Ir ao conteúdo

Devo trocar a CPU para o Windows 11 ou burlar o requisito do TPM 2.0?

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal.

O meu CPU (Ryzen 5 1600X) não possui o TPM 2.0 que a Microsoft exige para o Windows 11. Sei que há uma maneira de burlar esse requisito, mas é confiável, no longo prazo, usar o sistema dessa forma? O sistema recebe atualizações, quando instalado dessa forma, normalmente?

Confesso que não gostaria de fazer upgrade no CPU, pois a performance do 1600X ainda me atende perfeitamente.

Postado

quando você burla algo você precisa aceitar pode perder alguma coisa, mas nada impede de você formatar e instalar com a versão mais atual quando desejar e outro detalhe, você não tem a licenca do windows 11 então.....

eu mesmo não me importo em não atualizar o Windows, a menos que seja obrigado por conta de algum programa...

eu deixo o windows update desativado independente da versão do Windows, o seu computador não fica ligado diretamente na internet igual era antigamente com conexao dial up, etc... muitos vão falar que tem a questão de segurança, precisa manter atualizado, etc... se ate multinacionais que tem N firewall, sei la qntas protecoes a mais foram invadidos você acha que vai passar batido por ter o windows desatualizado?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, RobertoGB disse:

Bom dia, pessoal.

O meu CPU (Ryzen 5 1600X) não possui o TPM 2.0 que a Microsoft exige para o Windows 11. Sei que há uma maneira de burlar esse requisito, mas é confiável, no longo prazo, usar o sistema dessa forma? O sistema recebe atualizações, quando instalado dessa forma, normalmente?

Confesso que não gostaria de fazer upgrade no CPU, pois a performance do 1600X ainda me atende perfeitamente.

No seu lugar, eu continuaria com o Windows 10 ou Linux.

Apenas fruto da minha experiência pessoal com Windows 11. Mas você pode ter mais sorte com esse sistema do que eu...

• Curtir 3
Postado

Todos vão ter que atualizar pro W11, igual como a MIcrosoft fez quando lançou o 10 e descontinuou o 8/8.1. Já utilizei muito o W11 em sistema sem suporte nativo (usava um kit x79) e eu conseguia atualizar normalmente, também não perdia nenhuma funcionalidade esperada do sistema.

Eu só faria a troca da CPU pelo ganho de performance, não pra conseguir instalar o sistema sem ter que burlar

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Gloomy disse:

Todos vão ter que atualizar pro W11, igual como a MIcrosoft fez quando lançou o 10 e descontinuou o 8/8.1. Já utilizei muito o W11 em sistema sem suporte nativo (usava um kit x79) e eu conseguia atualizar normalmente, também não perdia nenhuma funcionalidade esperada do sistema.

Eu só faria a troca da CPU pelo ganho de performance, não pra conseguir instalar o sistema sem ter que burlar

A impressão que eu tinha era que a Microsoft está tentando se livrar do Windows 10 mais rápido, em relação aos sistemas anteriores.

Mas, isso é só aparente. Na verdade, o 11 só lançou mais tarde, considerando o tempo de vida útil do 10 mesmo.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, RobertoGB disse:

mas é confiável, no longo prazo, usar o sistema dessa forma?

Você não tem qualquer garantia de estabilidade ou confiabilidade.

2 horas atrás, RobertoGB disse:

O sistema recebe atualizações, quando instalado dessa forma, normalmente?

Você não possui o direito de receber atualizações, inclusive as de segurança. ENTRETANTO, até o momento, aparentemente as pessoas estão recebendo updates sim, só que eu reitero que você não tem garantia nenhuma de que vai continuar dessa forma.

No seguinte link você encontra mais informações diretamente da Microsoft: https://support.microsoft.com/pt-br/windows/windows-11-em-dispositivos-que-não-cumprem-os-requisitos-mínimos-de-sistema-0b2dc4a2-5933-4ad4-9c09-ef0a331518f1

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para Devo trocar a CPU para o Windows 11 ou burlar o requisito do TPM 2.0?
  • Membro VIP
Postado

A questão das atualizações do Windows 11 em hardware não suportado ficou nebulosa recentemente:

O @KairanD confirmou que, para evitar esse contratempo, não pode deixar a versão a ser descontinuada "vencer", ou seja, logo que o Windows Update oferecer a nova versão, tem que atualizar. Do contrário, o Windows Update não oferece mais e a instalação fica descontinuada, tendo que fazer a atualização manualmente "por dentro" do Windows, rodando o Setup.exe da mídia mais recente (com ajuda do programinha do Rufus, senão o instalador refuga).

• Curtir 6
Postado
Em 26/04/2025 às 08:18, RobertoGB disse:

O meu CPU (Ryzen 5 1600X) não possui o TPM 2.0

Pelo que eu saiba essa funcionalidade é atrelada á placa-mãe. Salvo alguma restrição nunca ví isso, eu usava o W11 em um 1800X(primeira geração também).

Qual sua MB?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
26 minutos atrás, PedraX disse:

Pelo que eu saiba essa funcionalidade é atrelada á placa-mãe.

