Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Obrigado Red e Somaniaco.

Os I-frames, pelo o que entendí, podem ser notados no TDA (DVD Author), na escolha dos capítulos, ele faz uma espécie "imã", só aceitando determinado ponto como início de um capítulo, ponto alias interessante, acho até que ajuda para os simples projeto. Obrigado. Mais um pouquinho de treinamento no TDA e eu já vou experimentar o Maestro. É legal mesmo começar com os simples.

Obrigado

Postado
Postado Originalmente por RedBeard@14 de fevereiro de 2006, 23:27

Calma Marcio,

São papos técnicos que explicam o que acontece na prática.

Na verdade esse detalhe é fácil de entender... vamos a uma explicação rápida:

O Padrão MPEG consegue formar arquivos pequenos porque ele se baseia no fato que um filme é composto de imagens muito parecidas.

Peguemos por exemplo um menino descendo de um escorregador. Se a gente filmar isso, quase tudo estará parado, menos o menino, certo? Então o padrão MPEG repete as partes que estão paradas e só "guarda" as imagens que se moveram de um quadro para o outro. Com isso economiza um monte de espaço.

O problema é que depois de alguns quadros onde só o movimento é guardado, é necessário um "reset" geral, pegando a imagem inteira novamente. Esses "resets" que pegam a imagem inteira são os Quadros I, ou I-frames .

Cada I-Frame é uma foto completa.

Se formos seguindo o filme, no próximo quadro só pegamos o movimento, no outro também só o movimento, e assim por diante até o próximo Quadro I onde pegamos a foto inteira novamente.

Por esse motivo o Maestro, o Encore ou qualquer outro só podem começar um capítulo nos Quadros I, pois se eles começassem em outros, a imagem seria só o que "movimentou" do quadro anterior.

Olha a imagem que eu encontrei na internet:

Nela vemos um ciclo completo, tendo o Quadros-I inicial, uma sequencia de Quadros B e P, e no final outro Quadro-I iniciando o próximo ciclo.

Um dos parâmetros de compressão é o número de quadros para formar esse ciclo. Os números normais são de 10 a 15.

Também é interessante notar que o encoder pode "terminar" o ciclo e inserir um Quadro-I a qualquer momento. Isso é feito em programas "inteligentes" que detectam as mudanças de cena e nesses pontos colocam um Quadro-I dando melhor qualidade à imagem final.

Resumindo, esqueça que isso existe e continue seu trabalho... Ninguém precisa saber qual a relação Ar/Gasolina que o motor usa para poder dirigir um automóvel.

Porque no fim das contas: O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe. Eu já mudaria um pouco: O importante não é saber, mas ter uma internet e o google à disposição.

Abraços,

RedBeard

Red, " show " a sua explicação. Muito bom ! Eu, particularmente, tenho aprendido muito com suas explicações.

Mas ainda tenho uma dúvida, no meu filme, quando termina um capítulo, a tela fica toda preta por um segundo, e começa o próximo capítulo no próximo frame.

Da forma que você falou, o Maestro deveria criar o capítulo no local correto, já que a imagem muda completamente ( tudo preto ), e ele não faz isso. Ele começa com um " vulto " da cena anterior, ou um pouco depois que já começou. E o problema é que a música começa justamente no início do capítulo.

Tentei exportar do premiere já com as marcações de capítulo, mas o Maestro não entendeu.

Daí, vi que quando você clica pra marcar o capítulo no Maestro, ele abre aquela telinha " Edit Marker " e lá tem umas opções, do tipo " Auto-update Name with TC " e Auto-set playCursor ", " Still Time 0 secs " e Pause after Each VOBU ", etc...

Será que alguma dessas opções não servem pra configurar isso ?

Postado

Tenta nesse:

http://www.agiba.org/ricardo/dvd/

:P

[/qObrigado mas não resolveu o que eu preciso é demuxar o audio o video e os capitulos de um DVD que eu baixei com o emule (não estava no formato .iso estava em .rar) eu já tentei com o DVD decrypter mas eu acho que ele só faz isso com arquivos que estão gravado na midia e o meu arquivo esta no meu HD. :bandeira:

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por marcelo.s.correa@15 de fevereiro de 2006, 13:45

Red, " show " a sua explicação. Muito bom ! Eu, particularmente, tenho aprendido muito com suas explicações.

