Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
3 horas atrás, Felipe Silva Ramalho disse:

possibilidades da infestação

como assim "possibilidades de infestação"? hoje em dia é muito raro ver um vírus assim, na verdade você nem vai saber se tem vírus porque a maneira que ele entra no teu PC já é escondida, além disso, você precisa saber que nem todos os .exe são vírus, .exe que dizer executável, por exemplo, o MediaCreationTool é uma ferramenta da Microsoft para instalar o Windows,  é um .exe e não é vírus.

  • Obrigado 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
4 horas atrás, Felipe Silva Ramalho disse:

Procurei no YouTube, mas não encontrei nenhum tutorial sobre o assunto, o Antivírus do Windows/Linux já elimina as possibilidades da infestação ou existe algum jeito de eu ver o que está escrito no exe?

Acho muito difícil você não ter encontrado informações sobre esse assunto, pois elas são extremamente simples de serem encontradas.... Reveja as palavras que você usa em suas pesquisas.

 

Complementando o que foi dito pelos colegas acima:

 

1- Jamais baixe qualquer programa ou arquivo de locais desconhecidos. Opte sempre por baixa-los do site oficial.

2- Malwares (vírus, trojans etc) estão presentes em todo o tipo de arquivo possível, pois o desenvolvedor desse malware fará com ele o que quiser (escreverá na linguagem de programação que quiser, para fazer o que ele quiser), e isso implica que os arquivos infectados podem ter qualquer formato: .exe, .jar, .html, .docx etc. Qualquer tipo de arquivo pode conter/ser um software malicioso, não apenas arquivos .exe

3- Baixe e instale um antivírus de qualidade no seu PC (eu recomendo o Kaspersky), configure-o para o nível máximo de proteção.

4- Quando baixar um arquivo e quiser verificar uma possível existência de malwares, jogue-o no site VirusTotal, para que ele faça uma verificação usando dezenas de antivírus diferentes.

5- Use o próprio antivírus que você tem instalado no seu computador. Bastando clicar com o botão direito no arquivo e selecionar "Scan", "Verificar" ou nomes similares.

  • Curtir 1
  • Moderador
Postado
1 hora atrás, Felipe Silva Ramalho disse:

É possível estarem em .ISO e .bin/cue? Gostaria de baixar alguns e esse comentário me deu um certo medo. Obs:alguns jogos vem dentro de  zip(não sei se mudaria muita coisa).

Sim, em todos os arquivos.

 

Você não precisa ficar com medo amigo. O que você precisa é entender como o mundo da segurança digital funciona.

 

Para te resumir, malwares são programas assim como qualquer outro, sendo que a diferença é que eles executam alguma tarefa maliciosa no computador. Quem cria programas são programadores/desenvolvedores, o mesmo se aplica para malwares (vírus, trojans, spywares, keyloggers etc.,) sendo que no caso de programas maliciosos, obviamente estamos falando de pessoas mal intencionadas (popularmente conhecidas como hackers).

 

Assim como programas podem ser escritos em qualquer linguagem de programação (C, C++, C#, Java, Ruby, Python etc.), o mesmo se aplica para malwares.

Assim como programas são desenvolvidos para executar alguma tarefa específica, como navegar na internet (navegadores), escrever documentos (Word), criar planilhas (Excel), jogos, etc., um programador mal intencionado pode escrever um programa malicioso para fazer o que ele quiser. Ou seja, ele escreverá usando a linguagem de programação que ele quiser, para fazer o que ele quiser, e o resultado será um arquivo no formato que ele quiser (.exe, .jar, .bin. .zip, .rar etc).

 

E de que forma esses arquivos geralmente são distribuídos? Através de sites de download pirata, pois é onde a maior parte dos usuários busca por programas que originalmente são pagos, para serem usados sem o devido pagamento aos seus desenvolvedores. Nesses sites, os hackers muitas vezes colocam os arquivos infectados por eles nas opções de download, onde você acha que o arquivo é o executável daquele programa que você procura, mas na verdade é um arquivo malicioso que você inocentemente executa.

 

Ou até mesmo são programas reais cujo sistema de ativação foi burlado pelo próprio hacker (ou grupo de hackers), e eles disponibilizam essa versão burlada para ser baixada. Mas, dentro do executável (.exe) de instalação do programa, o hacker inclui ali algum código adicional para fazer alguma tarefa maliciosa (novamente: o hacker desenvolve esse código para fazer o que ele quiser, o que implica que não temos como saber o que aquele código malicioso fará).

 

Como você evita isso? Simples: Adotando boas práticas de segurança.

 

1- Baixe e instale um antivírus (como o Kaspersky que foi recomendado anteriormente);

2- Mantenha seu Windows e seus programas sempre atualizados

3- Não saia baixando programas e arquivos de qualquer lugar da internet; baixe sempre de sites oficiais. O que implica: JAMAIS baixe qualquer jogo de fontes não oficiais.

4- Caso precise acessar sites (como o site do seu banco), acesse diretamente pela URL oficial do banco. Nada de clicar no link que o seu "amigo" enviou no WhatsApp, ou aquele link que você recebeu via e-mail.

 

Faça isso e você terá sua segurança garantida.

 

Caso queira se aprofundar um pouco mais, recomendo a leitura da cartilha de segurança da CERT, pois ali contém um manual bastante completo sobre como se manter seguro na internet.

 

https://cartilha.cert.br/

  • Curtir 1
  • GabrielLV alterou o título para Existe alguma forma de saber se um .exe é seguro?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...