Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, pessoal! Tô montando um setup novo e estou em dúvida entre duas placas-mãe B760 DDR4 para usar com um i5-14600KF. As opções são:

• MSI MAG B760 Tomahawk WiFi DDR4
  • ASUS TUF Gaming B760M-Plus WiFi D4

Quero saber qual delas tem o melhor VRM e sistema de energia para segurar bem esse processador, principalmente pensando em estabilidade em cargas altas, bom gerenciamento térmico e durabilidade a longo prazo.

Não pretendo fazer overclock, mas quero garantir que o 14600KF rode com folga em turbo boost, sem thermal throttling nem stress nos VRMs.

Alguém aqui já usou alguma dessas com o 14600KF ou similar? Qual vocês recomendariam nesse cenário?

Valeu!

Postado

O Guiga Tech Games testou a ASUS TUF Gaming B760M-E e o VRM foi OK com p i5-14600KF renderizando.

A linha MAG (mainstream) da MSI é equivalente a linha TUF da ASUS.

• Curtir 1
Postado

As duas tem especificações similres - inclusive no uso do obsoleto CODED de audio ALC897. O diferencial da MSI é a garantia de 3 anos.

A da ASUS é 1 ano e tem uma politica ruim, que deixa o cliente na mão da loja onde comprou, podendo ser preciso do PROCOM e dos tribunais.

BTW  - O VRM das duas é 75A, OK'ish para o i5-14600KF, mas não serve para "upgrade futuro" - se bem que upgrade em LGA1700 não tem futuro. 😜 

Postado

Sempre usei placas-mãe ASUS e, sinceramente, nunca tive dor de cabeça com elas. Minha placa atual, por exemplo, é uma ROG STRIX B460-F GAMING — que é uma ótima placa — e quando a gente já está acostumado com um certo padrão de qualidade, realmente é difícil querer fazer um "downgrade" para uma placa mais básica, mesmo que funcione bem.

Sobre o codec de áudio, pra ser honesto, isso pra mim não pesa tanto na decisão. A minha atual até tem um codec bem decente, eu acho, ALC S210 com suporte a áudio via USB Type-C, mas eu uso um fone de ouvido que já vem com seu próprio codec de áudio, então o codec da placa-mãe acaba sendo irrelevante no meu uso.

Agora, sobre a MSI:

• Nunca usei uma MSI pessoalmente, é uma boa fabricante? Consegue bater de frente com ASUS?. E sim, entendo totalmente o comentário sobre o VRM ser OK pro 14600KF, mas que não dá muita margem pra upgrade — só que no meu caso, como comentei em outro post, não pretendo trocar de CPU tão cedo. Minha ideia é pegar algo bom agora e segurar por uns 7 anos.

Aproveitando, se tiver uma sugestão de placa-mãe LGA1700 com suporte a DDR4, que mantenha um nível parecido com a minha B460-F e que não custe um rim, tô aberto a sugestões. Desde já, agradeço!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...