Mas ainda tenho uma dúvida, no meu filme, quando termina um capítulo, a tela fica toda preta por um segundo, e começa o próximo capítulo no próximo frame.

Da forma que você falou, o Maestro deveria criar o capítulo no local correto, já que a imagem muda completamente ( tudo preto ), e ele não faz isso. Ele começa com um " vulto " da cena anterior, ou um pouco depois que já começou. E o problema é que a música começa justamente no início do capítulo.

Tentei exportar do premiere já com as marcações de capítulo, mas o Maestro não entendeu.

Daí, vi que quando você clica pra marcar o capítulo no Maestro, ele abre aquela telinha " Edit Marker " e lá tem umas opções, do tipo " Auto-update Name with TC " e Auto-set playCursor ", " Still Time 0 secs " e Pause after Each VOBU ", etc...

Será que alguma dessas opções não servem pra configurar isso ?

Marcelo,

Essa explicação que eu dei é exatamente o motivo pelo qual o Maestro não consegue criar os capítulos em qualquer ponto...

Quem determina onde estarão os Quadros-I é o programa que Gera o MPEG. O Maestro pega o arquivo já pronto e não tem outra opção que não seja a de criar os capítulos onde estão os quadros I.

No seu caso, é no Premiere que esses pontos de criação do capítulo devem ser marcados. Esses ajustes no Maestro não fazem nenhuma alteração na estrutura do arquivo, são apenas para ajuste do cursor.

Abraços,

Red

Postado

Olha estou com algumas duvidas aqui, pra começar no meu Adobe Premiere na hora de começar o projeto não esta aparecendo do jeito da imagem do tutorial não olhem a imagem pra vocês verem...

Segundo na hora de exportar o video não esta aparecendo o menu do Main Concept não olhem so...

Alguém poderia me explicar se é preciso alem do Adobe Premiere mais algum programa pra ficar igualzinho ao tuto...

Desde já agradeço e espero respostas....

Postado

Pessoal,

A unica coisa que não entendi muito bem é o "B". Pelo o que parece é que ele verifica um quadro antes e um depois, mas é justamente isto que não consigo entender a logica de "ver" um quadro depois.

• Membro VIP
Postado

Cristiano,

No site Fazendo Vídeo há uma explicação detalhada de como funciona a compressão. Vale a pena olhar, nem que seja por curiosidade: http://www.fazendovideo.com.br/vtsin3.htm#GOP .

Os quadros "completos" são os quadros I.

Os quadros P armazenam o que mudou desde o último quadro I. Ele é UniDirecional pois para recompor o quadro total, é necessário pegar o quadro I anterior e somar o quadro P atual.

Os quadros B consideram que o B-1 é parecido com o B+1 e só guarda o que mudou entre os dois. Para recompor o quadro total, é preciso recompor o quadro B-1 (que pode ser B, P ou I), recompor o quadro B+1, e então somar a informação do quadro B atual.

Dessa forma, os quadros I são os quadros completos. Para recompor a imagem não é necessário fazer nada.

Os P são o que mudou desde o último I; para recompor basta o último I e o atual P.

Os quadros B guardam o que mudou entre o anterior e o próximo. Para recompô-lo é necessário montar o anterior, montar o próximo e aplicar a diferença do quadro B atual.

Espero não ter complicado mais, heheheh

Abraços,

RedBeard

Postado
Postado Originalmente por CELSOSILVA@15 de fevereiro de 2006, 12:46

Tenta nesse:

http://www.agiba.org/ricardo/dvd/

:P

Obrigado mas não resolveu o que eu preciso é demuxar o audio o video e os capitulos de um DVD que eu baixei com o emule (não estava no formato .iso estava em .rar) eu já tentei com o DVD decrypter mas eu acho que ele só faz isso com arquivos que estão gravado na midia e o meu arquivo esta no meu HD. :bandeira:

O decrypter faz legal sim o demux e extrai os capítulos do DVD: basta ir na aba "Mode" e deixar em "IFO I" depois ir em Tools ----> settings ir na aba IFO MODE e deixar selecionado o "Chapter Information - DVDMaestro" pra importar os capítulos depois para o Maestro.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img78.imageshack.us/img78/3686/settings4ss.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Com ele eu acho que é um jeito mais fácil e mais rápido de pegar somente as streams separadas do DVD que você quer autorar, ao invés de ripar para o HD e depois usar p.ex o VobEdit para fazer o Demux. faça isso num passo só!

