Ir ao conteúdo

Como funciona o multiplicador de clock?


Brilliant Victory

Posts recomendados

Postado

--------------------------------------------------------------------------------

Estava lendo sobre  processadores e li que o Multiplicador de Clock exite para q o processador não fique limitado na velocidade da mainboard, e q existe o multiplicador para acelerar o clock. Até ai eu entendi... mas o q eu não entendo é :

COmo funciona isso?

COmo uma plca tendo sua velocidade bus limitada em 100MHz pode oferecer desempenho melhor (diferenciado) a cada aumento de clock?? Independente da velocidade do processador, não deveria ele ficar "preso" na lentidão de uma placa mãe q tem seu barramento limitado??

Será q alguem por ai tem paciência pra ensinar esse pobre leigo?  rs...

Obrigado galera!!! :o

Postado

Não se esqueça que a função primordial do Processador é.... PROCESSAMENTO, ele pode se comunicar com o resto da placa em 100 mas se tiver pode de processamento de 300 terá um "tempo extra" para ficar fazendo seus cálculos e análises internas.

???

Postado

Até ai dá pra entender melhor sim....

Mas um cpu q roda a 2.2GHz não teria "tempo demais" processando numa placa  com meros 266MHz de barramento?

Os pulsos de clocks q saissem co cpu não ficariam todos "empacados" esperando a "estrada" ficar livre???

Cerrrrto mano??

  • Membro VIP
Postado

Aí é que entra a memória cache. Em geral a memória cache é suficientemente grande para que o processador possa fazer um bom número de cálculos sem precisar acessar a memória principal.

Obviamente quanto maior for a defasagem entre a velocidade interna do processador e a velocidade de acesso à memória, mais importante torna-se um cache grande.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...