Pois é. Acho que todos os Ryzen têm o Platform Security Processor (PSP), que é o ambiente de execução seguro em que o fTPM do BIOS é executado. Entretanto, mesmo que o colega @RobertoGB consiga ativar o fTPM, a primeira geração dos Ryzen (como 5 1600X) não é suportada oficialmente pelo Windows 11, então não fará muita diferença, pois continuará sendo uma instalação "não suportada".

Relacionado:

• Curtir 1
Postado

É curioso ! Ví mesmo que não tem na lista, só a partir da 2a geração. Mas no tempo que eu usei com o R7 1800X nunca ví nenhuma mensagem, restrição de funcionalidade ou coisa do tipo.

Só depois de um ano mais ou menos troquei a CPU para o R5 5600x . Meu W11 é o W11 Pro.

E pensar que dá para instalar até em CPU Core 2 Duo usando recursos do Rufus 4.2

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 26/04/2025 às 14:14, Marcos FRM disse:

A questão das atualizações do Windows 11 em hardware não suportado ficou nebulosa recentemente:

Essa discussão está nebulosa desde o lançamento dele, eu diria.

Por que será que a Microsoft não se decide sobre a exigibilidade dos requisitos para atualização do Windows 11?

• Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, PedraX disse:

E pensar que dá para instalar até em CPU Core 2 Duo usando recursos do Rufus 4.2

Não dá mais. A partir do Windows 11 24H2, requer no mínimo a primeira geração dos Intel Core i3/i5/i7, ou AMD Phenon. Esse requerimento é para valer mesmo, em modelos anteriores não inicia mais.

Ainda são modelos bem velhos... não mudou muita coisa. 🤷‍♂️ 😅

• Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, PedraX disse:

Pelo que eu saiba essa funcionalidade é atrelada á placa-mãe. Salvo alguma restrição nunca ví isso, eu usava o W11 em um 1800X(primeira geração também).

Qual sua MB?

Gigabyte B450M DS3H. Olhei no HWinfo64 e aparece o TPM como não presente.

image.png.8f53b6819a733bc578b950e6be72aebe.png

Isso significa que, independente do CPU que eu use, essa MB é incompatível com o Windows 11?

• Membro VIP
Postado

Essas Gigabyte com BIOS velhos desativam o fTPM por padrão! Eu recomendo inclusive você atualizar esse BIOS, que está muito velho e cheio de falhas de segurança.

• Curtir 1
Postado
agora, Marcos FRM disse:

Essas Gigabyte com BIOS velhos desativam o fTPM por padrão! Eu recomendo inclusive você atualizar esse BIOS, que está muito velho e cheio de falhas de segurança.

O 1600X vai continuar funcionando com a última versão da BIOS? Perguntando apenas por desencargo de consciência.

Achei esse tópico no Linus Tech Tips sobre o fTPM. Eles disseram que é um recurso presente no CPU. Agora eu me perdi completamente.

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, RobertoGB disse:

O 1600X vai continuar funcionando com a última versão da BIOS? Perguntando apenas por desencargo de consciência.

Me corrijam se eu estiver errado...

Mas tenho quase absoluta certeza de que atualizações de BIOS não reduzem a compatibilidade, mas apenas aumentam.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, RobertoGB disse:

Sim. No site de suporte da B450M DS3H (rev. 1.x), não tem nenhum aviso em relação aos Summit Ridge, então vai firme.

2 minutos atrás, RobertoGB disse:

Achei esse tópico no Linus Tech Tips sobre o fTPM. Eles disseram que é um recurso presente no CPU. Agora eu me perdi completamente.

É meio a meio. O código está no BIOS, mas é executado numa área especial do processador, o Platform Security Processor (PSP).

• Curtir 1
Postado
agora, Gabriel U disse:

Me corrijam se eu estiver errado...

Mas tenho quase absoluta certeza de que atualizações de BIOS não reduzem a compatibilidade, mas apenas aumentam.

Pela lista de BIOS da placa, na página da Gigabyte, permanece funcionando. Acho que teria algum tipo de aviso. Pergunto porque já vi algumas placas retirarem o suporte aos primeiros CPUs AM4 (A series).

Postado
Em 26/04/2025 às 08:18, RobertoGB disse:

Bom dia, pessoal.

Também passei pela mesma questão recentemente e devido as comunicações erradas da Microsoft, migrei de vez para o Linux Mint (tenho um i3 10100).

Minha opinião é que se o Pc está te atendendo, não vale a pena trocar só para ser compatível com o Windows 11. Não acho que valha a pena burlar o sistema oficial, principalmente se seu Windows 10 for original.

Coo até o fim do suporte oficial, muita coisa pode acontecer, o que eu sugiro pra você é avaliar seu uso e ver se é melhor pra você continuar no Windows 10 depois do fim do suporte ou se alguma distribuição linux atenderia seu uso.

Vale a pena pesquisar até qual Ryzen sua placa-mãe suporta, pois um upgrade de processador também poderia ser uma ideia para atualizar o Windows.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Pela lista de BIOS da placa, na página da Gigabyte, permanece funcionando. Acho que teria algum tipo de aviso.

Exato. Quando removem alguma coisa, geralmente é o suporte aos modelos pré-Ryzen.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Isso significa que basta trocar o CPU, correto?

Sim. Você pode habilitar agora mesmo, com o 5 1600X. Essa opção, em BIOS mais recentes, é habilitada por padrão.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!