Outro modo, estando no HD o DVD, você pode demultiplexar todos os vídeos e audios que quiser num passo só usando o PgcDemux. Abra o arquivo .IFO, geralmente o VTS_01_0, escolha um lugar para a saída e escolha o filme (em PGC Selection) as streams que deseja fazer o demux e clique e Process! Eu acho ele bem mais rápido que o VobEdit, e outra coisa legal nele é que dá também pra checar o delay entre o áudio o vídeo (onde várias vezes a gente sofre em acertar a sincronia entre eles!). Outra boa opção também é o VOBrator ou o vStrip_gui.

Para os capítulos você pode usar também como opção o Chapter-X-tractor.

T+

Milo.

Postado
Postado Originalmente por maumau_ns@17 de fevereiro de 2006, 00:12

Olha estou com algumas duvidas aqui, pra começar no meu Adobe Premiere na hora de começar o projeto não esta aparecendo do jeito da imagem do tutorial  não olhem a imagem pra vocês verem...

Segundo na hora de exportar o video não esta aparecendo o menu do Main Concept não olhem so...

Alguém poderia me explicar se é preciso alem do Adobe Premiere mais algum programa pra ficar igualzinho ao tuto...

Desde já agradeço e espero respostas....

amigo, você instalou o plug in para o Adobe Premiere do MainConcept?

Postado

O decrypter faz legal sim o demux e extrai os capítulos do DVD: basta ir na aba "Mode" e deixar em "IFO I" depois ir em Tools ----> settings ir na aba IFO MODE e deixar selecionado o "Chapter Information - DVDMaestro" pra importar os capítulos depois para o Maestro.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img78.imageshack.us/img78/3686/settings4ss.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Com ele eu acho que é um jeito mais fácil e mais rápido de pegar somente as streams separadas do DVD que você quer autorar, ao invés de ripar para o HD e depois usar p.ex o VobEdit para fazer o Demux. faça isso num passo só!

Outro modo, estando no HD o DVD, você pode demultiplexar todos os vídeos e audios que quiser num passo só usando o PgcDemux. Abra o arquivo .IFO, geralmente o VTS_01_0, escolha um lugar para a saída e escolha o filme (em PGC Selection) as streams que deseja fazer o demux e clique e Process! Eu acho ele bem mais rápido que o VobEdit, e outra coisa legal nele é que dá também pra checar o delay entre o áudio o vídeo (onde várias vezes a gente sofre em acertar a sincronia entre eles!). Outra boa opção também é o VOBrator ou o vStrip_gui.

Para os capítulos você pode usar também como opção o Chapter-X-tractor.

T+

Milo.

[/quo

OBRIGADO!!!

Só Mais uma Duvida, o Decrypter faz o demux do DVD se ele estiver no HD em Arquivo não em *.iso. e se os outros programas tambem criam o arquivo txt dos menus ou só dos capitulos.

Postado

Desculpem-me, provavelmente já responderam a isto, mas a minha duvida é a seguinte..

Temos uma musica de fundo no menu principal e gostaria de saber como se faz para quando navegarmos pelos outros menus, a musica não reeniciar, ou seja, haja uma continuidade da musica na navegaçao pelos varios menus.

Abraços e espero que me possam ajudar :)

Postado

Existe um menu no DVD da Adriana Calcanhotto, que, ao passar do menu principal para o menu de seleção, existe uma transição de video e audio.

O que acontece é o seguinte: A partir do inicio da transição, que dura uns 3 segundos, começa a tocar uma musica, e depois do termino da transição a musica continua a tocar normalmente, já no menu de seleção de musicas.

Eu não sei como foi feito, mas tenho uma ideia.

Ao fazer o dvd, a pessoa que fez, apenas cortou um pedaço da musica e colocou na transição, e aí, a partir do momento em que termina a transição, ele coloca o menu com o audio a partir da parte em que parou o audio da transição. Feito isso, pode-se perguntar, e na hora do loop, o menu vai começar com a musica cortada?

Aí vem a segunda parte da coisa:

quando acaba esse menu de seleção e teria que ter o loop, apenas colocasse o end action, dirigindo para um terceiro menu com a musica inteira, sem cortes, com mesmo background do menu de musica cortada.

Essa é a maneira que eu penso que deve ter sido feita, não sei se ficou clara.

