Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, sei que a placa-mãe a320m da biostar e uma placa totalmente defasada, e que diz aguentar por exemplo o Ryzen 5500, só que não. andei pesquisando e vi que pode ocorrer throthling por super aquecimento dos vrm, então pesquisando mais um pouco tive uma ideia. melhorar o sistema de ventilação do meu gabinete e instalar uns dissipadores no vrm, será que daria certo? Como estou sem dinheiro pra fazer um upgrade de placa-mãe e processador, pensei nessa ideia.

Atualmente tenho um Ryzen 3200g com uma GTX 1050 ti

e pra algumas coisas o processador não consegue acompanhar a gpu.

Postado

Boa tarde. 

Minha configuração antiga era uma A320MH 2.0 com um Ryzen 5 4500 e meu gabinete tinha só um FAN na traseira além do CPU Cooler. 

Cara, nunca tive problemas com temperatura.. Quais testes você viu?

Postado

Mas ai qual é seu gabinete? Não adianta lotar de fan de qualidade duvidosa e ter a construção fechada, sem permitir que o ar entre

Acho que no seu caso valeria mais a pena investir em uma placa-mãe nova, como a B450 que o colega Mascote mencionou, ou até uma MSI A520M-A Pro seria suficiente

Review: B450A520 mencionadas

• Amei 1
  • Solução
Postado

@Wellington01 fui procurar algumas reviews sobre a placa pra confirmar o que eu tava considerando, mas tecnicamente não é pra causar nenhuma preocupação nos vrms com um r5500, mesmo sendo uma a320 bem barebones da biostar.  Os fatores que poderiam causar um overheat do componente, como cargas altas ( acima do especificado pelo fabricante ), tensão irregular e afins, não são teoricamente para ocorrer de forma comum com esse processador, um processador de 65w que vai normalmente estar usando menos que isso num uso normal e que mesmo com tudo não vai gerar o tipo de sobrecarga que um Ryzen 7 antigo e muito menos eficiente causaria, por exemplo. O que pode ocorrer, e aí sao outros quinhentos, é o vrm ter, devido a questões de qualidade do processo de fabricação ou de seu design, uma chance de vir com falha ou com menor qualidade de entrega maior que o normal, e isso você pode verificar mesmo com seu processador atual. 

Minha dica no mais  é seguir a dica do Zalgo e verificar seu gabinete, se ele tem ventilação adequada, porque mesmo que o vrm tenha algum problema de ter vindo com uma qualidade menor que o usual, coisa que todo componente está sujeito a, ele vai ter menos chances de algo ocorrer. Último adendo é que algumas placas a320 com atualização de BIOS estão tendo o OC liberado, NÃO USE SE VOCÊ NÃO TIVER PLENA CERTEZA DE QUE O VRM VEIO DA MANEIRA QUE DEVERIA. Btw, adendo 2, essa placa teoricamente é pra aguentar CPUs de até 95w, e os testes indicam isso, mas que em cargas MUITO pesadas ( testes de stress sintéticos pra ver até onde ela vai ) pode ocorrer o aquecimento. Se tiver pensamentos de ir pra um Ryzen 7, por exemplo, que normalmente tem tdp e etc maior ( não são todos os modelos ), troque a placa. Senão, fica tranquilo.

• Obrigado 1
Postado

Como já tem a placa-mãe Biostar, atualize o BIOS e coloque o Ryzen 5500, coloque uma fan forte (CFM e pressão) sobrando sobre o VRM que deve aquentar.

O Ryzen 3600 é TDP 65W como o Ryzen 5500 e causou "power throttling" na Biostar B550M-MH quando usando WC, que não sopra ar no VRM, já usando o cooler box AMD Wraith Prism - que é melhor que o box do 5500 (o AM Wraith Stealth); isso não ocorreu, porque estes coolers "down draft" (fluxo de ar descendente) sopra sobre o circuito do VRM. 

E caso precise trocar o cooler box AMD Wraith Stealth do Ryzen 5500 - o que num gabinete ruim de ari flow será necessario; compre o Wovibo "low profile" com 4 heatpipes, fan de 120mm.

https://pt.aliexpress.com/item/1005006959668826.html (como o envio é supostamente do BR, o preço já inclui o "taxadd").

b550mh-vrm-temperatura.png?resize=720,36

"Power throttling" é quando o VRM esquenta muito e diminuir o fornecimento de energia para o CPU, causando queda momentanea de de clock, nas Biostar isso acontece quando passa de ~85 graus.

• Curtir 3
  • GabrielLV alterou o título para Como evitar o aquecimento no VRM da Mancer A320M com para Ryzen 5 5500?
Postado
54 minutos atrás, NStão disse:

" During ALL TESTS, fans above the VRM that cool the CPU cooler's (Corsair H110i) radiator are turned on to high (12v)."

Suponho que quiz dizer que os fans do radiador do WC no teto do gabinete - Corsair Obsidian Series 900D (que era "top" em 2015)  a 100% de RPM  ajudaram a manter o VRM sob controle - alguns pontos chegaram a 90 graus (camera térmica).

Resumo da opera: A A320MH PRO - com seu VRM "peladin"; suportou bem até CPU de 95W e overclock.

Postado
Em 20/04/2025 às 12:44, Wellington01 disse:

Salve galera, sei que a placa-mãe a320m da biostar e uma placa totalmente defasada, e que diz aguentar por exemplo o Ryzen 5500, só que não. andei pesquisando e vi que pode ocorrer throthling por super aquecimento dos vrm, então pesquisando mais um pouco tive uma ideia. melhorar o sistema de ventilação do meu gabinete e instalar uns dissipadores no vrm, será que daria certo? Como estou sem dinheiro pra fazer um upgrade de placa-mãe e processador, pensei nessa ideia.

Atualmente tenho um Ryzen 3200g com uma GTX 1050 ti

e pra algumas coisas o processador não consegue acompanhar a gpu.

Apenas complementando o que já foi dito no tópico, existe a opção de você mesmo colocar um dissipador no VRM da placa-mãe, seja comprando ou mesmo cortando um dissipador usado, foi o que eu fiz na minha B450 Gaming/BR, mesmo sabendo que não teria nenhum problema, quanto mais baixa a temperatura de um componente eletrônico, maior sua eficiência e vida útil.

No meu caso eu cortei o dissipador de um cooler AMD antigo, pintei com tinta spray pra alta temperatura e colei com fita térmica dupla face.
Talvez seja uma opção viável pra você economizar.

IMG_20241202_132647.thumb.jpg.242f8cf7cb8fbf390fc4a523704c1dda.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...