Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa-mãe POS-EIH61CE, sei que não é muito boa, mas é o que o bolso do pobre rende. Queria extrair o potencial máximo dessa placa-mãe, desde o melhor processador possível, melhor fonte, melhor placa de vídeo e etc.

Eu nunca tive dinheiro pra comprar um PC, esse eu recebi de presente, então só vou me aproveitar dele pra dar upgrades de pouco a pouco, já que não tenho dinheiro pra comprar um novo do 0. Poderiam me ajudar? 

(Se possível, me falem se com isso tudo eu vou conseguir jogar jogos em um bom desempenho)

Postado

Você só tem a placa-mãe? Pessoalmente eu diria que nesse caso era melhor vender ela do que necessariamente montar um sistema usando ela. É uma plataforma antiga e que o custo-benefício hoje não compensa fazer compras focadas nela exceto em usos muito específicos. Entre peças novas e usadas dá para você conseguir fazer algo legal com os sistemas AM4, LGA1151 ( normalmente uma péssima opção, mas dá para achar peças usadas a preços incríveis as vezes ) e etc. Mas se você fizer questão de comprar as peças focadas nesta placa-mãe, a gente pode ver o que fazer.

E3 1230v2 te sai a 138 contando com impostos comprando pelo ali express. Tem a opção de um i7 2600 também, mas normalmente sai um pouco mais caro. E sim, confirmei a compatibilidade com sua placa, um maluco aqui do fórum já comprou e testou na marra.

Esse processador não puxa muito (69w ) e qualquer placa de vídeo que tu consiga comprar agora provavelmente não vai gastar muito de energia  ( seja usada ou seja nova ), então uma boa fonte de 400 a 500 watts já te cobre bastante, e ainda dá um pouco de espaco para algum futuro upgrade, normalmente na parte debaixo da escada isso não muda muito ao longo do tempo. Se pesquisar no fórum, vai ter muita informação sobre fontes para te ajudar a escolher uma. Normalmente indicam a Galax Omega GL500S, mas você tem que ver se você vai ter como pegar ela quando for comprar.

Placa de vídeo. Levando em consideração que temos de evitar as placas de vídeo da Intel porque você teria muito trabalho para fazer compatível com sua plataforma ( requer mod BIOS pra fazer ter rebar, e você não vai querer mexer com isso, por mais que dê pra achar algumas por preços bons as vezes ), teremos de nos limitar a AMD e NVidia, não que isso seja algo muito complicado. Procure por placas RX 6600, RTX 2060/2060 super, RTX 2070, RTX 3060. Apesar de haver uma chance de atingir um bottleneck com a cpu, a cpu ainda consegue lidar com essas placas na maioria das situações. Não é como se você ( ou quase qualquer pessoa normal ) fosse conseguir hoje comprar algo muito melhor que elas, no entanto. Usadas você deve encontrar esses modelos por qualquer coisa entre 800 e 1300 reais. Mais do que isso não vale a pena, salvo exceções.

Seria legal você comprar um SSD. Se for levar em conta só essa placa-mãe, e que se ***** o futuro, um SSD SATA de 512 GB a 1tb já te ajudaria a agilizar o sistema. Gira em torno de 180-300 reais normalmente comprando aqui do Brasil mesmo. Se estiver pensando um pouco no futuro, uma placa adaptadora M.2 para PCIe  não é tão cara, e um SSD NVMe M.2 não está custando muito mais caro que um SSD SATA ( nas quantidades de armazenamento que eu disse gira de 230 a 400 reais para alguns baratos ).

Você tem memória RAM? 2 sticks de 8gb DDR3 1600 aqui, totalizando 16gb, é o recomendado. O fabricante diz que é o limite com um asterisco, porque na época que foi feito memórias maiores do que 8 GB não eram comuns, muito provavelmente roda com algo maior, mas não vale a pena, devido ao quão antiga é a plataforma.

Suponho que você já tenha gabinete, então o que fica é arranjar um cooler um pouco melhor, você vai precisar em minha opinião, porque se realmente for pegar pra fazer isso você teria que fazer um leve overclock pra extrair o melhor desse processador. Tem opções legais de coolers baratos que já vão suprir sua necessidade na shopee, só olhar por lá algum cooler que cubra uns 95w a 105w de tdp ( uns 20-30 acima do que seu processador usa normalmente, por causa do OC ), e garanta que é pwm ( com o conector de 4 pinos e não de 3 ), infelizmente tem muito cooler ainda sendo vendido com o conector de 3 pinos que não tem problema utilizar, mas pode ser um pouco chato em alguns aspectos.

Eu acho que é isso que dá pra ser feito. Recomendo? Não. A economia que você faz aqui é de uns 200-300 reais imagino, se você for buscar no mercado de usados algumas opções. Você encontra alguns kits de processador e placa-mãe LGA 1151 por 200-300 na OLX por vezes, conjunto com Ryzen por 300-400. Você pode montar também ( também não recomendo ) um sistema LGA 1151 praticamente novo com uma OxyBR h110 DDR3 ( white label, vrm provavelmente é meh como qualquer placa desse tipo, mas sustenta o suficiente pros processadores mais simples ) que utiliza um dos chipsets chineses, que permite o uso de coffee lake na h110, a uns 230 se comprar a vista na sales distribuidora ( confiabilidade a ver, ao menos o site tem as proteções em dia, mas sua reputação é oscilante ). Você consegue achar um 8400 por uns 200-300 reais usado ( na Olx ), fica uns 550 com frete a brincadeira. Se você tiver um pouco mais, dá pra fazer um sistema com Ryzen, comprar um velho 1600af por uns 200 ou um 3500 que é um pouco mais novo apesar de não ter vantagens em velocidade por uns 300 e pouco, e uma placa-mãe b450 ou a520, ou mesmo as mais velhas, mas que muitas ainda seguram e muitas vezes são baratas, a320 e b350, as quais todas dão pra achar alguns modelos legais em promoção por preços interessantes, se pá você até sobre um pouco mais o investimento e pega um Ryzen 5500. Isso porque não mencionei os kits xeon, que como eu e mais outros colegas do fórum conversamos num outro tópico dá pra se pegar com uns 450 reais um processador ( 1650 v3, 2680 v4, 2697 v3/v4 todos na faixa de uns 140-160 com frete e imposto )e uma placa-mãe ( vários modelos de x99, começam por 270 com imposto incluído ).

Basicamente, tem muitos caminhos, e uma parcela deles não vai te custar tão mais caro do que comprar um processador melhor pra sua placa-mãe. Comprar um combo processador + placa-mãe LGA 2011 ( vulgo kit xeon ) te sai pouco mais de 300 reais mais caro por um desempenho que vai ser bem superior.

A maior parte da recomendação de peças segue a mesma , no entanto. Uma observação importante é que eu assumi aqui que você não tem um orçamento muito grande, mas que tem algum orçamento, ao menos o suficiente pra se preocupar em ter vídeo dedicado né.

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, MacacoDasLendas disse:

me falem se com isso tudo eu vou conseguir jogar jogos em um bom desempenho

Você tem uma da placa-mãe para 2ª e 3ª geração Intel, não vai conseguir jogar nada recente.

Minha recomendação é tentar achar algum conjunto com Ryzen 5 4600g ou 5600g usado. Tudo depende do seu orçamento, qual é?

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Qual o melhor processador e placa de vídeo para placa-mãe Positivo POS-EIH61CE?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...