• Membro VIP
Postado

Valeu Bocolo,

Pra ser sincero, até ler sua mensagem eu não entendia o porque que alguns DVDs comerciais tinham dois menus iguais... Como eu não ouvia a música e só via as imagens, com certeza são os menus 2 e 3 que você citou. Aprendi mais uma!!!

Mas voltando ao que o Emaster perguntou, penso que ele quer saber se é possível mudar do menu principal para o menu de capitulos (por exemplo) sem cortar a música que estava tocando no menu principal.

Será que existe algum truque para isso?

Eu desconheço e nunca vi nenhum DVD comercial com essa característica. você conhece?

Abraços,

RedBeard

Postado

Então Red,

Desse jeito aí, eu creio que não exista mesmo não, e tambem nunca ví em nenhum dvd comercial. Se existir, eu não tenho a minima ideia de como fazer.

Só citei essa ideia de cima, porque ela é bastante interessante, e fácil de ser aplicada.

Eu não sei nada de comand sequence, pode ser que alí exista alguma coisa para isso. "Pode ser", mas mesmo alí acho difícil.

Agora um outro caso:

Em um DVD da Kelly Key ( uma ##### essa cantora mas tudo bem) achei uma coisa muito interessante, mas não sei fazer no Maestro.

No menu de seleção, a cada musica em que o cursor estava, aparecia uma previa do video (musica) ao lado numa caixinha, era como um video menu animado, porém a cada movimento do cursor sobre as opções de seleção musicas o video era alterado. Não tenho mais esse DVD, apenas fiz um Backup para minha prima, o certo seria olhar na estrutura dele e ver quantos eram os menus alí presentes. Por outro lado, mesmo que para cada botão (cursor) existisse um video de background, como seria feita essa ligação?

No DVD lab eu sei que é possivel, já ví um tutorial uma vez, mas nunca usei o lab na vida, então nem dei importancia.

Postado

Ok Gaius.

Eu realmente nunca ví nada sobre isso aqui, vou retornar no topico e procurar. Tentei pesquisar pela palavra "switched" que você cita, mas a unica mensagem que retorna, é essa sua ultima. Então o negocio vai ser eu procurar mesmo.

Postado

Olá somaniaco, beleza?

To tentando colocar a legenda um é video aqui, mas não tá dando...

Dá uma mensagem assim: No correponding sibtitles found! The video asset timecode may not correspond to the timecode specified for the subtitle in import file"...

Qual será o problema??

Aguardo contato, abraços.

Msn: [email protected]

Postado

Oi pessoal estou começando a usar o Maestro agora e estou com um problema com a legenda também.

Eu ripei ela com o SubRip e importei pro Maestro. Ela começa certinha mas com o passar do filme vai saindo de sincronia. Acho que deve ser alguma opção de FPS na hora de ripar mas as unicas opções que vi no SubRip não fizeram nenhuma diferença.

Alguém pode me ajudar? Eu não queria usar mais um programa só pra ajustar a legenda.

p.s. Excelente tópico!!!

Postado

Dcalache,

já existe uma explicação sobre isso aí no topico, dá uma procurada, é que eu na já nem me lembro como se resolve issso.

Postado

Valeu bocolo, desculpa por fazer uma pergunta repetida mas é que o tópico ta bem grande e ainda não deu pra ler todo.

Mais três coisas:

-No DVDMaestro tem como depois de ter importado um arquivo de legenda apagar todas as "falas" de uma só vez em vez de selecionar cada "fala"e deletar?

-Como faço pra alterar a escala de tempo que aparece no Wall Clock?

-No meu projeto vou ter três menus iguais para idiomas diferentes e quero que abra o menu do idioma que está selecionado as configurações do DVD Player (entenderam?). Qual o comando que faz isso?

EDITADO

--------------------------

SOBRE AS LEGENDAS

--------------------------

Achei o que o bocolo falou no tópico mas a solução dada é exatamente o que eu não quero fazer. Vou explicar. Estou pegando a legenda com o SubRip 1.50b3 (direto do arquivo .vob) e ele tem a opção de salvar no formato Spurce DVDMaestro (.son) e Spurce subtitle file (.stl) e como ele etá tirando a legenda direto do arquivo .vob ele deveria vir com o fps certo. Mas está vindo errado. O que eu quero saber é se euque estou fazendo besteira ou isso é um bug do programa. Alguém usa essa versão do subrip também?

Só quero usar o Subtilte Workshop em ultimo caso (ele não gosta de mim e vice-versa)

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!