Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal!

Estou tendo um problema com a RTX 4080 e gostaria do auxílio de vocês. Basicamente, do nada, a tela fica preta e as fans disparam para 100%, eu estava tendo esse problema há algumas semanas já, porém, retornei para um driver mais antigo e estável e o problema parou por 1 semana, mas agora o problema retornou de forma muito mais insistente, só ontem tive 8 vezes o problema. Ele ocorre quando eu inicio jogos e fico uns 10 minutos neles, porém, até fora de jogos está acontecendo, ao navegar na internet por exemplo. Eu já testei o hotspot e temperaturas usando HWMonitor, GPUZ e MSI Afterburner. A temperatura geralmente fica em torno de 60-70C, e o Hotspot, mesmo em 4K, com carga total, 100% de uso, ficou no máximo em 80C. Acredito que não seja o Hotspot o problema, pois a última vez que deu tela preta e as fans dispararam para 100% eu estava na navegando na internet e o Hotspot estava cerca de 50C.

Poderia ser um problema de VRAM? Não sei direito como testar isso.

Algo que eu acho engraçado é que quando disparam os fans, parece que fica mais barulhento e rápido do que se eu colocar o fan manualmente para rodar a 100%, mas deve ser algo da minha cabeça.

Driver que estou usando atualmente: 566.36

Agora, não sei o que fazer a respeito disso, pois eu estava tendo o problema com o driver mais atual, parou com o driver antigo, porém voltou...
Obs: Estou usando o cabo de energia próprio da placa, o de 600W, minha fonte tem compatibilidade, minha fonte é boa, acredito que ela não seja o problema.
Devo fazer mais testes? Ver se tem artefatos na placa usando programas de benchmarks ou algo do tipo ou já acionar a garantia?

Configurações do meu computador abaixo:

Processador: Ryzen 9 7950X
placa-mãe: B650 Aorus Pro AX

memória RAM: Kingston Fury Renegade DDR 2X48 CL32 6000MHZ

Placa de Vídeo: RTX 4080

SSD: 2X2TB XPG S70 Blade

Fonte: Termaltake 1200 ToughPower GF3 80 Plus Gold

Water Cooler: Cooler Master MasterLiquid PL360 Flux

Qualquer comentário e dica seria ótimo, agradeço desde já pela ajuda!

• Triste 1
Postado
3 horas atrás, Alybonato disse:

Obs: Estou usando o cabo de energia próprio da placa, o de 600W,

Já fez um teste usando o cabo da própria fonte, ao invés de usar o cabo que acompanha a placa de vídeo.

3 horas atrás, Alybonato disse:

memória RAM: Kingston Fury Renegade DDR 2X48 CL32 6000MHZ

As memórias estão configuradas corretamente na BIOS?

A BIOS da placa-mãe está atualizada?

• Curtir 1
Postado
49 minutos atrás, Tiberio disse:

Já fez um teste usando o cabo da própria fonte, ao invés de usar o cabo que acompanha a placa de vídeo.

As memórias estão configuradas corretamente na BIOS?

A BIOS da placa-mãe está atualizada?

Eu usei o cabo da fonte, esse cabo de 600W, o 12VHPWR, veio com a fonte, a placa não acompanha esse cabo.
As memórias estão com overclock padrão XMP para 6000MHZ, que deixa o CL em 32, perfil que veio nela mesmo, tudo compatível até então, fiz testes de memória e não acusou nada.
A BIOS eu atualizei quando montei o computador, faz um tempo, ou seja, não está atualizada para a versão mais recente.
Porém seria estranho memória e BIOS causar isso, ou não? Devo atualizar?

32 minutos atrás, Rogito disse:

Não, eu tinha feito uma instalação limpeza usando a configuração do próprio Nvidia APP, agora mesmo eu instalei uma versão ainda mais recente para ver se o problema parava, mas continua, fiz uma instalação limpa também, porém não usei o DDU.

• GabrielLV alterou o título para RTX 4080 com tela preta e fans a 100% após poucos minutos de uso
Postado
2 minutos atrás, Rogito disse:

@Alybonato Você teria como testar outro cabo 12VHPWR na sua placa de vídeo?

Não tenho outro cabo de fácil acesso, infelizmente.
Adicionando: Testei a VRAM e a Placa usando o OCCT e não ocorreu o problema.

Postado
1 hora atrás, Alybonato disse:

Porém seria estranho memória e BIOS causar isso, ou não? Devo atualizar?

Sim, caso as memórias não estejam corretamente configuradas podem apresentar estabilidade, principalmente quando o PC for exigido, eu sendo você atualizaria a BIOS, vale lembrar que as placas mãe da Gigabyte são famosas por sofrerem de sérios problemas de vulnerabilidades.

Postado
34 minutos atrás, Tiberio disse:

Sim, caso as memórias não estejam corretamente configuradas podem apresentar estabilidade, principalmente quando o PC for exigido, eu sendo você atualizaria a BIOS, vale lembrar que as placas mãe da Gigabyte são famosas por sofrerem de sérios problemas de vulnerabilidades.

Elas estão com o perfil XPM padrão que já vem nela, em relação a BIOS, vou ver e atualizar, obrigado!

Postado

opa 
os drivers da nvidia estão com problemas 
saiu o hotfix hoje, ve se não resolve seu caso 

GeForce Hotfix 576.15 (lançado em 21/04/25)

aqui na RTX 3070 não resolveu, fans continuam em 100% nos jogos 
e não consigo controlar pelo afterburn 
alguns casos estão crachando jogos e ou dando tela preta. 

colocar driver antigo também não funcionou, acredito q seja alguma incompatibilidade de algum driver novo ou update do Windows 

negocio é esperar uma resolução pela nvidia 

• Coordenador
Postado

Tente versões ainda mais antigas do driver da Nvidia. O problema que você mencionou tem sido relatado por diversos usuários (assim como outros problemas):

Reinstale seguindo este tutorial rigorosamente:

• KairanD alterou o título para GeForce RTX 4080 com tela preta e fans a 100% após poucos minutos de uso
Postado
20 horas atrás, juhniu disse:

opa 
os drivers da nvidia estão com problemas 
saiu o hotfix hoje, ve se não resolve seu caso 

GeForce Hotfix 576.15 (lançado em 21/04/25)

aqui na RTX 3070 não resolveu, fans continuam em 100% nos jogos 
e não consigo controlar pelo afterburn 
alguns casos estão crachando jogos e ou dando tela preta. 

colocar driver antigo também não funcionou, acredito q seja alguma incompatibilidade de algum driver novo ou update do Windows 

negocio é esperar uma resolução pela nvidia 

Entendi, o meu problema as vezes acontece, as vezes não, é bem chato, estou usando um driver mais antigo para ver, estou pensando em formatar o windows, mas aparentemente é problema com os drivers da nvidia mesmo, até estava pensando em abrir um ticket com a garantia.

9 horas atrás, KairanD disse:

Tente versões ainda mais antigas do driver da Nvidia. O problema que você mencionou tem sido relatado por diversos usuários (assim como outros problemas):

Reinstale seguindo este tutorial rigorosamente:

Entendi, vou olhar, muito obrigado pela contribuição!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...