar como tal.

Ou você economiza e para na RTX 4060/RX 7600 ou já gasta 10% a mais e vai direto na 6750XT que é muito mais rápida.

• Curtir 1
Postado

A escolha dos vídeos me parece meio suspeita, mas é tudo questão de metodologia, então deixo a ver, mas na Review da TPU temos a B580 com a média de FPS em jogos estando algo entre 10 e 12 FPS a frente das concorrentes e em performance geral estando de 4% a frente da 7600xt e 13% da 7600 até 16% e 36% respectivamente a depender da resolução utilizada, assim como apresenta médias largamente melhores com e sem RT que a 4060 e a 7600 nos testes do Jarred Walton no TH, isso considerando a utilização dos drivers da época. Tudo aqui não entra no mérito da performance por dólar, mas nos números brutos. 

Nas médias sintéticas você realmente tem razão, elas ficam pra trás, mesmo de suas irmãs mais velhas da série Alchemist, algo que era esperado desde os leaks das placas. Provavelmente questão de arquitetura , driver ou ambos, mas a ver. 

Vou parar a discussão por aqui, devido a ela não trazer mais benefício algum ao autor do post, visto que qualquer dúvida que ele tenha, provavelmente ela consiga ser sanada nos comentários anteriores.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, NStão disse:

A escolha dos vídeos me parece meio suspeita, mas é tudo questão de metodologia, então deixo a ver, mas na Review da TPU temos a B580 com a média de FPS em jogos estando algo entre 10 e 12 FPS

https://www.adrenaline.com.br/analise/placa-de-Vídeo/review-intel-arc-b580/

No melhor dos cenários(que a RX 7600 derrete pelo uso de RT), salvo dois jogos ela fica no máximo próxima de uma RTX 4060 tendo apenas uma única vantagem pra oferecer sobre a 4060: Mais VRAM, enquanto a NVIDIA tem histórico de drivers muito estáveis(também está sujeito a problemas e o que houve recentemente é inegavelmente uma exceção), preço igual ou mais barato e tecnologias de upscalling e FG mais maduras.

Pra mim essa conta não fecha, mas quem tem que decidir é o dono do tópico que vai comprar ou não algum desses modelos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...